Mulheres em Cena chega ampliado à 5ª edição

Agosto 23, 2021

"Mulheres em Cena", projeto idealizado por Vanessa Macedo e produzido pela Cia. Fragmento de Dança, que surgiu em 2018, com o desejo de difundir trabalhos concebidos e dançados por artistas mulheres, chega à 5ª edição expandido e transformado em Mostra Artística. Serão seis dias (de 24 a 29 de agosto), com atividades online, reunindo aulas práticas, palestras, vivências e sarau de poesia aberto, além de compartilhamento de trabalhos de dança, teatro e performance, que exploram materiais autobiográficos e o depoimento como linguagem cênica. No encerramento (29/8), às 19h, as artistas envolvidas se encontram com o público, para um bate-papo online pela plataforma Zoom.

A mostra abre na terça, dia 24, às 19h, com o workshop "Feminino e Autoficção", tendo à frente a atriz Raíza Rameh propondo pensar formas de narrar a experiência feminina e reconhecê-la como sujeito portador da sua verdade junto à ficção. Sócia do Instituto do Ator e atriz da Cia de Cinema IRMA, Raíza Rameh tem especialização em Psicanálise e mestrado em Estudos Contemporâneos das Artes.

A partir de quarta-feira, todos os dias, às 10h, acontece uma atividade teórica e/ou prática, girando em torno de temas relacionados a gênero, feminismo, ancestralidade e performatividades do feminino, com uso de materiais autobiográficos e depoimentos na cena, conduzidas pelas artistas Debora Campos, Alice Vieira Barros, Kika Souza, Heloísa Sousa e Luiza Saad (Teatro das Cabras – Natal/RN). Artistas, estudantes e pessoas interessadas em participar das atividades, que serão realizadas ao vivo online, precisam fazer inscrição através do link: https://www.ciafragmentodedanca.com.br/mulheres-5a-edição.

As apresentações das performances têm início na quinta e vão até sábado (26/08 a 28/08), sempre com dois trabalhos por noite, às 20h e às 21h, transmitidos pelo canal do YouTube da Cia. Fragmento: https://www.youtube.com/user/ciafragmento2. O primeiro é "Lavra" – Esboço1, atual pesquisa da artista Érica Tessarolo, que transpõe para a dança um termo usado no preparo da terra, para afirmar um corpo em permanente estado de cultivo. Na sequência, é a vez de "Ela passou por aqui", uma obra de ficção da dramaturga Isabella Mariotti, mas também uma peça sobre como foi e como poderia ter sido a sua vida.

A transmissão de sexta, 27/08, começa com "Bruma", criação de Luisa Coser, interpretada por Patrícia Pina Cruz, que questiona o significado de ser mulher, revisitando e absorvendo gestos de outras mulheres para fazer emergir uma espécie em mutação. O segundo trabalho, "Salivas", de Emilene Gutierrez, é uma tentativa de tornar corpo uma espécie de subjetividade feminina, na qual a atriz se lança em disparadores físicos para a criação de estados, textos e ações, gerando zonas de fricção entre as linguagens.

A artista interdisciplinar baiana Rubi dos Santos entra no sábado (28) com a dança manifesto "Carne Viva". Corporificando uma narrativa própria, por meio de cenas de improvisação, dança e teatro, sobre o entendimento do que é ser uma mulher afrodescendente na diáspora africana hoje, tem o desejo de ressignificar um imaginário assentado em mitos de subalternidade. Por último, com "Venganza: Pega homem?", Laís Efstathiadis e Wini Lippi, da Coletiva Verborrágika, agrupamento que tem como linha de pesquisa a interseccionalidade de narrativas entre mulheres periféricas, mulheres cis/transgêneres e mulheres mães, propõem um experimento construído a partir de relatos de abusos sexuais vividos pelas próprias integrantes da coletiva. Encontram, no deboche, o meio de estancar as feridas expostas pelas violências sofridas, enquanto denunciam a cultura do estupro estruturada pela sociedade cisheteropatriarcal.

No domingo, último dia da mostra, às 16h, tem congraçamento com o "Sarau Afro Mulheres Negras da Quebrada Hip Hop", comandado por Adelina Maria Martins, com participações das convidadas Ada, Anna Cristo, Doris, Gatinhas Futuristas, Luciene Torquato e Victoria Saimon, e microfone aberto para quem quiser somar. Para participar, também é necessário se inscrever no mesmo link. A mostra se encerra com uma conversa com as artistas sobre seus processos de criação, aberta pela plataforma Zoom, às 19h.

Serviço
5º Mulheres em Cena – performances, aulas, palestras, vivências e sarau
Atividades on-line – Inscrições: https://www.ciafragmentodedanca.com.br/mulheres-5a-edição
24/8 (terça-feira), 19h - Feminino e Autoficção - Raíza Rameh
(atividade teórica - duração 2h30)
25/8 (quarta-feira), 10h - Ancestralidade em Movimento: Conexão Mulher - Débora Campos
(atividade prática - duração 2h)
26/8 (quinta-feira), 10h - O Eu laborando espelhos: Narcisa Amália e a invenção da poeta mulher - Alice Vieira Barros (atividade teórica - duração 2h)
27/8 (sexta-feira), 10h - Apagamento Histórico da Mulher no Hip Hop - Kika Souza
(atividade teórica - duração 2h30)
28/8 (sábado), 10h - Fotoperformance e Composições de Si - Heloísa Sousa e Luiza Saad

(atividade teórico-prática - duração 2h30)
29/8 (domingo), 16h – O Sarau Afro Mulheres Negras da Quebrada Hip Hop" - Adelina Maria Martins
(convidadas e microfone aberto - duração 2h)

Mostra de Processos – Acesso: https://www.youtube.com/user/ciafragmento2
26/8 (quinta-feira)
20h – Lavra - Esboço 1 – Érica Tessarolo
21h – Ela passou por aqui – Isabella Mariotti
27/8 (sexta-feira)
20h – Bruma – Luisa Coser e Patricia Pina Cruz
21h – Salivas – Emilene Gutierrez
28/8 (sábado)
20h – Carne Viva – Rubi dos Santos
21h – Venganza: Pega homem? – Coletiva Verborrágika: Laís Efstathiadis e Wini Lippi
29/8 (domingo)
19h – Bate-papo com as artistas participantes
Via plataforma Zoom
ID ZOOM: 860 8763 3817

Classificação etária: 16 anos | Grátis
Programação completa em: https://www.ciafragmentodedanca.com.br/mulheres-5a-edi%C3%A7%C3%A3o