Agosto 23, 2021
"Mulheres em Cena", projeto idealizado por Vanessa Macedo e produzido pela Cia. Fragmento de Dança, que surgiu em 2018, com o desejo de difundir trabalhos concebidos e dançados por artistas mulheres, chega à 5ª edição expandido e transformado em Mostra Artística. Serão seis dias (de 24 a 29 de agosto), com atividades online, reunindo aulas práticas, palestras, vivências e sarau de poesia aberto, além de compartilhamento de trabalhos de dança, teatro e performance, que exploram materiais autobiográficos e o depoimento como linguagem cênica. No encerramento (29/8), às 19h, as artistas envolvidas se encontram com o público, para um bate-papo online pela plataforma Zoom.
A mostra abre na terça, dia 24, às 19h, com o workshop "Feminino e Autoficção", tendo à frente a atriz Raíza Rameh propondo pensar formas de narrar a experiência feminina e reconhecê-la como sujeito portador da sua verdade junto à ficção. Sócia do Instituto do Ator e atriz da Cia de Cinema IRMA, Raíza Rameh tem especialização em Psicanálise e mestrado em Estudos Contemporâneos das Artes.
A partir de quarta-feira, todos os dias, às 10h, acontece uma atividade teórica e/ou prática, girando em torno de temas relacionados a gênero, feminismo, ancestralidade e performatividades do feminino, com uso de materiais autobiográficos e depoimentos na cena, conduzidas pelas artistas Debora Campos, Alice Vieira Barros, Kika Souza, Heloísa Sousa e Luiza Saad (Teatro das Cabras – Natal/RN). Artistas, estudantes e pessoas interessadas em participar das atividades, que serão realizadas ao vivo online, precisam fazer inscrição através do link: https://www.ciafragmentodedanca.com.br/mulheres-5a-edição.

As apresentações das performances têm início na quinta e vão até sábado (26/08 a 28/08), sempre com dois trabalhos por noite, às 20h e às 21h, transmitidos pelo canal do YouTube da Cia. Fragmento: https://www.youtube.com/user/ciafragmento2. O primeiro é "Lavra" – Esboço1, atual pesquisa da artista Érica Tessarolo, que transpõe para a dança um termo usado no preparo da terra, para afirmar um corpo em permanente estado de cultivo. Na sequência, é a vez de "Ela passou por aqui", uma obra de ficção da dramaturga Isabella Mariotti, mas também uma peça sobre como foi e como poderia ter sido a sua vida.
A transmissão de sexta, 27/08, começa com "Bruma", criação de Luisa Coser, interpretada por Patrícia Pina Cruz, que questiona o significado de ser mulher, revisitando e absorvendo gestos de outras mulheres para fazer emergir uma espécie em mutação. O segundo trabalho, "Salivas", de Emilene Gutierrez, é uma tentativa de tornar corpo uma espécie de subjetividade feminina, na qual a atriz se lança em disparadores físicos para a criação de estados, textos e ações, gerando zonas de fricção entre as linguagens.
A artista interdisciplinar baiana Rubi dos Santos entra no sábado (28) com a dança manifesto "Carne Viva". Corporificando uma narrativa própria, por meio de cenas de improvisação, dança e teatro, sobre o entendimento do que é ser uma mulher afrodescendente na diáspora africana hoje, tem o desejo de ressignificar um imaginário assentado em mitos de subalternidade. Por último, com "Venganza: Pega homem?", Laís Efstathiadis e Wini Lippi, da Coletiva Verborrágika, agrupamento que tem como linha de pesquisa a interseccionalidade de narrativas entre mulheres periféricas, mulheres cis/transgêneres e mulheres mães, propõem um experimento construído a partir de relatos de abusos sexuais vividos pelas próprias integrantes da coletiva. Encontram, no deboche, o meio de estancar as feridas expostas pelas violências sofridas, enquanto denunciam a cultura do estupro estruturada pela sociedade cisheteropatriarcal.
No domingo, último dia da mostra, às 16h, tem congraçamento com o "Sarau Afro Mulheres Negras da Quebrada Hip Hop", comandado por Adelina Maria Martins, com participações das convidadas Ada, Anna Cristo, Doris, Gatinhas Futuristas, Luciene Torquato e Victoria Saimon, e microfone aberto para quem quiser somar. Para participar, também é necessário se inscrever no mesmo link. A mostra se encerra com uma conversa com as artistas sobre seus processos de criação, aberta pela plataforma Zoom, às 19h.
Serviço
5º Mulheres em Cena – performances, aulas, palestras, vivências e sarau
Atividades on-line – Inscrições: https://www.ciafragmentodedanca.com.br/mulheres-5a-edição
24/8 (terça-feira), 19h - Feminino e Autoficção - Raíza Rameh
(atividade teórica - duração 2h30)
25/8 (quarta-feira), 10h - Ancestralidade em Movimento: Conexão Mulher - Débora Campos
(atividade prática - duração 2h)
26/8 (quinta-feira), 10h - O Eu laborando espelhos: Narcisa Amália e a invenção da poeta mulher - Alice Vieira Barros (atividade teórica - duração 2h)
27/8 (sexta-feira), 10h - Apagamento Histórico da Mulher no Hip Hop - Kika Souza
(atividade teórica - duração 2h30)
28/8 (sábado), 10h - Fotoperformance e Composições de Si - Heloísa Sousa e Luiza Saad
(atividade teórico-prática - duração 2h30)
29/8 (domingo), 16h – O Sarau Afro Mulheres Negras da Quebrada Hip Hop" - Adelina Maria Martins
(convidadas e microfone aberto - duração 2h)
Mostra de Processos – Acesso: https://www.youtube.com/user/ciafragmento2
26/8 (quinta-feira)
20h – Lavra - Esboço 1 – Érica Tessarolo
21h – Ela passou por aqui – Isabella Mariotti
27/8 (sexta-feira)
20h – Bruma – Luisa Coser e Patricia Pina Cruz
21h – Salivas – Emilene Gutierrez
28/8 (sábado)
20h – Carne Viva – Rubi dos Santos
21h – Venganza: Pega homem? – Coletiva Verborrágika: Laís Efstathiadis e Wini Lippi
29/8 (domingo)
19h – Bate-papo com as artistas participantes
Via plataforma Zoom
ID ZOOM: 860 8763 3817
Classificação etária: 16 anos | Grátis
Programação completa em: https://www.ciafragmentodedanca.com.br/mulheres-5a-edi%C3%A7%C3%A3o
Centro de Música Brasileira no Mackenzie, em Higienópolis apresenta recital gratuito Modinhas e Lundus.
O recital, gratuito, terá as cantoras Eliseth Gomes e Luciana Monteiro, com Antônio Carlos de Magalhães ao cravo, que interpretarão obras de Antônio José da Silva, Antônio José do Rego, Carlos Gomes, Domingos Caldas Barbosa e outros autores.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/centro+musica+brasileira+mackenzie+higienopolis+recital+gratuito+modinhas+lundus.php
Na semana da Consciência Negra, CineTeatro Santos Dumont exibe documentário Black Rio! Black Power! em sessão gratuita.
O diretor do documentário, Emilio Domingos, faz uma imersão pelo Black Rio, importante movimento cultural e político no Brasil durante a década de 1970.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/semana+consciencia+negra+cineteatro+santos+dumont+documentario+black+rio+black+power.php
MAC USP traz diálogos entre Arte Contemporânea, arqueologia, antropologia, arquitetura e saberes tradicionais.
A mostra promove e cultiva reflexões críticas sobre os múltiplos e dissonantes sentidos da agricultura, em diferentes contextos sociais, e as complexas formas em que humanos e plantas se relacionam
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mac+usp+dialogos+arte+contemporanea+arqueologia+antropologia+arquitetura+saberes+tradicionais.php
Itaú Cultural abre temporada de Black Machine no Dia da Consciência Negra, com Hamlet e Ofélia incorporados em corpos pretos no século 21.
Peça com dramaturgia de Dione Carlos e direção geral de Eugênio Lima leva ao palco o ator Fernando Lufer e a atriz Marina Esteves no papel destes dois personagens da dramaturgia mundial com olhares contemporâneos a temas como raça, necropolítica, masculinidade tóxica, dor e desejo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+abre+temporada+black+machine+dia+consciencia+negra+com+hamlet+ofelia+incorporados+corpos+pretos+seculo.php
Teatro Sérgio Cardoso recebe o espetáculo infantil Peixinho Nuni.
A apresentação acontece no dia 23 de novembro e a entrada é gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+sergio+cardoso+recebe+espetaculo+infantil+peixinho+nuni.php
No Mês da Consciência Negra, Projeto Trançando Vidas promove oficinas gratuitas na Zona Norte.
Por meio da arte das tranças, o projeto promove formação profissional gratuita, valorização da identidade negra e fortalecimento comunitário, criando oportunidades reais de autonomia e protagonismo para mulheres do território.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mes+consciencia+negra+projeto+trancando+vidas+promove+oficinas+gratuitas+zona+norte.php
Itaú Cultural estreia Sonora Brasiliana, encontros musicais intimistas no espaço da mostra histórica Brasiliana Itaú.
A programação, que abre com o duo Conversa Brasileira, convida artistas a mostrarem suas músicas e falarem sobre seus processos criativos em troca direta com o público, sem palco, tendo como cenário e inspiração esta exposição permanente no IC. A mostra percorre a história do Brasil através de quase mil peças — muitas delas raras —, como pinturas e documentos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+estreia+sonora+brasiliana+encontros+musicais+intimistas+espaco+mostra+historica+brasiliana+itau.php
CAIXA Cultural São Paulo recebe musical infantojuvenil Menino Mandela no mês da Consciência Negra.
Com texto de Ricardo Gomes e Mariana Jaspe, espetáculo convida a criançada para conhecer a brilhante trajetória de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e vencedor do Prêmio Nobel da Paz.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/caixa+cultural+sao+paulo+recebe+musical+infantojuvenil+menino+mandela+mes+consciencia+negra.php
Aurora - Uma homenagem à obra de Paulo Mendes Campos estreia dia 27 de novembro no Centro Cultural São Paulo.
Mescla de teatro, sarau, happening, festa e até ópera set, e com direção de Rodrigo Penna, o espetáculo é livremente inspirado nas crônicas e na obra do escritor mineiro e passeia por temas como a condição humana, a ternura, a doçura, o amor e a falta desse sentimento
https://www.sampaonline.com.br/noticias/aurora+uma+homenagem+obra+paulo+mendes+campos+estreia+centro+cultural+sao+paulo.php
Sambistas se apresentam em show gratuito na Universidade Zumbi dos Palmares.
A Universidade Zumbi dos Palmares apresenta no dia 23 de novembro, o show com os 12 sambistas vencedores do concurso de sambas inéditos das comunidades de samba de São Paulo, como parte da programação da Semana da Consciência Negra.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sambistas+show+gratuito+universidade+zumbi+dos+palmares.php
Musical Dom Casmurro ganha duas apresentações gratuitas no Pavilhão da Bienal de São Paulo.
Espetáculo indicado a cinco categorias no Prêmio Destaque Imprensa Digital integra a programação institucional da Fundação Bienal com sessões nos dias 21 e 22 de novembro
https://www.sampaonline.com.br/noticias/musical+dom+casmurro+ganha+duas+apresentacoes+gratuitas+pavilhao+bienal+sao+paulo.php
No Dia da Consciência Negra, MIS recebe a estreia do documentário "Cabo Verde – um sonho possível", seguido de bate-papo com diretor.
O bate-papo terá como convidado o professor Celso Luiz Prudente, diretor do documentário e curador da MICINE.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/dia+consciencia+negra+mis+documentario+cabo+verde+sonho+possivel+seguido+bate+papo+Celso+Luiz+Prudente.php
Moderno e acessível, o Teatro Pinheiros One abre as cortinas dia 30 na região do Butantã.
A sala de espetáculos reforça o polo de cultura na Marginal Pinheiros. A programação de lançamento tem humor, clássico e infantil. Noite de inauguração tem coquetel e leitura de texto inédito de Elias Andreato
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+pinheiros+one+abre+cortinas+regiao+butanta.php
No feriado pelo Dia da Consciência Negra, Sesc Pinheiros tem programação especial .
Apresentações de dança, oficina de quadrinhos, shows e outras modalidades artísticas estão contempladas na programação do mês para evidenciar a contribuição da cultura afro-brasileira para a sociedade
https://www.sampaonline.com.br/noticias/feriado+dia+consciencia+negra+sesc+pinheiros+programacao+especial.php