Coletivo Pedra Rubra se apresenta de graça em praças da Zona Sul neste fim de semana

Dezembro 11, 2025

Nos dias 13 e 14 de dezembro de 2025, sábado e domingo às 15h, o Coletivo Pedra Rubra (@coletivopedrarubra) realiza apresentações gratuitas do espetáculo "Mulheres de Pedra Rubra" em praças da Zona Sul da cidade de São Paulo. A peça é inspirada em histórias reais de mulheres da periferia da Zona Sul.

No dia 13 de dezembro de 2025 (sábado), às 15h, o espetáculo será apresentado na Praça João Beiçola da Silva. E no dia 14 de dezembro de 2025 (domingo), às 15h, a apresentação será realizada na Praça Geraldo Sylvestre Pacheco.

Misturando ficção e realidade, "Mulheres de Pedra Rubra" propõe um olhar cuidadoso e comprometido para a realidade das mulheres que vivem nas periferias da cidade de São Paulo, para falar sobre desigualdades sociais, raciais e de gênero.


Crédito: Priscila Lopes

Inspirado pelo território de Interlagos, região cercada por rios e pela Represa Billings, o espetáculo se desenrola em uma ilha imaginária onde uma comunidade feminina enfrenta os Sussuarans — gigantes invisíveis que assumem o poder e impõem uma nova ordem que prejudica a vida das mulheres.

A dramaturgia cria um universo que mistura crítica social e elementos poéticos, revelando caminhos de resistência e convivência, mesmo diante de estruturas que silenciam.

As ações fazem parte do projeto "Mulheres do Corre - Das Lutas Inglórias Nasce o Sol de Todo Dia" do Coletivo Pedra Rubra, contemplado na 42ª edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo - Secretaria Municipal de Cultura, com o qual o grupo celebra dez anos.

O projeto reflete sobre as "mulheres do corre", a partir da pergunta: "O que é ser mulher na periferia hoje?" Ele destaca as mulheres que vivem à margem, enfrentando desafios como trabalho, cuidados com a casa e filhos, enquanto resistem à discriminação. O objetivo é dar visibilidade às suas histórias, afastando-se de referências eurocêntricas para aprofundar o olhar sobre a realidade das mulheres periféricas.

Informações: www.instagram.com/coletivopedrarubra/ e www.facebook.com/coletivopedrarubra

Serviço: Espetáculo "Mulheres de Pedra Rubra" - Com Coletivo Pedra Rubra

Sinopse: Em Pedra Rubra, uma ilha cercada por águas e memórias, cinco mulheres enfrentam o domínio dos Sussuarans, gigantes invisíveis eleitos pelo povo. Suas novas leis afetam diretamente a vida das mulheres, limitando seus direitos. Mesmo com trajetórias diferentes, elas se unem para construir uma rede e assim enfrentar os Sussuarans. Uma narrativa que aponta para a força de seguir juntas, mesmo em tempos de incerteza. Duração: 60 minutos. Grátis. Classificação: Livre

13 de dezembro de 2025 (sábado) – 15h - Praça João Beiçola - Praça João Beiçola da Silva, 12-62 - Zona Sul - São Paulo - SP. Capacidade: Espaço público. Acessibilidade: Sim. Estacionamento. Não.
14 de dezembro de 2025 (domingo) – 15h - Praça Geraldo Sylvestre Pacheco (Sede) - Rua Plínio Schmidt, 129-165 - Zona Sul - São Paulo - SP. Capacidade: Espaço público. Acessibilidade: Sim. Estacionamento. Não.

Ficha Técnica - Elenco: Beliza Trindade, Érika Rocha, Flávia D'Álima, Juliana Aguiar, Lilian Menezes. Direção Geral: Rafaela Carneiro. Dramaturgia: Coletivo Pedra Rubra. Dramaturgia processual: Lena Roque. Preparação de Elenco: Bia Szvat. Direção Musical: Jéssica Evangelista. Preparação Vocal: Helena Castro. Preparação Percussiva: Alê Mattos. Figurino: Laura Alves. Cenografia: Maria Zuquim. Produção Executiva: Coletivo Pedra Rubra. Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini de Souza. Produção: Priscila Lopes.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Luciana Gandelini

Outras notícias

MIS Experience apresenta Exposição – O Pequeno Príncipe – 80 Anos.
Uma celebração inédita e imersiva de um dos livros mais lidos do mundo chega a São Paulo em 18 dezembro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mis+experience+apresenta+exposicao+pequeno+principe+anos.php

Sesc Consolação Recebe a Mostra Nacional de Teatro Universitário: Um Palco para a Nova Geração.
Uma seleção de três espetáculos que renovam a cena teatral brasileira, com trabalhos da UFPE, Unicamp e Unesp, ocupa o CPT e o Teatro Anchieta nos dias 12, 13 e 14/12.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+consolacao+recebe+mostra+nacional+teatro+universitario+palco+para+nova+geracao.php

Mostra de Cinema Mexicano traz ao MIS oito sessões gratuitas de filmes do país.
"Fuego Nuevo – Cinema Mexicano Atual" acontece entre os dias 11 e 13 de dezembro em parceria com o Consulado Geral do México em São Paulo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mostra+cinema+mexicano+traz+mis+oito+sessoes+gratuitas+filmes+pais.php

Maria Pérola leva o show AfroSons ao Centro de São Paulo.
Serão duas apresentações gratuitas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/maria+perola+leva+show+afrosons+centro+sao+paulo.php

Minhocão terá desfile de balões de Natal com direção artística do carnavalesco Jorge Freitas.
Inspirado nas tradicionais paradas norte-americanas, o projeto traz um mega desfile de balões para o Minhocão, dia 13/12, com direção artística do carnavalesco Jorge Freitas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/minhocao+tera+desfile+baloes+natal+com+direcao+artistica+carnavalesco+jorge+freitas.php

No Museu A Casa, Artesol apresenta coleções que unem moda, território e design colaborativo.
Programação gratuita apresenta as peças criadas no Laboratório de Inovação Artesanal 2025 e reúne artesãs da Bahia, Alagoas e Mato Grosso.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/museu+casa+artesol+apresenta+colecoes+que+unem+moda+territorio+design+colaborativo.php

Caetano Veloso tem suas inúmeras facetas exploradas em Deixa eu Dançar, novo espetáculo da Studio3 Cia. de Dança.
O manifesto cênico terá duas apresentações gratuitas no MASP Auditório, 10 e 11 de dezembro, com arranjos inéditos, levando para as partituras a mesma transgressão e modernidade que marcam a obra do expoente da Tropicália.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/caetano+veloso+tem+suas+inumeras+facetas+exploradas+deixa+dancar+novo+espetaculo+studio3+cia+danca.php