Itaú Cultural oferece às crianças, nesta semana, dança afro, canções, memória e técnicas de desenho

Junho 08, 2020

Nesta semana continuam as atividades online no site do Itaú Cultural desenvolvidas para crianças e famílias, trazendo diversão, aprendizado e lazer neste período de recolhimento. As aulas de ilustração continuam com os professores e ilustradores profissionais Gabriela Gil e Augusto Figliaggi, respectivamente nos dias 9 (terça-feira) e 11 (quinta-feira).

Por sua vez, as classes de dança seguem se renovando, abrindo espaço para novas perspectivas de aprendizado, com a entrada da bailarina e coreografa Mônika Bernardes, no dia 10 (quarta-feira). Ela une forças a Melina Sanchez, pedagoga e especializada em dança-educação, pelo Trinity Laban, de Londres, que no dia 14 (domingo) dá a sua segunda aula no projeto.

Como já é de praxe, as postagens de todas as aulas são feitas sempre às 11h, em https://www.itaucultural.org.br e https://www.youtube.com/user/itaucultural

Em sua estreia, Mônika lança mão do Afromix, um conjunto de danças urbanas africanas também conhecida como Afrobeat Dances. Ela aborda os fundamentos do ritmo, alguns passos e, ao final, lança um desafio. Do seu lado, Melina convida para a realização de um aquecimento bem animado e, em seguida, faz uma vivência de brincadeiras cantadas que favorecem reconhecimento e experimentação de movimentos de expansão e recolhimento.

Em sua aula, Gabriela Gil ensina a confecção de um pequeno jogo da memória com papel canson e uma caixa de fósforo para guardar as cartas. Além disso, discorre sobre outras possibilidades do jogo, além da principal e mais conhecida. Figliaggi fala sobre metáforas visuais para ajudar na expressão de ideias e sentimentos dos personagens e desenhos.

Com a programação suspensa desde o dia 17 de março em razão da pandemia do coronavírus, o Itaú Cultural tem intensificado a produção de materiais pensados para toda a família, ampliando a produção de conteúdo para diversos públicos, como podcasts, cursos de EAD e vídeos, no site e redes sociais da instituição e na Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. Para acessar: https://www.itaucultural.org.br:

Sobre os professores

Augusto Figliaggi é graduado em artes visuais e mestre em estudos de cultura contemporânea. Mescla sua carreira de ilustrador com a de contador de histórias. Em ilustração produz material para editoras diversas e produções autorais, além de se dedicar ao universo da publicidade. Entre o seu trabalho autoral estão os livros infantis Morto Vivo, feito junto de Cristian dos Santos, e O Pequeno Livro Amarelo, em parceria com Elaine Guarani, e as histórias em quadrinhos Paiaguá - Donos do Rio e O Legado do Mal Azar.

Melina Sanchez é pedagoga, mestre em Educação e graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Especializou-se em Dança Educação pelo Trinity Laban, de Londres. Também em Laban e Didática da Dança, pelo Instituto Caleidos. Dedica-se à dança contemporânea e a processos criativos em interface com a Educação Musical há mais de 20 anos, sempre atuando com bebês, crianças e formação de educadores.

Mônika Bernardes começou sua carreira de dançarina profissional na Cia. Unidade Móvel Street Dance Company, em 1993. Ganhou o Prêmio Sesc de Teatro em 1996. Em 2000 começou a fazer parte da Cia. Discípulos do Ritmo. Lá, fez turnês internacionais pela França, Holanda, Bélgica e China. Sua carreira como educadora de dança começa também em 1993 na Gisele Bellot Escola de Dança. Já trabalhou na Fundação Casa ,além de várias ONGs, situadas nas periferias da cidade de São Paulo, como educadora. Enquanto coreógrafa já esteve com bandas de música, diversos filmes publicitários e recentemente coreografou o filme longa metragem Meu Nome é Bagdá, que já foi premiado em Berlim e tem estreia prevista para 2020 no Brasil.

Gabriela Gil é ilustradora e professora de ilustração na Quanta Academia de Artes. Formada em artes visuais e pós-graduada em design gráfico, sua produção é focada em publicações ilustradas, divertidas e para todas as idades.

SERVIÇO:

IC para crianças

Aulas de dança
Com Mônika Bernardes e Melina Sanchez
Dias 10 e 14 de junho (quarta-feira e domingo), vídeos postados às 11h

Aulas de ilustração
Com Augusto Figliaggi e Gabriela Gil
Dia 9 e 11 de junho (terça-feira e quinta-feira), com vídeos postados sempre às 11h
Classificação: Livre

https://www.itaucultural.org.br/

https://www.youtube.com/user/itaucultural

Outras notícias

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/edicao+circo+conteiner+chega+fim+novembro+com+mais+seis+novos+espetaculos+gratuitos.php

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+estreia+magia+natal+apresenta+programacao+gratuita+mes.php

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+ecos+latinoamericanos+estreia+sao+paulo+com+susana+baca+grandes+nomes+musica+concerto.php

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/drama+sobre+vida+criancas+campos+refugiados+juego+ninos+estreia+itau+cultural.php

Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/zona+leste+movimento+danca+circo+teatro+ocupam+espacos+publicos+ate+fim+novembro.php