Dezembro 07, 2020
Bailarina de catorze anos (1880), de Edgar Degas (1834-1917), é a escolha do mês para o Desafio Masp Desenhos em Casa. Tanto adultos quanto crianças podem participar: basta fazer a própria versão da escultura e publicar no Instagram marcando o @masp e utilizando a #maspdesenhosemcasa até as 23h59 de domingo, 13 de dezembro.

Na segunda, 14 de dezembro, o museu irá selecionar alguns desenhos na mesma rede social. Os autores receberão um Amigo MASP, que dá direito a frequentar o museu gratuitamente por um ano.
A mostra Degas, inaugurada na última sexta-feira, 4 de dezembro, reúne o conjunto completo de 76 obras de Edgar Degas (1834-1917) do acervo do MASP, incluindo a Bailarina de catorze anos. A exposição inclui também fotografias dos bronzes do artista ampliadas em grandes dimensões e feitas especialmente para a ocasião por Sofia Borges. A curadoria é de Fernando Oliva, curador no MASP, e Adriano Pedrosa, diretor artístico da instituição.
A obra também será tema do Diálogos no acervo na quarta, 9 de dezembro, às 16h. O projeto apresenta, por meio de encontros virtuais no Instagram, obras do acervo do museu abordando elementos como biografia do artista, contexto histórico e técnica. Participam desta edição Waldiael Braz, assistente de mediação e programas públicos no MASP, e Laura Cosendey, assistente curatorial, mediação e programas públicos no museu.
Já na quinta, 10 de dezembro, às 18h, Ana Magalhães, historiadora da arte, curadora, professora livre-docente e diretora do Museu de Arte Contemporânea da USP, conversa com Fernando Oliva, curador no MASP, em mais uma live no Instagram do @masp. O bate-papo será sobre a obra e a trajetória de Degas.
Todas as lives serão disponibilizadas no IGTV e no canal do museu no YouTube posteriormente.
Obra
Edgar Degas
Bailarina de catorze anos, 1880
Acervo MASP
Doação Alberto Alves Filho, Alberto José Alves e Alcino Ribeiro de Lima, 1954
Foto: João Musa
AMÉM & AMEM celebra 80 anos de Naná Vasconcelos na CAIXA Cultural São Paulo.
Tributo reúne Virgínia Rodrigues, Zé Manoel, Lucas dos Prazeres e Marivaldo dos Santos em homenagem ao percussionista pernambucano que projetou a musicalidade brasileira no mundo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/amem+amem+celebra+anos+nana+vasconcelos+caixa+cultural+sao+paulo.php
4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/edicao+circo+conteiner+chega+fim+novembro+com+mais+seis+novos+espetaculos+gratuitos.php
O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+estreia+magia+natal+apresenta+programacao+gratuita+mes.php
Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+ecos+latinoamericanos+estreia+sao+paulo+com+susana+baca+grandes+nomes+musica+concerto.php
Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/drama+sobre+vida+criancas+campos+refugiados+juego+ninos+estreia+itau+cultural.php
Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/zona+leste+movimento+danca+circo+teatro+ocupam+espacos+publicos+ate+fim+novembro.php