Setembro 05, 2025
Em sua quarta edição, o projeto Circo Contêiner reafirma o compromisso com a valorização da arte circense na sua potência e diversidade ao promover 20 espetáculos de grandes artistas da cena paulistana para o Teatro de Contêiner, sede da Cia. Mungunzá. A programação de setembro acontece nos dias 13, 14, 18, 20, 21, 27 e 28 e está recheada de espetáculos e oficinas. As apresentações são gratuitas e têm tradução em Libras.
A Cia. Pelo Cano abre a programação de setembro com o espetáculo "Parapapel", no sábado, dia 13, às 17h. A partir de um cenário muito simples, composto de um bloco de folhas de papel em branco (flip chart), elementos que vão se transformando e sendo ressignificados, as palhaças Emily e Manela se propõem a contar histórias infantis tradicionais. Rapidamente, as histórias são desconstruídas comicamente, e a verve palhacesca das personagens se mistura à trama original das histórias.
A atração do domingo, dia 14, às 17h, é o "Cabaré Alamanda – O Circo Fora da Flor", com Circo Teatro Alamanda, que convida o público a redescobrir o circo com outros olhos. Com uma sequência de números não convencionais — como diabolô, pratos bailarinos, cubo, roda cyr, monociclo, chapéus e acrobacias de grupo —, a trupe apresenta um cabaré cênico repleto de criatividade, comicidade e beleza.

A Indômita Cia. entra em cena na quinta-feira, dia 18, às 9h30, com o espetáculo "Quizumba". Unindo palhaçaria e manipulação de bonecos, a obra lança um olhar para a influência de quatro artistas negros de grande relevância — pouco ou nada lembrados na história do circo brasileiro. Guiado pela ideia de que não existe fim, apenas "começo – meio – começo", o trabalho convida os mais jovens a honrar os mais velhos e, de forma lúdica, divertida e poética, lembra que um povo que não conhece suas origens também não saberá para onde vai.
No mesmo dia, às 14h30, o Circo di SóLadies | Nem SóLadies encena "Estupendo Circo di SóLadies". Na trama, após muito tempo trabalhando em diversos teatros e circos, cansades dos mandos e desmandos dos patrões, três palhaces decidem criar seu próprio circo e rodar pelo mundo. O trabalho adapta cenas clássicas do circo tradicional, com muita música, poesia e interação com a plateia, levando ao público o universo feminista em sua trajetória cômica.
Já a Cia. Pé no Asfalto resgata um conto tradicional da Guiné-Bissau, país do continente africano, no espetáculo "O Macaco e a Lua", no sábado, dia 20, às 19h. Protagonizado por dois palhaços negros, o trabalho conta de forma mítica como surgiram os tambores na África. O conto é permeado por piadas e releitura de estruturas de cenas criadas pela tradição centenária do circo brasileiro, músicas autorais, brincadeiras e interatividade com o público em um um resgate das raízes afro-brasileiras.
E, no domingo, dia 21, a dupla David Santos e Igor Cândido traz à cena o "Gran Finale", um espetáculo de palhaçaria que atravessa os bastidores da vida artística e suas contradições — da lona de circo ao transporte público, dos palcos independentes às contas no fim do mês. Com humor ácido e linguagem popular, a obra constrói uma metáfora potente sobre os desafios enfrentados pelos trabalhadores da cultura no Brasil.
A Cia. Fundo Mundo provoca uma reflexão sobre o moralismo, o pânico moral e a censura nas artes - principalmente ao se abordar questões de gênero e sexualidade - em "Espetáculo Cancelado", apresentado no sábado, dia 27, às 19h. Livremente inspirada em "O Balcão", de Jean Genet, a obra utiliza os jogos de poder entre os diferentes papeis sociais para abordar questões do Brasil polarizado do século XXI.
Por fim, Vulcanica Pokaropa explora bambolê, malabares, mágica e manipulação de bonecos no espetáculo "Tarântula Transita", encenado no domingo, dia 28, às 19h. Trata-se de uma fábula sobre sonhos, na qual quatros amigas passam por diversas adversidades e conflitos para chegar à tão sonhada ascensão. Para isso, vão precisar da ajuda do público.
Sobre o Circo Contêiner
A responsável pela curadoria da atual edição é palhaça, atriz, saxofonista, filósofa e produtora Giulia Nina, que selecionou trabalhos que representam a riqueza de linguagens, trajetórias e corpos que compõem o universo do circo contemporâneo. E diversidade é o eixo central da curadoria, ao dar visibilidade a artistas de diferentes gêneros, raças, corpos, territórios e gerações.
A programação contempla uma ampla variedade estética e técnica, com números de acrobacia, palhaçaria, malabarismo, entre outras expressões que atravessam e expandem os limites do circo. Trata-se de um encontro entre artistas da rua, da lona e do teatro.
Nesta edição, parte da programação acontece no período da manhã e tarde durante os dias da semana, graças a uma parceria com escolas públicas, que serão recebidas no Teatro de Contêiner por meio de transporte escolar. A iniciativa amplia o acesso de crianças e adolescentes às atividades culturais e fortalece o vínculo entre arte e a educação.
Aos finais de semana, seguem os espetáculos com classificação livre, enquanto a programação também se expande, acolhendo algumas montagens voltadas ao público adulto, reafirmando a complexidade, a diversidade e a potência crítica do fazer circense.
Uma novidade do Circo Contêiner é que, junto a alguns espetáculos, serão realizadas 10 oficinas e vivências circenses gratuitas. Para conferir a programação dessas atividades, é preciso ficar atento à página @teatrodeconteiner no Instagram.
Histórico do projeto
A primeira edição do Circo Contêiner aconteceu em 2019, quando 11 espetáculos se apresentaram na área externa do Teatro de Contêiner ao longo de três meses.
Em 2022, a programação circundou o Dia das Crianças durante os finais de semana do mês de outubro, com cinco espetáculos. E, em 2023, a programação também aconteceu nesse mês e acolheu 13 atrações.
Sobre a curadora
Giulia Nina é artista circense, fundou o grupo Caravana Tapioca, realizando projetos de descentralização das artes. Mestranda em artes cênicas na ECA/USP. Integra o elenco dos Palhaços Sem Fronteiras e orienta artistas em processos criativos. Também é produtora e diretora de processos criativos, com formações em palhaçaria, audiovisual e artes circenses. É bacharel em filosofia e tem como foco de seus estudos o riso. Já se apresentou em festivais no Brasil e no exterior e ministra cursos de comicidade.
Serviço
Circo Contêiner - 4ª Edição
Quando: 14 de dezembro de 2025
Teatro de Contêiner - Rua dos Gusmões, 43, Santa Ifigênia
Quanto: Grátis, com reserva pelo Sympla
Capacidade: 99 lugares
Classificação indicativa: Livre
*Todas as apresentações têm tradução em Libras
Confira abaixo as atrações já confirmadas do projeto:
SETEMBRO
13 de setembro
15h - Oficina "Jogo Cênico", com Cia Pelo Cano
17h Espetáculo "Parapapel", com Cia Pelo Cano
14 de setembro
15h - Oficina "Sorriso em Equilíbrio – Vivência de Circo", com Circo Teatro Alamanda
17h - Espetáculo "Cabaré Alamanda – O Circo Fora da Flor", com Circo Teatro Alamanda
18 de setembro
9h30 - Espetáculo "Quizumba", com Indômita Cia
14h30 - Espetáculo "Estupendo Circo di SóLadies", com Circo di SóLadies | Nem SóLadies
20 de setembro
19h - Espetáculo "O Macaco e a Lua", com Cia Pé no Asfalto
20h - Oficina "Palhaçaria: Desvendando o nariz vermelho", com David Casanova - Cia Pé no Asfalto
21 de setembro
19h - Espetáculo "Gran Finale", com David Santos e Igor Cândido
(Classificação indicativa: 14 anos)
27 de setembro
19h - "Espetáculo Cancelado", com Cia Fundo Mundo
(Classificação indicativa: 18 anos)
20h - Oficina "Técnicas Introdutórias ao Circo", com Cia Fundo Mundo
28 de setembro
15h - Oficina "Iniciação ao bambolê", com Vulcanica Pokaropa
19h - Espetáculo "Tarântula Transita", com Vulcanica Pokaropa
OUTUBRO
Dia 09/10, quinta-feira, às 9:30h
Desentupirada - Natalia Lua
Dia 09/10, quinta-feira, às 14:30h
Memorável - Palhaços Sem Fronteiras
Dia 11/10, Sábado, às 16h
Catappum - Catappum
Dia 12/10, Domingo às 16h
Patas de Palo - Cia. Stilts
NOVEMBRO
Dia 20/11, Quinta-feira, às 11h
No Varal - Trupe Liuds
Dia 20/11, Quinta-feira, às 16h
Irmãos Carreto - Trupe Dunavô
DEZEMBRO
Dia 11/12, Quinta-feira, às 9:30h
Porongo Vaudeville - The Pambazos Bros
Dia 11/12, Quinta-feira, às 14:30
Cia Pé de Mamão
Dia 13/12, Sábado, às 19h
Birita Procura-se - A Casa das Lagartixas
Dia 14/12, Domingo, às 19h
O perrengue - Trupe Lona Preta
Fonte: Pombo Correio Assessoria de Comunicação
Mostra Mulheres em Cena celebra 10ª edição em São Paulo e amplia seu intercâmbio artÃstico para o México.
Centro de Referência da Dança recebe de 16 a 19 de setembro uma programação gratuita, com direito a espetáculos, oficinas e bate-papos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mostra+mulheres+cena+celebra+10ª+edicao+sao+paulo+amplia+seu+intercambio+artistico+para+mexico.php
Filmes de diferentes regiões do Brasil integram mostra do 30º FAM na Itaú Cultural Play.
Seleção reúne cinco filmes de diferentes gêneros e estados brasileiros, com histórias que abordam diversidade, ancestralidade, migração e relações humanas. A plataforma também apresenta Joaquim, de Marcelo Gomes, como Filme do Mês. A produção revisita a trajetória de Joaquim José da Silva Xavier, antes de se tornar Tiradentes.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/filmes+diferentes+regioes+brasil+integram+mostra+30º+fam+itau+cultural+play.php
Flying Low estreia Em Revoada, espetáculo que reúne break dance, mitologia e a busca por liberdade.
Temporada gratuita no Teatro Galpão do Folias, em São Paulo, inspira os limites da liberdade a partir da ideia do voo coletivo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/flying+low+estreia+revoada+espetaculo+que+reune+break+dance+mitologia+busca+por+liberdade.php
Programação de setembro para crianças e famÃlia no Itaú Cultural tem gastronomia, oficinas, contação de história e espetáculo teatral.
As atividades exploram diferentes formas de expressão cultural, convidando o público de todas as idades a vivenciar experiências ligadas à criação artÃstica, à literatura, à ancestralidade e à cultura alimentar.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/programacao+setembro+para+criancas+familia+itau+cultural+tem+gastronomia+oficinas+contacao+historia+espetaculo+teatral.php
Técnicas têxteis africanas são tema de oficinas no Sesc Belenzinho.
O projeto Moda: Território Ancestral apresenta práticas tradicionais de estamparia do Benin e de origem iorubá.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/tecnicas+texteis+africanas+sao+tema+oficinas+sesc+belenzinho.php
Menu Cultural de setembro apresenta: O que é gastronomia periférica? no Itaú Cultural.
Nova edição da feira gastronômica e artesanal do Itaú Cultural, com nova curadoria da Gastronomia Periférica, reúne produtores, ex-alunos e pequenos negócios em torno de diferentes sabores, saberes e práticas das periferias.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/menu+cultural+setembro+apresenta+que+gastronomia+periferica+itau+cultural.php
Do Passo ao Baile – Forró promove encontros e dança a dois no Sesc Belenzinho.
Com foco na condução, escuta e improvisação, projeto
https://www.sampaonline.com.br/noticias/passo+baile+–+forro+promove+encontros+danca+dois+sesc+belenzinho.php
O convite ganha sessão gratuita seguida de bate-papo no MIS.
Aclamada comédia dramática da diretora Olivia Wilde, ainda em cartaz nos cinemas, será exibida no Ciclo de Cinema e Psicanálise de setembro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/convite+ganha+sessao+gratuita+seguida+bate+papo+mis.php
Itaú Cultural recebe Rio Rugas, espetáculo de marionete para adultos que une música, teatro visual e dança para refletir sobre envelhecimento.
A montagem da marionetista Juliana Notari, que conta com direção musical e participação ao vivo da cantora mineira Ceumar, acompanha o envelhecimento de uma marionete e toma o fluxo de um rio como metáfora para o tempo, a transformação e a memória. Espetáculo conta ainda com participação especial e provocações cênicas do cantor e compositor Jairo Pereira.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+recebe+rio+rugas+espetaculo+marionete+para+adultos+que+une+musica+teatro+visual+danca+para+refletir+sobre+envelhecimento.php
Jogos Afrocentrados unem ancestralidade e aprendizado lúdico no Sesc Belenzinho.
Vivência reúne jogos de diferentes paÃses africanos, livros e atividades que aproximam estratégia, memória e conhecimentos sobre o continente.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/jogos+afrocentrados+unem+ancestralidade+aprendizado+ludico+sesc+belenzinho.php
SEMENTEIRA leva dança e resistência das hortas urbanas aos palcos de São Paulo.
Com concepção e direção artÃstica de Cléia Plácido, o Núcleo Menos 1 InvisÃvel circula por quatro espaços culturais da cidade e também com exposição virtual.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sementeira+leva+danca+resistencia+das+hortas+urbanas+aos+palcos+sao+paulo.php