MAC USP discute o processo curatorial em série de webinários

Setembro 15, 2020

Entre 22 de setembro e 27 de outubro, às terças-feiras, o MAC USP realiza série de webinários para discutir a questão curatorial, tendo como base o Projeto Temático FAPESP "Coletar, Identificar, Processar, Difundir. O Ciclo Curatorial e a Produção do Conhecimento", com sede no próprio Museu, que envolve a pesquisa e preparação para a reformulação da mostra permanente de acervo, prevista para o segundo semestre de 2021.

Os encontros pretendem ampliar a compreensão de curadoria para além do momento de extroversão dos acervos, mas também como processo de produção de conhecimento que envolve diversos saberes. A curadoria reconhecida como um conjunto de ações que se desenvolve em diversas etapas e abrange desde a aquisição/coleta de obras, passando pela documentação, catalogação, conservação, pesquisa, educação e extroversão por diferentes meios.

Participam das mesas pesquisadores que se utilizam de práticas curatoriais na extroversão de seus objetos de estudo, contribuindo para a reflexão sobre o ciclo curatorial e sua interação com as equipes técnicas. São representantes de uma rede de instituições na cidade de São Paulo, com a qual o Museu pretende trabalhar colaborativamente em projetos de pesquisa em processos curatoriais.

Programação

22 de setembro, 14h30
O ciclo curatorial no MAC USP

29 de setembro, 14h30
Pesquisa e curadoria de arte na USP

6 de outubro, 14h30
Pesquisa e curadoria nos Museus e Coleções da USP

13 de outubro, 14h30
Pesquisa e curadoria nos Museus de São Paulo

20 de outubro, 14h30
Pesquisa e curadoria nos Institutos Culturais

27 de outubro, 14h30
Pesquisa e curadoria nas Instituições de Ensino Superior

Programação completa em www.mac.usp.br