Fundamentos de Dancehall e novos professores de ilustração agitam a programação online do Itaú Cultural para crianças nesta semana

Junho 22, 2020

O Itaú Cultural segue oferecendo programação para as crianças e suas famílias, ainda em recolhimento e sem aulas presenciais. Expandindo o leque de abordagens, nessa semana, dois novos professores de ilustração se apresentam: Ziza, cujos traços têm forte influência da diáspora africana, com destaque para a representação de mulheres, na criação de narrativas afrofuturistas, e Tiago Lacerda, editor e autor da Revista Beleléu, que começou em 2009 e se tornou ao longo dos anos um dos mais importantes selos de quadrinhos da cena independente do Rio de Janeiro. Ela estreia na programação na terça-feira, 23, e ele na quinta-feira, 25.

As aulas de dança continuam com bailarina e coreografa Mônika Bernardes, no dia 24 (quarta-feira), e Melina Sanchez, pedagoga e especializada em dança-educação, pelo Trinity Laban, de Londres, no dia 28 (domingo). As postagens de todas as aulas são feitas sempre às 11h, em https://www.itaucultural.org.br e https://www.youtube.com/user/itaucultural

Iniciando a nova temporada das aulas de ilustração, Ziza conduz os aprendizes na criação de um marca-páginas. Ela mostra também algumas técnicas para criar cartões e outros elementos com produções artísticas estilizadas, observando e incorporando o mundo ao redor. Lacerda, por sua vez, conduz a realização de um boneco simples, caprichando nos detalhes e características, mas a criação será na verdade, o próprio criador e quem estiver acompanhando a aula deverá se perceber, olhar no espelho e reparar bem nos objetos que mais usa, como óculos, boné e roupas, pois a proposta é que recriem a si mesmos, no papel.

No mundo da dança, Mônika dá sequência às aulas de Afromix, com o Dancehall, originário da Jamaica. Nesse vídeo serão revelados aos participantes seus fundamentos e ela ainda ensina uma sequência coreográfica para treinar em casa. Melina, por sua vez, explora as experiências com o corpo em movimento tendo como foco a diferenciação entre tempos, a partir de brincadeiras que favorecem uma escuta ativa. A ideia central é dançar de forma criativa, com ouvidos bem abertos, tentando traduzir sons em movimento.

Com a programação suspensa desde o dia 17 de março em razão da pandemia do coronavírus, o Itaú Cultural tem intensificado a produção de materiais pensados para toda a família, ampliando a produção de conteúdo para diversos públicos, como podcasts, cursos de EAD e vídeos, no site e redes sociais da instituição e na Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. Para acessar: https://www.itaucultural.org.br:

Sobre os professores

Melina Sanchez é pedagoga, mestre em Educação e graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Especializou-se em Dança Educação pelo Trinity Laban, de Londres. Também em Laban e Didática da Dança, pelo Instituto Caleidos. Dedica-se à dança contemporânea e a processos criativos em interface com a Educação Musical há mais de 20 anos, sempre atuando com bebês, crianças e formação de educadores.

Mônika Bernardes começou sua carreira de dançarina profissional na Cia. Unidade Móvel Street Dance Company, em 1993. Ganhou o Prêmio Sesc de Teatro em 1996. Em 2000 começou a fazer parte da Cia. Discípulos do Ritmo. Lá, fez turnês internacionais pela França, Holanda, Bélgica e China. Sua carreira como educadora de dança começa também em 1993 na Gisele Bellot Escola de Dança. Já trabalhou na Fundação Casa, além de várias ONGs, situadas nas periferias da cidade de São Paulo, como educadora. Enquanto coreógrafa já esteve com bandas de música, diversos filmes publicitários e recentemente coreografou o filme longa metragem Meu Nome é Bagdá, que já foi premiado em Berlim e tem estreia prevista para 2020 no Brasil.

Regina Elias da Costa, mais conhecida como Ziza, é formada em Design de Moda, com licenciatura em Artes e especialista em Gestão Pública. Trabalhou em algumas instituições como Instituto Tomie Ohtake, Centro Cultural da Espanha, Centro Cultural da Juventude (CCJ) e Fábricas de Cultura. Desde 2006 realiza manifestações visuais na cidade de São Paulo, seus traços são bem característicos, com influências da diáspora africana. Ilustra mulheres recriando novas narrativas junto ao afrofuturismo, visando linhas cheias de detalhes, com estudo de sombra e luz.

Tiago Lacerda nasceu em Volta Redonda, MG, e desistiu dos estudos de Física para se tornar um ilustrador e quadrinista. Em 2005 se formou em design e começou a trabalhar com o cartunista Allan Sieber fazendo animações para televisão e cinema. Hoje, se divide entre o mercado editorial ilustrando para revistas, jornais, livros infantis e histórias em quadrinhos. Também é editor e autor da Revista Beleléu, que começou com uma revista em quadrinhos em 2009 e se tornou um dos importantes selos de quadrinhos da cena independente do Rio de Janeiro.

Serviço

IC para crianças
Classificação: Livre
https://www.itaucultural.org.br/
https://www.youtube.com/user/itaucultural

Aulas de ilustração
Com Ziza e Tiago Lacerda
Dia 23 e 24 de junho (terça-feira e quinta-feira), com vídeos postados sempre às 11h

Aulas de dança
Com Mônika Bernardes e Melina Sanchez
Dias 24 e 28 de junho (quarta-feira e domingo), vídeos postados às 11h

Outras notícias

Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi.
Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/novas+exposicoes+simoes+assis+apresenta+coletiva+com+foco+poeticas+latino+americanas+individual+mika+takahashi.php

Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno.
Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/feira+artesanato+volta+mercado+municipal+santo+amaro+com+edicao+inverno.php

Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo.
A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/espetaculo+procura+vaga+para+palhaca+tera+apresentacoes+gratuitas+sao+bernardo+campo.php

Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição.
Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mulheres+cena+promove+intercambios+entre+artistas+envolvendo+relacoes+entre+corpo+arte+cena+vida+sua+edicao.php

Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo.
As atividades vão até o dia 28 de setembro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/esportes+rua+chega+suas+ultimas+semanas+com+programacao+gratuita+quatro+pracas+sao+paulo.php

Parlapatões apresenta a 6ª edição da Palhaçada Geral.
O festival traz 50 atrações nacionais e internacionais para todos os públicos, com estreias e espetáculos inéditos no Brasil. A programação gratuita oferece 14 dias de espetáculos, oficinas, bate-papo, apresentações variadas e muitas risadas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/parlapatoes+apresenta+edicao+palhacada+geral.php

Cia. São Jorge de Variedades conta sua história em show musical.
Em setembro, o público poderá acompanhar apresentações gratuitas em diferentes palcos de São Paulo: Teatro Paulo Eiró (3 de setembro, quarta-feira, 21h); Teatro de Arena Eugênio Kusnet (21 de setembro, domingo, 20h); Teatro Cacilda Becker (24 de setembro, quarta-feira, 21h) e Teatro de Contêiner Mungunzá (29 de setembro segunda-feira, 20h).
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+sao+jorge+variedades+conta+sua+historia+show+musical.php