Junho 26, 2020
Entre os dias 30.06 e 05.07, o Museu da Imagem e do Som - MIS, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, recebe os debates do Festival de Finos Filmes. As conversas, ao vivo, acontecem no canal de YouTube do Museu .
O Festival chega online à sétima edição e se transforma em mostra beneficente de curtas-metragens, com debates ao vivo. A seleção de 2020 do Festival é composta por 13 curtas-metragens, escolhidos dentre mais de 200 enviados durante período de inscrição. Os filmes nos quais os debates se baseiam estarão disponíveis no streaming Spcine Play a partir do dia 25 de junho. Além da programação de cinema do festival, o #MISemCasa, campanha virtual com conteúdo diário e inédito do Museu, traz outras conteúdos esta semana como a atividade Fotografia - referências para o processo criativo, o Notas Contemporâneas com Elba Ramalho e o depoimento de Máximo Barro, para a coleção Memória do cinema, do Acervo MIS.
Criado e dirigido pelo cineasta Felipe Poroger, o festival terá curtas-metragens como pontos de partida para debates sobre política, cultura, identidade, filosofia e outros temas. Em seis dias de festival, serão seis debates, um por dia. Ana Maria Gonçalves, Lázaro Ramos, Isabela Reis, Alice Marcone, Dina Alves, Helena Ignez, Sarah Oliveira, Eliane Caffé, Eugênio Bucci, Sthefany de Paula, Yasmin Santos, Christiane Jatahy, Michel Laub, Silvana Bahia, Rita Mattar, Antônio Pitanga, João Paulo Miranda, Laís Bodanzky e Pastor Henrique Vieira são alguns dos nomes confirmados para os debates. Uma novidade desta sétima edição é que será um festival de cinema beneficente: cada debate será vinculado a uma instituição que precise de doações. Os internautas serão incentivados a fazer uma doação diretamente na conta deles. Mais informações acesse @finosfilmes no Instagram ou www.finosfilmes.com.br
Confira abaixo a programação de debates.
30.06 |20h | Resgatar o passado, construir o futuro
Ana Maria Gonçalves e Lázaro Ramos, com mediação de Isabela Reis. Debate a partir dos filmes Sem asas (Renata Martins) e A morte branca do feiticeiro negro (Rodrigo Ribeiro).
01.07 | 18h | Corpo e liberdade
Diná Alves, Helena Ignez e Alice Marcone, com mediação de Sarah Oliveira. As quatro falam sobre corpo e liberdade, a partir dos filmes Carne (Camila Kater), Liberdade é uma palavra (Stephanie Ricci) e Bonde (Asaph Luccas).
02.07 | 18h | Produção de imagens e filmes como instrumento de resistência
Eliane Caffé, Eugênio Bucci e Sthefany de Paula, com mediação de Yasmin Santos. Falam sobre produção de imagens e filmes como instrumento de resistência, a partir de Imagens de um sonho (Leandro Olímpio) e Conte isso àqueles que dizem que fomos derrotados (Aiano Bemfica, Camila Bastos, Cristiano Araújo, Pedro Maia de Brito).
03.07| 18h|Arte, memória e tecnologia
Christiane Jatahy, Michel Laub e Silvana Bahia, com mediação de Rita Mattar, discutem arte, memória e tecnologia a partir do filmes Recoding Art (Bruno Moreschi, Gabriel Pereira), Luis Humberto: o olhar possível (Mariana Costa, Rafael Lobo) e Sangro (Tiago Minamisawa, Bruno Castro e Guto BR).
04.07 | 15h | Cinema brasileiro hoje
Dia dedicado ao cinema brasileiro – Debate com Antônio Pitanga e João Paulo Miranda, ator e diretor de Casa de Antiguidades, selecionado para a Competição Oficial de Cannes 2020. Mediação da presidente da Spcine, Laís Bodanzky. Os dois falam sobre o filme e a situação do cinema brasileiro atual. Convidados surpresa, ligados ao cinema nacional, aparecerão nessa live.
05.07 | 15h |Percepções do tempo
Pastor Henrique Vieira fala sobre tempo e política, a partir dos filmes Aos cuidados dela (Marcos Yoshi), Baile (Cintia Domit Bittar) e Guaxuma (Nara Normande). Mediação de Felipe Poroger. Outros convidados a confirmar.
#MISemCASA + programação
Além dos debates do Festival de Finos Filmes, a programação do #MISemCASA desta semana traz outros eventos em seu canal no YouTube. Confira:
29.06 | Segunda-feira | 20h | Memória do Cinema – Máximo Barro
O programa Memória do cinema colheu depoimentos de importantes nomes do universo cinematográfico brasileiro, que são incontornáveis para a compreensão da evolução da forma de fazer cinema no Brasil e suas nuances, técnicas e gêneros. Neste episódio, apresenta uma edição especial do depoimento de Máximo Barro, realizado no MIS, em parceria com a Heco Produções, em 2013. Montador, produtor e pesquisador, Máximo Barro fala sobre seu primeiro contato com o cinema, os filmes que marcaram sua vida como Uma noite no Rio, com Carmen Miranda, e conta sobre as mudanças no cinema nacional com a fundação da Cia. Cinematográfica Vera Cruz, entre outros assuntos. Outros depoimentos de importantes personalidades do cinema brasileiro, como Rogério Sganzerla, Nelson Pereira dos Santos, Tizuka Yamazaki, Cacá Diegues, Jean-Claude Bernardet e Eduardo Coutinho, podem ser acessados pelo Acervo Online
01.07 | Quarta-feira | 20h | Notas Contemporâneas - Elba Ramalho
O Notas Contemporâneas, projeto mensal do MIS, registra depoimentos de compositores e intérpretes icônicos da música brasileira. O programa se divide em duas etapas: a primeira é composta de um longo depoimento realizado em estúdio, que passa a integrar o Acervo MIS; a segunda é ao vivo, no palco do Auditório MIS. Em novembro de 2016, o MIS convidou a cantora, compositora, atriz e instrumentista Elba Ramalho. A artista participou de um bate-papo sobre sua carreira mediado pelo jornalista Cadão Volpato, enquanto a Banda MIS interpretou seus grandes sucessos no palco. Além dos melhores momentos dessa entrevista, o público confere neste vídeo parte do depoimento de Elba concedido para o Acervo do Museu.
03.07 | Sexta-feira | 11h | Fotografia - referências para o processo criativo
Na segunda aula da Oficina de Fotografia, realiza pelo Pontos MIS, programa de difusão cultural presente em todo o Estado de São Paulo, os oficineiros Beto Salgado e Leandro Menezes discorrerem sobre o trabalho dos fotógrafos Steve McCurry, Tadeu Vilani, Philip-Lorca diCorcia e Jeff Wall, com ênfase no tema Retrato. Para participar da oficina, basta preencher formulário neste link , disponível a partir no dia 03.07, às 11h. As aulas acontecem por meio de vídeos que serão enviados por email aos interessados.
O #MISemCasa acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19 - que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham o seu funcionamento suspenso temporariamente.
Serviço
FESTIVAL DE FINOS FILMES - DEBATES
DATA 30.06 a 05.07
HORÁRIO conforme programação (ao vivo)
canal de YouTube do Museu
#MISemCASA Diarimente no YouTube do MIS
Mais informações: www.mis-sp.org.br
Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo| (11) 2117 4777
www.mis-sp.org.br
O MIS conta com patrocínio máster de Youse, patrocínio de Kapitalo Investimentos, Denso e Cielo, e apoio institucional de TozziniFreire Advogados.
CAIXA Cultural São Paulo recebe musical infantojuvenil Menino Mandela no mês da Consciência Negra.
Com texto de Ricardo Gomes e Mariana Jaspe, espetáculo convida a criançada para conhecer a brilhante trajetória de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e vencedor do Prêmio Nobel da Paz.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/caixa+cultural+sao+paulo+recebe+musical+infantojuvenil+menino+mandela+mes+consciencia+negra.php
Aurora - Uma homenagem à obra de Paulo Mendes Campos estreia dia 27 de novembro no Centro Cultural São Paulo.
Mescla de teatro, sarau, happening, festa e até ópera set, e com direção de Rodrigo Penna, o espetáculo é livremente inspirado nas crônicas e na obra do escritor mineiro e passeia por temas como a condição humana, a ternura, a doçura, o amor e a falta desse sentimento
https://www.sampaonline.com.br/noticias/aurora+uma+homenagem+obra+paulo+mendes+campos+estreia+centro+cultural+sao+paulo.php
Sambistas se apresentam em show gratuito na Universidade Zumbi dos Palmares.
A Universidade Zumbi dos Palmares apresenta no dia 23 de novembro, o show com os 12 sambistas vencedores do concurso de sambas inéditos das comunidades de samba de São Paulo, como parte da programação da Semana da Consciência Negra.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sambistas+show+gratuito+universidade+zumbi+dos+palmares.php
Musical Dom Casmurro ganha duas apresentações gratuitas no Pavilhão da Bienal de São Paulo.
Espetáculo indicado a cinco categorias no Prêmio Destaque Imprensa Digital integra a programação institucional da Fundação Bienal com sessões nos dias 21 e 22 de novembro
https://www.sampaonline.com.br/noticias/musical+dom+casmurro+ganha+duas+apresentacoes+gratuitas+pavilhao+bienal+sao+paulo.php
No Dia da Consciência Negra, MIS recebe a estreia do documentário "Cabo Verde – um sonho possível", seguido de bate-papo com diretor.
O bate-papo terá como convidado o professor Celso Luiz Prudente, diretor do documentário e curador da MICINE.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/dia+consciencia+negra+mis+documentario+cabo+verde+sonho+possivel+seguido+bate+papo+Celso+Luiz+Prudente.php
Moderno e acessível, o Teatro Pinheiros One abre as cortinas dia 30 na região do Butantã.
A sala de espetáculos reforça o polo de cultura na Marginal Pinheiros. A programação de lançamento tem humor, clássico e infantil. Noite de inauguração tem coquetel e leitura de texto inédito de Elias Andreato
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+pinheiros+one+abre+cortinas+regiao+butanta.php
No feriado pelo Dia da Consciência Negra, Sesc Pinheiros tem programação especial .
Apresentações de dança, oficina de quadrinhos, shows e outras modalidades artísticas estão contempladas na programação do mês para evidenciar a contribuição da cultura afro-brasileira para a sociedade
https://www.sampaonline.com.br/noticias/feriado+dia+consciencia+negra+sesc+pinheiros+programacao+especial.php
Cia. Coisas Nossas estreia o musical O Território do Samba no Teatro Paulo Eiró.
Um elenco de 19 atores e músicos dá vida a uma história costurada por sambas de enredo e composições de grandes nomes do samba da zona norte de São Paulo, como Zeca da Casa Verde, Talismã, Carlão do Peruche e Geraldo Filme.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+coisas+nossas+estreia+musical+territorio+samba+teatro+paulo+eiro.php
Vamos que Venimos Brasil promove festival de teatro adolescente em Santo André e São Paulo.
O festival é a versão brasileira do festival criado em Buenos Aires, Argentina, e que integra uma grande rede de teatro latino-americana. A programação contará com espetáculos de grupos de Mauá, Tatuí, São Paulo, Santo André, Jundiaí e Ribeirão Pires.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/vamos+que+venimos+brasil+promove+festival+teatro+adolescente+santo+andre+sao+paulo.php
Festival gratuito na Cinemateca reúne mais de 150 marcas autorais, atrações culturais e área gastronômica.
O evento reúne mais 150 marcas criativas e uma programação cultural completa com shows de música brasileira e jazz, espaço para as crianças criado pela Muskinha, exibições de filmes, bate-papos sobre empreendedorismo, oficinas criativas, flash tattoo, pintura ao vivo com artistas e uma área gastronômica com várias opções para todos os gostos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+gratuito+cinemateca+reune+mais+150+marcas+autorais+atracoes+culturais+area+gastronomica.php