MAC USP discute o processo curatorial em série de webinários

Setembro 15, 2020

Entre 22 de setembro e 27 de outubro, às terças-feiras, o MAC USP realiza série de webinários para discutir a questão curatorial, tendo como base o Projeto Temático FAPESP "Coletar, Identificar, Processar, Difundir. O Ciclo Curatorial e a Produção do Conhecimento", com sede no próprio Museu, que envolve a pesquisa e preparação para a reformulação da mostra permanente de acervo, prevista para o segundo semestre de 2021.

Os encontros pretendem ampliar a compreensão de curadoria para além do momento de extroversão dos acervos, mas também como processo de produção de conhecimento que envolve diversos saberes. A curadoria reconhecida como um conjunto de ações que se desenvolve em diversas etapas e abrange desde a aquisição/coleta de obras, passando pela documentação, catalogação, conservação, pesquisa, educação e extroversão por diferentes meios.

Participam das mesas pesquisadores que se utilizam de práticas curatoriais na extroversão de seus objetos de estudo, contribuindo para a reflexão sobre o ciclo curatorial e sua interação com as equipes técnicas. São representantes de uma rede de instituições na cidade de São Paulo, com a qual o Museu pretende trabalhar colaborativamente em projetos de pesquisa em processos curatoriais.

Programação

22 de setembro, 14h30
O ciclo curatorial no MAC USP

29 de setembro, 14h30
Pesquisa e curadoria de arte na USP

6 de outubro, 14h30
Pesquisa e curadoria nos Museus e Coleções da USP

13 de outubro, 14h30
Pesquisa e curadoria nos Museus de São Paulo

20 de outubro, 14h30
Pesquisa e curadoria nos Institutos Culturais

27 de outubro, 14h30
Pesquisa e curadoria nas Instituições de Ensino Superior

Programação completa em www.mac.usp.br

Outras notícias

O Mundo do Circo SP celebra o Mês das Crianças com Irmãs Botero, Family Cirkus e outras atrações.
No dia 12 de outubro, a programação reúne a Vivência Figura Games, das 11h às 13h e das 14h30 às 16h30, e O Maior Espetáculo Sustentável da Terra, às 17h.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+celebra+mes+das+criancas+com+irmas+botero+family+cirkus+outras+atracoes.php

Biblioteca de São Paulo recebe apresentações do Projeto Guri, cinema e contação de histórias no mês das crianças.
Programação gratuita de outubro reúne atividades literárias e oficinas, além de últimos dias de visitação da exposição Nas margens do Camburi: da fabulação ao livro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/biblioteca+sao+paulo+recebe+apresentacoes+projeto+guri+cinema+contacao+historias+mes+das+criancas.php

Programação de outubro para crianças e família no Itaú Cultural tem gastronomia, oficinas, cinema e espetáculos teatrais.
Diferentes atividades, sempre gratuitas, ocupam os espaços da instituição ao longo do mês, com experiências de arte, natureza e imaginação, cultura alimentar, sessões de curtas-metragens brasileiros e apresentações teatrais. Haverá programação especial no Dia das Crianças.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/programacao+outubro+para+criancas+familia+itau+cultural+tem+gastronomia+oficinas+cinema+espetaculos+teatrais.php