Memorial da América Latina recebe a Semana da Cultura Uruguaia 2021

Setembro 08, 2021

O Memorial da América Latina, em apoio cultural ao Consulado Geral do Uruguai em São Paulo, apresenta, entre os dias 10 e 19 de setembro, a Semana da Cultura Uruguaia 2021. A programação inclui diversas expressões artísticas e culturais do país e convida a uma integração entre brasileiros e uruguaios que aqui residem.

Entre os dias 13 e 17 de setembro, o público poderá acompanhar lives pelo Youtube relacionadas à gastronomia, música, teatro e literatura uruguaias. Um dos destaques da mostra é a exibição da peça La Bailarina de Maguncia, exibida em 2019 no Teatro Solís, marco histórico e turístico de Montevideo. A programação também inclui um bate-papo com a escritora Gabriela Aguerre sobre literatura uruguaia, em uma mesa em que também estarão presentes Alexandre Barbosa (CBEAL) e o Cônsul do Uruguai em São Paulo, Facundo Fernandez, além de uma palestra ao vivo com a prestigiada universidade Centro Latinoamericano de Economia Humana (CLAEH) do Uruguai, sobre intercâmbio cultural, entre outras atrações.

Já entre os dias 10 e 19 de setembro, das 9h às 17h, os visitantes do Espaço Gabo, na Praça das Sombras do Memorial da América Latina, poderão conferir a exposição Orientais: expressões artísticas uruguaias, com obras de cinco artistas uruguaios: Soledad Da Rosa, Juan Muzzi, Angela Arregui e Sebastián Laguarda e Roberto Giannecchini Suárez.

“O Memorial da América Latina é um polo de integração latino-americano e também tem a missão de divulgar o potencial cultural e artístico das nações do bloco. Por isso, é com grande prazer que anunciamos a Semana da Cultura Uruguaia 2021 como uma forma de estreitar laços com o país e ajudar a promover a tradição uruguaia no Brasil”, afirma Jorge Damião, presidente do Memorial da América Latina.

ARTISTAS DA EXPOSIÇÃO NO ESPAÇO GABO

Sebastián Laguarda
Sebastián Laguarda Adinolfi nasceu em Montevidéu e foi criado na Fronteira da Paz, que abrange as cidades de Rivera (Uruguai) e Santana do Livramento (Brasil). Graduou-se em Economia no Uruguai. Desde então vive no Brasil, onde desenvolveu sua carreira voltada ao mundo das finanças. Com essa mudança vieram muitas reflexões responsáveis pela retomada de uma de suas paixões de infância, a pintura, a qual possibilitou a expressão de seus sentimentos por meio de cores e formas. Na Semana da Cultura Uruguaia o artista expõe obras da série “O Cubo”.

Angeli Arregui
Aquarelista uruguaia, participou de exposições e workshops nacionais e internacionais e possui várias obras premiadas. Realizou seus estudos de arte em museus e casas culturais, nas cidades de Porto Alegre, São Paulo e Montevidéu. É professora de técnica de aquarela em galerias e em ateliê pessoal.

Juan Muzzi
Dotado de uma capacidade criativa ímpar e imaginação inquieta, Juan Muzzi nasceu no Uruguai em 1949 e vive no Brasil desde 1971, onde desenvolve trabalhos de arte pública e expõe pinturas, esculturas e peças de várias fases de sua carreira, numa trajetória de mais de 50 exposições realizadas.

Soledad Da Rosa
Pelos últimos dez anos, a artista plástica Soledad Da Rosa vem fazendo pinturas decorativas e aprendendo todo tipo de técnicas e texturas. Faz pinturas a óleo, técnicas de mistura e acrílico, sem um tema específico, mas sempre evoluindo. Iniciou seus estudos de pintura a óleo em 2009 em um ateliê dirigido por Horacio Fabri, e desde 2014, continua aprendendo diferentes técnicas com Hugo Rossi, um renomado artista plástico uruguaio. Inscreveu-se em um ateliê de pintura dirigido por Fernando Oliveri, outro artista uruguaio com experiência internacional, onde tem aperfeiçoado suas técnicas.

Roberto Giannecchini
Diplomado em Eletrônica e especializado em Computação de Dados em seu país de origem, o Uruguai, Roberto Giannecchini atua há mais de 20 anos na área, mas, paralelamente a isso, na arte, encontrou mais um talento e tornou-se um escultor renomado, que já participou de diversas exposições com suas esculturas que incorporam elementos da tecnologia.

ARTISTAS E APRESENTAÇÕES NO YOUTUBE

Mauro Vedia
Escritor, cineasta, dramaturgo, diretor de teatro e ator, o multifacetado artista Mauro Vedia é radicado em São Paulo desde a década de 1990. Dirigiu e escreveu o longa-metragem Jardim Europa, o telefilme A Performance, os contos Ariel e Alex, além de mais de 12 peças teatrais.

Siqueira Lima
Ganhadores do prêmio “Profissionais da Música 2015”, no Brasil, e do “Brazilian International Press Awards 2014”, nos Estados Unidos, Cecilia Siqueira e Fernando Lima formam um duo de guitarras com 16 anos de trabalho e que ultrapassa barreiras e estilos musicais. São reconhecidos como um dos maiores fenômenos da atualidade e disputados para festivais e concertos pelo mundo.

La Solea
Com dezenas de shows no Uruguai, Argentina e Brasil, o trio instrumental composto por duas guitarras espanholas e um cajón (instrumento de percussão) flamenco tem mais de dez anos de trajetória, álbuns lançados e um DVD ao vivo.

Daniel Tatita Marquez
Com ampla formação acadêmica e experiência com vários maestros, o percussionista Daniel Tatita Marquez é um pesquisador e propagador do ritmo e tambor do Candombe, a música emblemática de Montevidéu, tanto que tornou-se embaixador da Marca País Uruguai e Consultor de Candombe na UNESCO. O artista conta com 25 projetos de pesquisa do Candombe e já editou oito álbuns de jazz, candombe eletrônico e candombe contemporâneo.

La Bailarina de Maguncia
A peça de teatro escrita por Sandra Massera narra a trajetória de vida de uma mulher, ex-ativista política e defensora dos direitos dos trabalhadores durante a Segunda Guerra Mundial. A obra, com a atriz Noelia Campo, foi exibida em março de 2019 no consagrado Teatro Solís, em Montevideo.

Palestra CLAEH Universidad
Exposição sobre as possibilidades de cooperação e intercâmbios culturais com o Brasil. Apresentada pelo Centro Latinoamericano de Economia Humana (CLAEH) do Uruguai.

Gabriela Aguerre
Gabriela Aguerre nasceu em Montevidéu, no Uruguai, em 1974, e veio para o Brasil ainda na infância. Jornalista e pós-graduada no curso de Formação de Escritores do Instituto Vera Cruz, foi diretora de redação da revista Viagem e Turismo e trabalhou na Superinteressante e outras publicações da imprensa. Em 2012, a autora recebeu o Prêmio Jabuti pela contribuição no livro “Destinos de sonho” (Abril, 2012). Gabriela foi, ainda, cofundadora da Editora Alpendre, uma das primeiras editoras 100% digitais do Brasil. Gabriela também é professora de escrita criativa.

Fuego Celeste Parrillada
Restaurante especializado em culinária uruguaia, localizado na Vila Mariana, bairro na Zona Sul de São Paulo, o Fuego Celeste Parrillada preparou um vídeo para apresentar pratos típicos uruguaios.

Programação

Segunda, 13 de setembro
19h às 20h: Mauro Vedia realiza leitura de obra com interação do público

Terça, 14 de setembro
19h às 19h20: Duo de guitarras Siqueira Lima apresenta música tradicional uruguaia
19h30 às 20h: La Solea faz apresentação de música tradicional do Uruguai

Quarta, 15 de setembro
19h30 às 20h20: Daniel Tatita Marquez faz show de percussão

Quinta, 16 de setembro
19h às 20h10: Apresentação da peça teatral La Bailarina de Maguncia

Sexta, 17 de setembro
15h às 15h30: Palestra da universidade Centro Latinoamericano de Economia Humana (CLAEH) do Uruguai. Tema: La Formación Profesional – Intercambio Cultural com interação do público
19h30 às 20h: A escritora e jornalista Gabriela Aguerre conversa com Alexandre Barbosa (CBEAL) e com o Cônsul do Uruguai em São Paulo, Facundo Fernandez, sobre literatura uruguaia
20h às 20h30: restaurante Fuego Celeste Parrillada exibe vídeo sobre pratos típicos uruguaios

Serviço
Semana da Cultura Uruguaia
Exposição Orientais: expressões artísticas uruguaias: de 10 a 19 de setembro, das 9h às 17h, no Espaço Gabo
Programação online: de 13 a 17 de setembro, no https://www.youtube.com/c/MemorialdaAmericaLatinasp.
Grátis