Setembro 10, 2020
As Fábricas de Cultura, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis, estão com atividades musicais abertas ao público, sem necessidade de inscrição prévia. A programação acontecerá nas plataformas digitais das Fábricas.

Aulas de dança são uma ótima forma de se exercitar e, para quem gosta de sertanejo universitário, o professor Cidico irá realizar uma aula de dança on-line do ritmo no dia 13 de setembro, domingo, das 17h às 18h, pelo Instagram.
O projeto musical Mestre dos Beats confeccionou um minidocumentário retratando a produção da Beattape: Beats Obscuros Volume 1, um material produzido nas edições no ano de 2019 na Fábrica de Cultura do Capão Redondo, resultando na produção de um álbum instrumentos com as "batidas". O material será exibido no dia 17 de setembro, quinta-feira, das 19h às 20h pela página do Facebook das Fábricas de Cultura.
A artista caribenha Celina Castro é popularmente conhecida nas comunidades latino-americanas no Brasil e em festejos bolivianos na Praça Kantuta. No dia 18 de setembro, quinta-feira, Celina apresentará sua história e repertório musical, com a participação de um amigo salvadorenho, das 19 às 20h pelo YouTube das Fábricas de Cultura.
O Festival Reggae "A vida com amor" apresenta, em meio à pandemia, a tranquilidade de canções que unem a positividade, o amor e a esperança. Robson Lira, Pet Young Lyon e Alexandre Modestto, que compõem o Festival, são artistas renomados do cenário reggae paulistano, estando nos principais eventos e rádios do gênero na cidade de São Paulo. O Festival acontecerá no dia 20 de setembro, domingo, das 18h às 19h pelo YouTube.
A Orquestra ABC for Strings, criada em julho de 2019, tem o propósito de interpretar música clássica e incentivar o interesse por esse estilo musical. Na atividade, que acontecerá no dia 27 de setembro, domingo, o grupo contará um pouco de sua trajetória e como vem se virando em meio ao isolamento social. A transmissão acontecerá às 20h, no YouTube.
Surgida em 2009 em Fortaleza e residente em São Paulo, o quinteto Jonnata Doll & Os Garotos Solventes traz uma música baseada na subcultura punk e na biografia dos excluídos. Seja nos palcos pelo Brasil ou mesmo no teatro ou nas telas de cinema, a performance da banda é intensa e visceral. Jonnata Doll assumiu os vocais na recente turnê da banda Legião Urbana. Suas letras são ecos de literatura beat e de filmes de terror, amores perdidos, misturados a uma biografia de excessos. Mostrando um rock desconstruído de valores machistas, racistas e heteronormativos, o show é imperdível. Neste projeto, Jonnata realizará três atividades: das 16h às 17h com a oficina de fanzines, das 17h às 18h uma entrevista com uma personalidade surpresa da música e por fim, o pocket show Jonnata Doll e os Garotos Solventes, das 18 às 19h. A programação acontecerá no dia 29 de setembro, terça-feira, pelo YouTube.
Já conhecida como a voz feminina do Snj, Cris representa no rap nacional há 20 anos. Além das rimas eternizadas em clássicos como Pensamentos e Se tu Lutas tu conquistas do grupo, Cris também possui carreira solo. No disco lançado esse ano, Evoluindo através dos tempos, mostra um pouco mais de sua essência e suas referências, abordando temas como empoderamento, machismo, autoestima, entre outros. O pocket show será gravado na Fábrica e transmitido no YouTube das Fábricas de Cultura no dia 30 de setembro, quarta-feira, das 19h às 20h.
Serviço
AULA DE SERTANEJO COM CIDICO #1
Dança
Atividade Inclusiva, Cultura Tradicional.
13 de setembro, domingo, das 17h às 18h
Faixa Etária: Atividade Livre
Participação: Aberta ao Público
Plataforma: IGTV
BEATTAPE MESTRE DOS BEATS
Hip-Hop
Mídias Interativas, Multimeios, Música
17 de setembro, quinta-feira, das 19h às 20h
Faixa Etária: Atividade Livre
Participação: Aberta ao Público
Plataforma: Facebook
SHOW: CELINA CASTRO
Cultura Tradicional
Patrimônio
18 de setembro, sexta-feira, das 19h às 20h
Faixa Etária: Atividade Livre
Participação: Aberta ao Público
Plataforma: YouTube
FESTIVAL REGGAE: A VIDA COM AMOR
Música
20 de setembro, domingo, das 18h às 19h
Faixa Etária: Atividade Livre
Participação: Aberta ao Público
Plataforma: YouTube
ORQUESTRA ABC FOR STRINGS
Música
27 de setembro, domingo, das 20h às 21h
Faixa Etária: Atividade Livre
Participação: Aberta ao Público
Plataforma: YouTube
FESTIVAL: A CIDADE PUNK DE DOLL E A VISÃO DA ZONA SUL
Música, Arte Contemporânea, Fanzine
29 de setembro, terça-feira, das 16h às 17h oficina de Fanzines | 17h às 18h Janela com Doll | 18h às 19h Pocket show Jonnata Doll e os Garotos Solventes
Faixa Etária: Atividade Livre
Participação: Aberta ao Público
Plataforma: YouTube
POCKET SHOW CRIS SNJ
Música
30 de setembro – quarta-feira - 19h às 20h
Faixa Etária: Atividade Livre
Participação: Aberta ao Público
Plataforma: YouTube
Sobre as Fábricas de Cultura
As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que disponibilizam diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Nas unidades você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação. Em 2020, o Programa Fábricas de Cultura – instituições da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Poiesis – conta com o patrocínio do Instituto Center Norte por meio da Lei Rouanet. O apoio contribui para a realização de atividades de formação e difusão cultural.
Sobre a Poiesis
A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.
Oficinas de Música Caipira levam clássicos de raiz ao Theatro São Pedro em apresentação gratuita.
O evento acontece no dia 22 de agosto, a partir das 16h.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/oficinas+musica+caipira+levam+classicos+raiz+theatro+sao+pedro+apresentacao+gratuita.php
Teatro YouTube reúne Bianca Comparato, Rita Von Hunty e Daniela Thomas em programação inédita.
Com mesas de debate, dança, literatura, música e performances, programação inspirada na obra de Anne Carson amplia a experiência do espetáculo para além do palco e segue até 27 de setembro, no Conjunto Nacional.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+youtube+reune+bianca+comparato+rita+von+hunty+daniela+thomas+programacao+inedita.php
Filmes brasileiros para crianças e adolescentes chegam à Itaú Cultural Play com mostra do Festival comKids.
Com curadoria especial da equipe do comKids, seleção reúne 10 curtas-metragens em animação e live-action produzidos em diferentes estados brasileiros, com histórias que abordam inclusão, diversidade, amizade, emoções e aspectos da cultura infantojuvenil contemporânea. Em programação presencial, o Itaú Cultural também recebe duas conversas sobre a produção audiovisual para crianças e adolescentes.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/filmes+brasileiros+para+criancas+adolescentes+chegam+itau+cultural+play+com+mostra+festival+comkids.php
O Mundo do Circo SP recebe, nesta semana, temporada do Circo di Mônaco e atrações da Cia Pé de Chinelo e dos Parlapatões.
A agenda ainda inclui outros espetáculos gratuitos até 30 de agosto.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+recebe+nesta+semana+temporada+circo+monaco+atracoes+cia+chinelo+dos+parlapatoes.php
Itaú Cultural apresenta Deserto, peça sobre o legado do escritor chileno Roberto Bolaño.
Dirigido por Luiz Felipe Reis, o espetáculo é a primeira encenação brasileira baseada na obra de Roberto Bolaño, considerado um dos mais importantes autores latino-americanos da virada para o século XXI. Integrando teatro, literatura, música e vÃdeo, a montagem traz, em primeira pessoa, memórias e reflexões do escritor sobre o papel do artista e da criação poética diante das violências do mundo contemporâneo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+apresenta+deserto+peca+sobre+legado+escritor+chileno+roberto+bolaño.php