Semana no MASP é dedicada a Degas

Dezembro 07, 2020

Bailarina de catorze anos (1880), de Edgar Degas (1834-1917), é a escolha do mês para o Desafio Masp Desenhos em Casa. Tanto adultos quanto crianças podem participar: basta fazer a própria versão da escultura e publicar no Instagram marcando o @masp e utilizando a #maspdesenhosemcasa até as 23h59 de domingo, 13 de dezembro.


Crédito: João Musa

Na segunda, 14 de dezembro, o museu irá selecionar alguns desenhos na mesma rede social. Os autores receberão um Amigo MASP, que dá direito a frequentar o museu gratuitamente por um ano.

A mostra Degas, inaugurada na última sexta-feira, 4 de dezembro, reúne o conjunto completo de 76 obras de Edgar Degas (1834-1917) do acervo do MASP, incluindo a Bailarina de catorze anos. A exposição inclui também fotografias dos bronzes do artista ampliadas em grandes dimensões e feitas especialmente para a ocasião por Sofia Borges. A curadoria é de Fernando Oliva, curador no MASP, e Adriano Pedrosa, diretor artístico da instituição.

A obra também será tema do Diálogos no acervo na quarta, 9 de dezembro, às 16h. O projeto apresenta, por meio de encontros virtuais no Instagram, obras do acervo do museu abordando elementos como biografia do artista, contexto histórico e técnica. Participam desta edição Waldiael Braz, assistente de mediação e programas públicos no MASP, e Laura Cosendey, assistente curatorial, mediação e programas públicos no museu.

Já na quinta, 10 de dezembro, às 18h, Ana Magalhães, historiadora da arte, curadora, professora livre-docente e diretora do Museu de Arte Contemporânea da USP, conversa com Fernando Oliva, curador no MASP, em mais uma live no Instagram do @masp. O bate-papo será sobre a obra e a trajetória de Degas.

Todas as lives serão disponibilizadas no IGTV e no canal do museu no YouTube posteriormente.

Obra

Edgar Degas
Bailarina de catorze anos, 1880
Acervo MASP
Doação Alberto Alves Filho, Alberto José Alves e Alcino Ribeiro de Lima, 1954
Foto: João Musa