Em setembro, Circo Contêiner reúne oito espetáculos gratuitos de artistas de diferentes linguagens circenses

Setembro 05, 2025

Em sua quarta edição, o projeto Circo Contêiner reafirma o compromisso com a valorização da arte circense na sua potência e diversidade ao promover 20 espetáculos de grandes artistas da cena paulistana para o Teatro de Contêiner, sede da Cia. Mungunzá. A programação de setembro acontece nos dias 13, 14, 18, 20, 21, 27 e 28 e está recheada de espetáculos e oficinas. As apresentações são gratuitas e têm tradução em Libras.

A Cia. Pelo Cano abre a programação de setembro com o espetáculo "Parapapel", no sábado, dia 13, às 17h. A partir de um cenário muito simples, composto de um bloco de folhas de papel em branco (flip chart), elementos que vão se transformando e sendo ressignificados, as palhaças Emily e Manela se propõem a contar histórias infantis tradicionais. Rapidamente, as histórias são desconstruídas comicamente, e a verve palhacesca das personagens se mistura à trama original das histórias.

A atração do domingo, dia 14, às 17h, é o "Cabaré Alamanda – O Circo Fora da Flor", com Circo Teatro Alamanda, que convida o público a redescobrir o circo com outros olhos. Com uma sequência de números não convencionais — como diabolô, pratos bailarinos, cubo, roda cyr, monociclo, chapéus e acrobacias de grupo —, a trupe apresenta um cabaré cênico repleto de criatividade, comicidade e beleza.

A Indômita Cia. entra em cena na quinta-feira, dia 18, às 9h30, com o espetáculo "Quizumba". Unindo palhaçaria e manipulação de bonecos, a obra lança um olhar para a influência de quatro artistas negros de grande relevância — pouco ou nada lembrados na história do circo brasileiro. Guiado pela ideia de que não existe fim, apenas "começo – meio – começo", o trabalho convida os mais jovens a honrar os mais velhos e, de forma lúdica, divertida e poética, lembra que um povo que não conhece suas origens também não saberá para onde vai.

No mesmo dia, às 14h30, o Circo di SóLadies | Nem SóLadies encena "Estupendo Circo di SóLadies". Na trama, após muito tempo trabalhando em diversos teatros e circos, cansades dos mandos e desmandos dos patrões, três palhaces decidem criar seu próprio circo e rodar pelo mundo. O trabalho adapta cenas clássicas do circo tradicional, com muita música, poesia e interação com a plateia, levando ao público o universo feminista em sua trajetória cômica.

Já a Cia. Pé no Asfalto resgata um conto tradicional da Guiné-Bissau, país do continente africano, no espetáculo "O Macaco e a Lua", no sábado, dia 20, às 19h. Protagonizado por dois palhaços negros, o trabalho conta de forma mítica como surgiram os tambores na África. O conto é permeado por piadas e releitura de estruturas de cenas criadas pela tradição centenária do circo brasileiro, músicas autorais, brincadeiras e interatividade com o público em um um resgate das raízes afro-brasileiras.

E, no domingo, dia 21, a dupla David Santos e Igor Cândido traz à cena o "Gran Finale", um espetáculo de palhaçaria que atravessa os bastidores da vida artística e suas contradições — da lona de circo ao transporte público, dos palcos independentes às contas no fim do mês. Com humor ácido e linguagem popular, a obra constrói uma metáfora potente sobre os desafios enfrentados pelos trabalhadores da cultura no Brasil.

A Cia. Fundo Mundo provoca uma reflexão sobre o moralismo, o pânico moral e a censura nas artes - principalmente ao se abordar questões de gênero e sexualidade - em "Espetáculo Cancelado", apresentado no sábado, dia 27, às 19h. Livremente inspirada em "O Balcão", de Jean Genet, a obra utiliza os jogos de poder entre os diferentes papeis sociais para abordar questões do Brasil polarizado do século XXI.

Por fim, Vulcanica Pokaropa explora bambolê, malabares, mágica e manipulação de bonecos no espetáculo "Tarântula Transita", encenado no domingo, dia 28, às 19h. Trata-se de uma fábula sobre sonhos, na qual quatros amigas passam por diversas adversidades e conflitos para chegar à tão sonhada ascensão. Para isso, vão precisar da ajuda do público.

Sobre o Circo Contêiner
A responsável pela curadoria da atual edição é palhaça, atriz, saxofonista, filósofa e produtora Giulia Nina, que selecionou trabalhos que representam a riqueza de linguagens, trajetórias e corpos que compõem o universo do circo contemporâneo. E diversidade é o eixo central da curadoria, ao dar visibilidade a artistas de diferentes gêneros, raças, corpos, territórios e gerações.

A programação contempla uma ampla variedade estética e técnica, com números de acrobacia, palhaçaria, malabarismo, entre outras expressões que atravessam e expandem os limites do circo. Trata-se de um encontro entre artistas da rua, da lona e do teatro.

Nesta edição, parte da programação acontece no período da manhã e tarde durante os dias da semana, graças a uma parceria com escolas públicas, que serão recebidas no Teatro de Contêiner por meio de transporte escolar. A iniciativa amplia o acesso de crianças e adolescentes às atividades culturais e fortalece o vínculo entre arte e a educação.

Aos finais de semana, seguem os espetáculos com classificação livre, enquanto a programação também se expande, acolhendo algumas montagens voltadas ao público adulto, reafirmando a complexidade, a diversidade e a potência crítica do fazer circense.

Uma novidade do Circo Contêiner é que, junto a alguns espetáculos, serão realizadas 10 oficinas e vivências circenses gratuitas. Para conferir a programação dessas atividades, é preciso ficar atento à página @teatrodeconteiner no Instagram.

Histórico do projeto
A primeira edição do Circo Contêiner aconteceu em 2019, quando 11 espetáculos se apresentaram na área externa do Teatro de Contêiner ao longo de três meses.

Em 2022, a programação circundou o Dia das Crianças durante os finais de semana do mês de outubro, com cinco espetáculos. E, em 2023, a programação também aconteceu nesse mês e acolheu 13 atrações.

Sobre a curadora
Giulia Nina é artista circense, fundou o grupo Caravana Tapioca, realizando projetos de descentralização das artes. Mestranda em artes cênicas na ECA/USP. Integra o elenco dos Palhaços Sem Fronteiras e orienta artistas em processos criativos. Também é produtora e diretora de processos criativos, com formações em palhaçaria, audiovisual e artes circenses. É bacharel em filosofia e tem como foco de seus estudos o riso. Já se apresentou em festivais no Brasil e no exterior e ministra cursos de comicidade.

Serviço
Circo Contêiner - 4ª Edição
Quando: 14 de dezembro de 2025
Teatro de Contêiner - Rua dos Gusmões, 43, Santa Ifigênia
Quanto: Grátis, com reserva pelo Sympla
Capacidade: 99 lugares
Classificação indicativa: Livre
*Todas as apresentações têm tradução em Libras

Confira abaixo as atrações já confirmadas do projeto:

SETEMBRO

13 de setembro
15h - Oficina "Jogo Cênico", com Cia Pelo Cano
17h Espetáculo "Parapapel", com Cia Pelo Cano

14 de setembro
15h - Oficina "Sorriso em Equilíbrio – Vivência de Circo", com Circo Teatro Alamanda
17h - Espetáculo "Cabaré Alamanda – O Circo Fora da Flor", com Circo Teatro Alamanda

18 de setembro
9h30 - Espetáculo "Quizumba", com Indômita Cia
14h30 - Espetáculo "Estupendo Circo di SóLadies", com Circo di SóLadies | Nem SóLadies

20 de setembro
19h - Espetáculo "O Macaco e a Lua", com Cia Pé no Asfalto
20h - Oficina "Palhaçaria: Desvendando o nariz vermelho", com David Casanova - Cia Pé no Asfalto

21 de setembro
19h - Espetáculo "Gran Finale", com David Santos e Igor Cândido
(Classificação indicativa: 14 anos)

27 de setembro
19h - "Espetáculo Cancelado", com Cia Fundo Mundo
(Classificação indicativa: 18 anos)
20h - Oficina "Técnicas Introdutórias ao Circo", com Cia Fundo Mundo

28 de setembro
15h - Oficina "Iniciação ao bambolê", com Vulcanica Pokaropa
19h - Espetáculo "Tarântula Transita", com Vulcanica Pokaropa

OUTUBRO

Dia 09/10, quinta-feira, às 9:30h
Desentupirada - Natalia Lua
Dia 09/10, quinta-feira, às 14:30h
Memorável - Palhaços Sem Fronteiras

Dia 11/10, Sábado, às 16h
Catappum - Catappum

Dia 12/10, Domingo às 16h
Patas de Palo - Cia. Stilts

NOVEMBRO

Dia 20/11, Quinta-feira, às 11h
No Varal - Trupe Liuds
Dia 20/11, Quinta-feira, às 16h
Irmãos Carreto - Trupe Dunavô

DEZEMBRO

Dia 11/12, Quinta-feira, às 9:30h
Porongo Vaudeville - The Pambazos Bros
Dia 11/12, Quinta-feira, às 14:30
Cia Pé de Mamão

Dia 13/12, Sábado, às 19h
Birita Procura-se - A Casa das Lagartixas

Dia 14/12, Domingo, às 19h
O perrengue - Trupe Lona Preta

Fonte: Pombo Correio Assessoria de Comunicação

Outras notícias

Portais, Passadiços e Pomanders: Gilbertto Prado e Poéticas Digitais em exposição no MAC USP.
A exposição fica aberta até janeiro e a entrada é gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/portais+passadicos+pomanders+gilbertto+prado+poeticas+digitais+exposicao+mac+usp.php

Priscila Jácomo traz para o palco Palhaçaria com Acessibilidade Integrada.
Espetáculo S.O.S. QUASE TUDO (DE OUTRO JEITO!) estreia em setembro em São Paulo com a acessibilidade como parte orgânica da obra e não apenas um recurso adicional.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/priscila+jacomo+traz+para+palco+palhacaria+com+acessibilidade+integrada.php

O Mundo do Circo SP traz mais de dez atrações gratuitas em setembro, com destaque para Luta Livre da BWF.
A programação se estende durante o mês inteiro, com atrações para toda a família.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+traz+mais+dez+atracoes+gratuitas+setembro+com+destaque+para+luta+livre+bwf.php

Teatro Sérgio Cardoso recebe Grupo Sujeito a Guincho em concerto gratuito de música instrumental.
O concerto abrange repertório que passeia entre clássico e popular.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+sergio+cardoso+recebe+grupo+sujeito+guincho+concerto+gratuito+musica+instrumental.php

Revelando SP: edição da capital será no Parque do Trote, de 25 a 28 de setembro.
Com entrada gratuita, evento contará com mais de 100 municípios representados, trazendo o melhor da culinária tradicional, artesanato e manifestações culturais do estado.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/revelando+edicao+capital+sera+parque+trote+setembro.php

Homenagem ao circo itinerante e às palhaças latinoamericanas, A Cavaleira faz curta temporada no Sesc Belenzinho.
Espetáculo infantojuvenil gratuito a partir de 6 de setembro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/homenagem+circo+itinerante+palhacas+latinoamericanas+cavaleira+faz+curta+temporada+sesc+belenzinho.php

Exposições em cartaz no CCBB SP dão o tom das atividades do Programa Educativo durante o mês de setembro.
Mostras MEME: no Br@sil da memeficação e Mundo Zira inspiram a programação por meio de oficinas, contação de histórias, mediação de leituras, ação cênico-musical, dentre outras opções. Programação terá ainda atividade especial relacionada à 19ª Primavera dos Museus.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/exposicoes+cartaz+ccbb+dao+tom+das+atividades+programa+educativo+durante+mes+setembro.php