A Cia. Extemporânea promove Ciclo de Estudos Extemporâneos

Fevereiro 16, 2026

A Cia. Extemporânea, que voltará em cartaz com o sucesso de público e crítica, Rei Lear, com elenco formado por drag queens, no Teatro Sérgio Cardoso, promoverá um Ciclo de Estudos com diversos parceiros e parceiras que participaram da trajetória da companhia. Esse Ciclo de Estudos Extemporâneos será composto por 10 encontros gratuitos, ao público em geral, para uma turma selecionada através de processo seletivo, mediante envio de carta de interesse.

Os encontros serão tanto práticos quanto teóricos, e serão conduzidos por Formadores de diversas áreas da criação teatral, como atuação, figurino, produção, criação musical, dramaturgia e direção. Ao final do Ciclo, a turma terá tido a oportunidade de ter experiências práticas e teóricas com artistas e profissionais das Artes Cênicas.

Para ampliar o acesso à atividade, haverá oferecimento de ajuda de custo mensal para 4 pessoas negras, trans, indígenas e/ou PCD.

O ciclo é voltado para artistas das diversas áreas do teatro, pesquisadores e estudantes de Artes Cênicas, e pessoas interessadas em atuação, direção, dramaturgia, trilha sonora, figurino, produção e performance, maiores de 18 anos.

Formadores

Alexia Twister – Performance e arte drag
Alexia Twister (Matheus Miranda) é formada em Artes Cênicas e licenciatura em Teatro e Arte Educação. Drag queen, transformista, ator, dançarino, 33 anos de carreira como ator e 29 como drag. Apresenta o show Drags de Quarta na Casa Fluída. Apresentou os programas Academia de Drags, Canal da Alexia, Bom dia Drag Queen e Nasce Uma Rainha, com Gloria Groove. Atuou em Rei Lear, da Cia Extemporânea, vencendo o prêmio Shell de melhor ator em 2025. Em 2023, ganhou o Prêmio APCA por "Alice No Seu Pequeno Grande Quarto das Maravilhas", do Grupo Arte Simples. Realiza palestras acerca da arte drag e da comunidade LGBTQIAPN+.

DaCota Monteiro – Performance e arte drag
DaCota Monteiro é digital influencer, drag queen e youtuber, conhecida por sua participação no reality Corrida das Blogueiras (Diva Depressão/Dia Estúdio) e apresentadora do La Maison no canal E! Foi vencedora dos prêmios de melhor atuação no 4° FESTTAQ 2022 e na Mostra Fênix 2023. Participou em 2024 da montagem de Rei Lear da Cia. Extemporânea, pela qual foi indicada ao Prêmio Prio de Humor. Estreou em 2025 o espetáculo autoral Gala e Glamour. É especialista em maquiagem artística, produção de looks e performance ao vivo, com forte presença e autenticidade no universo LGBTQIA+.

Biagio Pecorelli – Dramaturgia
Biagio Pecorelli é escritor, ator, diretor, Mestre e Doutor em Artes pela USP e cofundador do grupo A Motosserra Perfumada. Teve, em 2014, poemas traduzidos para o francês e foi escritor convidado da programação da "27ª Semaine de la poésie" na França. Escreveu e dirigiu a peça "Aquilo que me arrancaram foi a única coisa que me restou". Em 2016, escreveu "Res Pvblica 2023", eleito por 2 anos consecutivos o 4º melhor texto do Edital de Dramaturgia em Pequenos Formatos do CCSP. Foi ator-músico no espetáculo "O Mistério de Irma Vap", de Jorge Farjalla. Em 2025, escreveu as peças "Terra Vampira" e "A Culpa é dos Javalis", e finalizou seu primeiro livro de ficção, "GALARRALA".

Bruno Lourenço – Atuação
Bruno Lourenço é ator, diretor e dramaturgo. Formado em Letras pela USP foi indicado ao Prêmio Shell de Melhor Ator (2024). Atuou em teatro, cinema e séries na Netflix, Globoplay e HBO. Dirigiu 12 Round – A história de Emile Griffith, escreveu Escola Modelo e A Futura Rainha. Levou seu trabalho a países como Rússia e China. Há mais de 15 anos atuando, tem trabalhos expressivos no teatro e no cinema. Nas contações de história, se expressa também como músico e compositor.

Clayton Mariano – Direção
Clayton Mariano é ator, diretor e roteirista. Há 30 anos trabalha em teatro, cinema e televisão, atuando em longa-metragens como Divino Amor e Lula, o filho do Brasil. No teatro atuou e dirigiu mais de trinta espetáculos. É fundador do premiado grupo Tablado_SP (Tablado de Arruar) que há 25 anos desenvolve pesquisa artística sobre teatro e política brasileira. Dirigiu, entre outros, Magma-Jagunço, Verdade, Pornoteobrasil e a trilogia Abnegação. Como diretor convidado, dirigiu Peçaesporte, com a Cia. de Teatro Acidental, O caso Meinhof, com o Teatro do Fim do Mundo, e Roda morta, de João Mostazo, com a Cia. Extemporânea.

Gabriel Edé – Criação musical para teatro
Gabriel Edé é músico e produtor musical formado em Música Popular pela UNICAMP. Trabalha e pesquisa canção popular, escrita e experimentação sonora. Em 2020, lança Terror da terra (20 melhores discos de 2020, pela revista Sounds and Colours). Em 2021, o projeto é contemplado com o Proac Aldir Blanc para circulação de espetáculo. Participou como artista residente dos projetos Suralita (Mallorca-ESP, 2024), Somsocosmos (2019 e 2024) e Verãozão (2024). Ministrou oficinas sobre criação na canção e experimentalismo sonoro. É diretor musical da Cia Extemporânea desde 2016, sendo responsável pela trilha sonora de peças de teatro (Demência dos touros, Roda Morta, Dr Anti, Rei Lear) e filmes (Rompecabezas, CAOS).

Letícia Calvosa – Atuação
Letícia Calvosa é artista da comunicação. Como atriz, estreou no Sesc Vila Mariana o espetáculo "OZ" com direção de Rodrigo França e "12 Round: A História de Emile Griffith" com direção de Bruno Lourenço no Sesc Ipiranga, onde também esteve com "Escola Modelo" e "Dr. Anti". Compõe o elenco de "Mary Stuart", (2022) que estreou no SESI-SP com direção de Nelson Baskerville, pela qual recebeu indicação de melhor atriz coadjuvante no FITA 2025. Desde 2016 integra a Cia. do Liquidificador como atriz e contadora de histórias. Participou das peças "Distopia Brasil" e "Caso Cabaré Privê", com direção de Pedro Granato.

Salomé Abdala – Figurino
Salomé Abdala é figurinista, atriz, modista, drag e professora. Graduada em Design de Moda pela UFG. Atua como figurinista desde 2003 e como atriz desde 2000, com premiações de Figurino pela Federação de Teatro do Centro Oeste. Realizou palestras na Universidad de Palermo e na UFG. Leciona no projeto municipal de formação profissional Rede Daora. Foi atriz na Cia Arte em Cena e na Cia Abaporu, e palhaça no Circo Mágico Bolshoi. Foi figurinista na Cia Sala 3 e na Cia Henrique Camargo. Trabalhou em espetáculos como Cabaret Kit Kat Club, Nasci para ser Dercy, Vienen por mi, Carmen a pequena grande notável, Rei Lear e outros.

Tetembua Dandara – Produção
Tetembua Dandara é produtora cultural,performer e fotógrafa. Bacharel em Artes Cênicas pela Unicamp e especialista em gestão cultural contemporânea pelo Instituto Singularidades e Itaú Cultural, atua nas áreas do teatro e da dança contemporânea. Dedicada à produção em formatos horizontalizados, está envolvida nas criações artísticas dos coletivos ciadasatrizes, Cia LCT, Pérfida Iguana e Grupo do Trecho. Com Dirce Poli, Neuza Poli e Mafoane Odara criou o livro fotográfico e a performance Eu tenho uma história que se parece com a minha. Sua colaboração com UltraVioleta_s, Leandro Souza e Bruta Flor Filmes também ajuda a burlar o sistema e concretizar outros imaginários possíveis.

Serviço

Ciclo de Estudos Extemporâneos
De 10 de março a 9 de abril
Terças e quintas, das 19h às 22h
Teatro Próxima Cia (Rua Barão de Campinas, 529 – Campos Elíseos)
Inscrições: até 15 de fevereiro
Link para inscrição
Gratuito

Outras notícias

Wilson Aguiar estreia o solo Concerto para um Corpo Traquejado no Atelier Cênico, dia 7 de março.
Com direção de Luciana Canton, o espetáculo é um autorrelato dançante que celebra mais de quarenta anos de carreira
https://www.sampaonline.com.br/noticias/wilson+aguiar+estreia+solo+concerto+para+corpo+traquejado+atelier+cenico.php

Sesc 24 de Maio apresenta espetáculo gratuito com Impacto Agasias Grupo de Teatro.
Um bolo de Fubá está sendo preparado, mas parece faltar algo na receita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+24+maio+espetaculo+gratuito+impacto+agasias+grupo+teatro.php

Premiado musical Bertoleza ganha nova temporada gratuita no Teatro Alfredo Mesquita.
Com direção de Anderson Claudir, adaptação da Cia. Gargarejo desloca o protagonismo no romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, para quem verdadeiramente o merece
https://www.sampaonline.com.br/noticias/premiado+musical+bertoleza+ganha+nova+temporada+gratuita+teatro+alfredo+mesquita.php

Sesc 24 de Maio apresenta, dias 21 e 22 de fevereiro, espetáculo gratuito para crianças.
A Mazé é uma menina perguntadeira que decide iniciar uma busca para descobrir a origem do seu nome.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+maio+apresenta+fevereiro+maze+espetaculo+gratuito+para+criancas.php

Itaú Cultural realiza programação paralela à exposição Game+ Arte, cultura e comunidade, com seminário, oficinas, desfile e visitas mediadas.
As atividades vão da criação de personagens e desenvolvimento de roteiro para jogos até visitas mediadas por novos personagens e desfile de cosplay com os interessados em levar a criatividade para a passarela. Do lúdico ao teórico, o tema guia, ainda, debates sobre o presente e futuro dos games.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+realiza+programacao+paralela+exposicao+game++arte+cultura+comunidade+com+seminario+oficinas+desfile+visitas+mediadas.php