Dezembro 07, 2020
Bailarina de catorze anos (1880), de Edgar Degas (1834-1917), é a escolha do mês para o Desafio Masp Desenhos em Casa. Tanto adultos quanto crianças podem participar: basta fazer a própria versão da escultura e publicar no Instagram marcando o @masp e utilizando a #maspdesenhosemcasa até as 23h59 de domingo, 13 de dezembro.

Na segunda, 14 de dezembro, o museu irá selecionar alguns desenhos na mesma rede social. Os autores receberão um Amigo MASP, que dá direito a frequentar o museu gratuitamente por um ano.
A mostra Degas, inaugurada na última sexta-feira, 4 de dezembro, reúne o conjunto completo de 76 obras de Edgar Degas (1834-1917) do acervo do MASP, incluindo a Bailarina de catorze anos. A exposição inclui também fotografias dos bronzes do artista ampliadas em grandes dimensões e feitas especialmente para a ocasião por Sofia Borges. A curadoria é de Fernando Oliva, curador no MASP, e Adriano Pedrosa, diretor artístico da instituição.
A obra também será tema do Diálogos no acervo na quarta, 9 de dezembro, às 16h. O projeto apresenta, por meio de encontros virtuais no Instagram, obras do acervo do museu abordando elementos como biografia do artista, contexto histórico e técnica. Participam desta edição Waldiael Braz, assistente de mediação e programas públicos no MASP, e Laura Cosendey, assistente curatorial, mediação e programas públicos no museu.
Já na quinta, 10 de dezembro, às 18h, Ana Magalhães, historiadora da arte, curadora, professora livre-docente e diretora do Museu de Arte Contemporânea da USP, conversa com Fernando Oliva, curador no MASP, em mais uma live no Instagram do @masp. O bate-papo será sobre a obra e a trajetória de Degas.
Todas as lives serão disponibilizadas no IGTV e no canal do museu no YouTube posteriormente.
Obra
Edgar Degas
Bailarina de catorze anos, 1880
Acervo MASP
Doação Alberto Alves Filho, Alberto José Alves e Alcino Ribeiro de Lima, 1954
Foto: João Musa
FLIMIS: MIS realiza nova feira literária voltada à promoção de livros que exploram a imagem e o som.
Evento selecionou 75 expositores para a primeira edição, que acontece nos dias 11 e 12 de abril em parceria com a editora Lote 42.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/flimis+mis+realiza+nova+feira+literaria+voltada+promocao+livros+que+exploram+imagem+som.php
Em abril, programação gratuita do CCBB Educativo – Arte e Cultura terá como inspiração a mostra Atlântico Sertão e o patrimônio do centro de São Paulo.
Dentre os destaques da programação, voltada para toda a família, estão oficinas, contação de histórias, mediação de leituras, estúdio sensorial e ação cênico-musical.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/abril+programacao+gratuita+ccbb+educativo+arte+cultura+tera+como+inspiracao+mostra+atlantico+sertao+patrimonio+centro+sao+paulo.php
Saia Sambando leva oficina gratuita de canto e rodas de samba para mulheres à Biblioteca Mário de Andrade.
As atividades têm participação da percussionista Dadá Samba e da cantora Roberta Oliveira.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/saia+sambando+leva+oficina+gratuita+canto+rodas+samba+para+mulheres+biblioteca+mario+andrade.php
Itaú Cultural recebe temporada do musical Dom Casmurro em retorno aos palcos de São Paulo.
Baseado na obra homônima de Machado de Assis, o espetáculo apresenta, com canções originais, a trama de amor e ciúmes envolvendo os personagens Bentinho, Capitu e Escobar, ambientada no Brasil do século XIX. A temporada marca a volta do musical ao roteiro teatral da cidade, gratuitamente, após estreia em 2024 e temporadas em diferentes teatros na capital e no interior em 2025.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+recebe+temporada+musical+dom+casmurro+retorno+aos+palcos+sao+paulo.php
Em abril, Mundo do Circo SP reúne nomes tradicionais do picadeiro, além de premiado espetáculo de malabares.
A programação é gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/abril+mundo+circo+reune+nomes+tradicionais+picadeiro+alem+premiado+espetaculo+malabares.php