Memorial da América Latina retoma atividades com cinema drive-in

Julho 22, 2020

Em parceria com o Petra Belas Artes, o Memorial da América Latina inaugurou o Belas Artes Drive-In, espaço destinado à exibição de filmes em que o público assiste à sessão dentro de seu próprio carro, respeitando o isolamento social.

Sob orientação da área da saúde e do Centro de Contingência do Coronavírus, o Belas Artes Drive-In segue protocolos rigorosos de saúde, com regras de distanciamento social, higiene, limpeza de ambientes, comunicação e monitoramento. Entre os cuidados obrigatórios estão a distância mínima de 1,5 metro entre pessoas e carros em todos os ambientes, máximo de quatro ocupantes no carro, pagamentos via aplicativo, exigência do uso de máscaras e aferição de temperatura de funcionários e clientes.

Para garantir o distanciamento, o acesso ao áudio do filme é obtido por meio do rádio do próprio carro, sintonizado via FM – o método de transmissão é um dos diferenciais do projeto.

A posição dos carros em fila é organizada pela equipe do evento, que posiciona carros maiores, do tipo utilitários, na lateral do espaço, para dar melhor visibilidade aos demais. Os banheiros disponibilizados durante a exibição serão higienizados a cada uso. Dispositivos de álcool em gel estarão disponíveis no local.

Além dos filmes propostos pela programação do evento, haverá uma seleção de músicas antes início do filme, apresentadas pela Nomade Orquestra.

Retomada

O projeto, resultado de uma parceria entre o Belas Artes, o Memorial da América Latina e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, tem como objetivo iniciar a retomada das atividades do setor cultural e criativo, considerando o cenário da pandemia.

O setor cultural e criativo foi um dos mais afetados pela pandemia do coronavírus. A Secretaria estima que o segmento terá redução de cerca de metade da receita anual prevista. Uma pesquisa da Fipe sobre os impactos econômicos das medidas de isolamento e distanciamento social no Estado de São Paulo indica que atividades artísticas e criativas estão entre os dez setores com maior índice de vulnerabilidade econômica diante da pandemia.

Próximas exibições:

Quinta-feira, 23/07
18h – O Fabuloso Destino De Amelie Poulain
21h – Pulp Fiction: Tempo de Violência

Sexta-feira, 24/07
18h – Apocalipse Now – Final Cut
23h – Videodrome: A Síndrome do Vídeo

Sábado, 25/07
18h – O Gordo e o Magro em Filhos do Deserto
20h – Buena Vista Social Club
23h – Interestelar

Domingo, 26/07
18h – Especial: Cinema Paradiso
21h – A Lei do desejo

Terça-feira, 28/07
21h – Macabro

Quarta-feira, 29/07
18h – Paddington 2
21h – Interestelar

Quinta-feira, 30/07
18h – Macabro
21h – Os fantasmas se divertem

Sexta-feira, 31/07
17h50 – Big pai, big filho
20h – Relíquia Macabra
23h – Macabro

Sábado, 01/08
18h – Noiva cadáver
20h30 – Macabro
23h – Os fantasmas se divertem

Domingo, 02/08
18h – O abominável Dr. Phibes
21h – Sweeney Todd: O barbeiro demoníaco da Rua Fleet

Terça-feira, 04/08
18h – Blade Runner: o caçador de Androides

Quarta-feira, 05/08
18h – Paddington 2
21h – Drive

Quinta-feira 06/08
18h – Os melhores anos de uma vida
21h – Blade Runner: o caçador de Androides

Sexta-feira 07/08
17h50 – Corgi: Top dog
20h – Tel Aviv em Chamas
23h – O Iluminado

Sábado, 08/08
17h50 – Buster Keaton em Marinheiro de encomenda
20h – Drive
23h – Blade Runner: o caçador de Androides

Domingo, 09/08
18h – Casablanca
21h30 – Cantando na Chuva

Serviço

Belas Artes Drive-In
Onde: Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda
Quando: de terça a domingo
Horários: definidos de acordo com a duração dos filmes
Capacidade: 100 carros
Para mais informações, ingressos, programação completa e classificação indicativa dos filmes consulte o site: https://www.cinebelasartes.com.br

Drive-in

O cinema drive-in surgiu em 1932 por iniciativa do norte-americano Richard Hollingshead. A fim de contentar a mãe que reclamava dos assentos de cinema por não comportarem pessoas acima do peso, Richard teve a brilhante ideia de fazer as pessoas assistirem aos filmes no conforto dos carros, valendo-se apenas de um telão para projeção e de um estacionamento.

Sobre o Belas Artes

O Belas Artes abriu suas portas em 1956, sendo eleito pelo quarto ano consecutivo o Melhor Cinema de Rua da capital paulista por voto popular no Guia da Folha de S. Paulo. O cinema também está em primeiro lugar nas categorias Melhor Programação Alternativa, Melhor Sala de Cinema, Melhor Sala para Casal e Melhor Atendimento ao Público.

Sobre o Memorial da América Latina

Projetado por Oscar Niemeyer, o Memorial ocupa um espaço de mais de 84 mil m² e se configura como um polo de integração social, cultural e política dos países de língua latina. Além de festas tradicionais desses países, sedia exposições, festivais de música e gastronomia, simpósios, congressos e palestras. É uma fundação do Governo do Estado de São Paulo, administrada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa.