O Centro de Pesquisa e Formação do Sesc oferece cursos on-line gratuitos

Junho 23, 2020

O Centro de Pesquisa e Formação do Sesc oferece cursos on-line nos mais variados temas, que abrangem de Hitchcock a Mário de Andrade, passando por escrita de não-ficção, podcasts jornalísticos, ferramentas de áudio para profissionais de cultura, entre outros.

As inscrições podem ser feitas a partir do dia 29/6 a partir das 14 horas no site do CPF Sesc (sescsp.org.br/cpf). As vagas são limitadas

Confira

Escrita de não ficção: do planejamento à prática
Dias 2, 3, 9 e 10 de julho de 2020, quinta e sexta, das 11h às 13h. Grátis. 30 vagas.
O curso sobre escrita de não ficção destina-se a quem gostaria de produzir ensaios, artigos acadêmicos, material de divulgação científica e outras modalidade de texto com mais tranquilidade e constância. Serão abordados os tópicos sobre quais ferramentas usar, como estabelecer uma prática de escrita, melhores formas de estruturar textos, assim como construir argumentos e utilizar dados. As aulas serão expositivas, mas haverá momentos para discussão em grupo e exercícios.
Ana Rüsche é doutora em Estudos Linguísticos e Literárias pela Universidade de São Paulo e pesquisadora na área de ficção científica e literatura escrita por mulheres. Escritora, seus últimos livros são Do amor (Quelônio, 2018) e A telepatia são os outros (Monomito, 2019).

Ditadura no Brasil: controvérsias, revisionismo e negacionismo
Dias 6 e 8 de julho de 2020. Segunda e Quarta, das 14h às 16h. Grátis. 50 vagas.
O curso debaterá os conceitos de revisionismo e negacionismo; como as revisões teóricas e interpretativas são indispensáveis às ciências e às artes e de como o negacionismo é a própria recusa de ambas; as principais controvérsias a respeito da ditadura civil-militar no Brasil; o caráter da ditadura; o momento do golpe e a construção da ditadura; as bases históricas e sociais do regime ditatorial; as principais tendências interpretativas; os fundamentos da polêmica "ditadura e ditabranda"; a ditadura e a transição para a democracia; os marcos cronológicos do período ditatorial e da transição para a democracia e as questões suscitadas; as esquerdas e a ditadura; a questão da democracia no contexto da luta das esquerdas revolucionárias; a reconstrução dos revolucionários como "ala esquerda" da luta pela democracia - os deslocamentos de sentido.
Com Daniel Aarão Reis, doutor em História Social pela USP. É professor titular de História Contemporânea da UFF e Pesquisador 1A do CNPq.

Ferramentas de áudio para profissionais da cultura
De 7 a 16/7, terças e quintas, das 15h às 16h30. Grátis. 15 vagas.
O que é áudio afinal? O que são e como utilizar corretamente as ferramentas disponíveis para uma boa qualidade do áudio no produto cultural. Que tipos de processamentos podem ser feitos com o sinal de áudio e como entender cada um deles. Que cuidados devem ser tomados desde a captação do som até sua finalização e transmissão via mídias digitais. Porque alguns provedores de streaming soam melhores do que outros? Em quatro aulas o minicurso pretende tratar destes e outros assuntos referente a manipulação de áudio.
Com Marcelo Claret, diretor do IAV e um dos principais profissionais de áudio do Brasil com mais de 30 anos de experiência.

Mídia para Educadores: uso e conceitos
De 7 de julho a 13 de agosto de 2020. Terças e quintas, das 8h às 9h30. 30 vagas. Grátis.
Voltado para educadores, o curso visa apropriação das linguagens da mídia na prática profissional. Parte de um panorama das diferentes aproximações entre educação e mídia no século XX, para indicar e mapear tendências atuais de transformação na educação pela inclusão de recursos de tecnologia e mídia típicos da Cultura Digital.
Como desafio colocado à educação na atualidade, essa formação dá atenção especial à imagem e ao audiovisual. A criação, o roteiro e o vocabulário técnico do audiovisual e da produção da imagem. Dicas para a produção com aparatos portáteis, como os vídeos com celular. As questões da produção em rede, coautoria, direitos da imagem e voz, titularidade, direitos autorais e conexos. Oferecendo uma visão ampla dos diferentes aspectos envolvidos na Educação Midiática, e do campo de estudos, pesquisas e práticas que faz interagir Educação e Mídia.
Necessidades técnicas: Os participantes precisam ter celular para gravação e/ou computador com fone de ouvido e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos.
Com João Alegria. Doutor pela PUC-RJ. É professor do Curso de Design em Mídias Digitais da PUC-RJ e Gerente Geral do Laboratório de Educação da Fundação Roberto Marinho (FRM). Foi diretor do Canal Futura atuou como autor e diretor de televisão nas principais emissoras do país.

Derrubar monumentos? Os dilemas entre relembrar e apagar o passado
De 8 de julho a 5 de agosto de 2020. Quartas, das 18h às 20h. 50 vagas. Grátis
Estátuas de Colombo foram derrubadas nos EUA e na Europa, em Bristol, no Reino Unido, a estátua do traficante Edward Colston foi derrubada e lançada em um rio (para ser depois recuperada pela prefeitura). No Brasil discute-se intensamente as homenagens feitas a bandeirantes caçadores e escravizadores de indígenas e a presidentes do período da ditadura civil-militar de 1964-1985. Esses debates na verdade existem há décadas, mas foram dinamizados no contexto dos movimentos antirracistas desencadeados pela morte barbara de George Floyd. Suas palavras, "I can't breathe" ecoam e fazem com que repensemos a história.
A proposta do curso é pensar essa história do ponto de vista da construção da memória na era Moderna (com seu caráter colonial) e sobretudo da resistência decolonial a esse modelo. Serão abordadas as histórias dos monumentos, do triunfo das estátuas equestres no século XIX aos antimonumentos no final do século XX e na nossa época. Uma discussão de como, na contracorrente da inscrição simbólica da violência colonial (de classe, gênero e racial), ocorre uma resistência a essa violência tanto em termos de lutas como de sua memorialização.
Com Márcio Seligmann-Silva, doutor pela Universidade Livre de Berlim, pós-doutor por Yale e professor titular de Teoria Literária na UNICAMP. Foi professor visitante em Universidades na Argentina, Alemanha, Inglaterra e México. Autor, entre outros, de O Local da Diferença (vencedor do Prêmio Jabuti em 2006).

Práticas vocais no cotidiano e em outros imaginários
De 9 a 23 de julho de 2020. Quintas, das 15h às 17h. 30 vagas. Grátis
O curso oferece ferramentas para a exploração e o conhecimento das vozes através de exercícios de percepção e criação, no intuito de desenvolver uma prática vocal consciente e flexível.
Os participantes precisam ter celular e/ou computador com fone de ouvido e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Participar em uma sala silenciosa será importante para essa experiência.
Com Inês Terra. Mestra em mestre em Processos de Criação Musical na ECA da USP e graduada em música popular na Unicamp. É performer vocal, musicista, professora e idealizadora da série de performance vocal Língua Fora. Autora de diversos álbuns e durante três anos como artista orientadora de música do Programa Vocacional da Secretaria Municipal de Cultura em São Paulo.

Estilos e Gêneros Cinematográficos na Obra de Hitchcock
Dias 13, 15, 20, 22 e 29 de julho de 2020. Segundas e quartas, das 14h30 às 17h. Grátis. 40 vagas.
Este curso pretende traçar um panorama da obra do diretor Alfred Hitchcock (1899-1980), fases inglesa e norte-americana, a partir da seleção de filmes, com foco à análise da construção de estilo do chamado "mestre do suspense", ressaltando, assim, as peculiaridades da mise-en-scène, o uso do sistema de estrelas hollywoodiano e as temáticas e gêneros cinematográficos recorrentes. O suspense será discutido tanto como narrativa estrutural própria quanto como procedimento dramático, psicológico e estilístico apropriado em outros gêneros de sua filmografia.
Com Carlos Pereira Gonçalves, doutor em Ciências Sociais - Antropologia pela PUC-SP. Sua tese é voltada à pesquisa do gênero "filme de estrada" no cinema contemporâneo. É professor em Pós-Graduação do SENAC.

Podcasts jornalísticos: da ideia à prática
Dias 13, 14, 16 e 17 de julho de 2020. Segunda, terça, quinta e sexta, das 19h às 21h. Grátis. 20 vagas.
O objetivo da oficina é fazer um panorama dessa mídia - que vem se difundindo com força pelo país - e ensinar técnicas básicas para que os participantes produzam seu próprio programa. Para tanto, o conteúdo será acompanhado de exemplos práticos (em que os próprios alunos poderão executar etapas do processo), e de exemplos teóricos (com trechos de podcasts que ilustrem os pontos detalhados).
A oficina fará um painel do que é podcast, dos vários formatos possíveis, do que motiva o crescimento atual, dos desafios que o mercado brasileiro apresenta, e das diferenças e semelhanças em relação a outras mídias, em especial o rádio.
A partir daí, aborda como o jornalismo se encaixa nessa equação. Dos casos mais bem-sucedidos, apresenta exemplos de programas da grande imprensa e da imprensa alternativa, e os desafios que ainda existem para ganhar destaque.
Após essa parte introdutória, detalha as etapas para se criar um podcast e fala sobre o uso de ferramentas do jornalismo tradicional nesse processo. Como identificar seu nicho e escolher o melhor tema, como criar identidades sonora e visual, como definir fontes e formatos etc. Estas são só algumas das questões respondidas nesta etapa.
As demandas técnicas também serão contempladas ao longo do curso. Como captar áudio com simplicidade e qualidade, quais os equipamentos necessários, que programas se adequam melhor a cada formato?
Numa etapa mais avançada, fala do passo a passo da edição e roteirização que tornam as narrativas mais ágeis e interessantes. E, por fim, do caminho das pedras para a publicação nos tocadores, para a divulgação nas redes sociais, e para as formas possíveis de monetização.
Com Gabriela Mayer - jornalista, âncora da rádio BandNews FM e host dos podcasts Elas com Elas, na BandNews, e Põe na Estante, na Rádio Guarda-Chuva.
Com Juliana Dantas - jornalista formada pela Cásper Líbero e locutora pelo Senac. Já passou pelas redações da TV Gazeta, da Record News, da Rádio BandNews FM e Alpha FM. Pesquisa cuidados paliativos. Apresenta o podcast Finitude.
Com Renan Sukevicius - jornalista, criador do podcast Finitude. Faz parte da editoria de podcasts da Folha de S. Paulo, onde apresenta o podcast Todas as Letras, sobre diversidade afetiva e sexual, e o 40 semanas, sobre maternidade, ao lado de Melina Cardoso. Já passou pelas rádios BandNews FM e CBN.
Com Tomás Chiaverini - escritor e jornalista, com passagens por Folha de S.Paulo e TV Cultura. Escreveu para revista Piauí, The Intercept, Agência Pública e outros. Comanda a Rádio Escafandro.

Reflexões sobre o Cuidado Emancipador
Dias 13, 16, 20, 23 e 27 de julho de 2020. Segundas e quintas, das 14h30 às 16h30. Grátis. 20 vagas.
Jamais tivemos tanta tecnologia a serviço da saúde e ainda assim, por vezes, nos sentimos inseguros com o cuidado recebido. A proposta desse curso é, a partir do conceito de cuidado emancipador, combinar reflexões teóricas e experiências para identificar alguns aspectos relacionados aos sentimentos de incerteza que esta contradição dispara e que, sem dúvida, se agravam em tempos de pandemia.
Com Nelson Filice de Barros, professor livre-docente de Sociologia da Saúde e Coordenador do Laboratório de Práticas Alternativas, Complementares e Integrativas em Saúde (LAPACIS) na Universidade Estadual de Campinas. Desenvolve pesquisa em Estudos Culturais em Saúde, Práticas Integrativas e Complementares e Saúde Coletiva.

Conte comigo!
De 14 de julho a 6 de agosto de 2020. Terças e quintas, das 15h às 17h. 12 vagas. Grátis.
Inspirado nos tradicionais clubes de leitura, o projeto "Conte Comigo!" é um convite para o encontro e diálogo entre os participantes e os mediadores. Trata-se de um ciclo de leituras de textos teatrais que abordam os conflitos e prazeres geracionais, dilemas éticos, a doença do Alzheimer, a finitude, as memórias, a paixão, a vida. São oito encontros com a participação dos inscritos e convidados realizando juntos a leitura e a discussão da obra e suas reverberações. O projeto é voltado para as pessoas acima de 55 anos, os encontros não serão presenciais, serão realizados pela plataforma Teams.
Curadoria Alejandra Sampaio (Associação Zona Franca)
Dias 14 e 16/7 - 1º e 2º Encontro: "Aurora da minha vida" de Naum Alves de Souza
Dias 21 e 23/7 - 3º e 4º. Encontro: "Fuxicos" de Vanessa Petroncari e "Primavera cega" de Igor Ludác
Dias 28 e 30/7 - 5º e 6º. Encontro: "O Auto da Compadecida" de Ariano Suassuana
Dias 4 e 6/8 - 7º e 8º. Encontro: "Alma Boa de Setsuan" de Bertolt Brecht
Os textos serão encaminhados por e-mail
Com Alejandra Sampaio, atriz formada pela PUC/PR, co-fundadora da Velha Companhia de Teatro, Idealizou e coordenou os Núcleos de Dramaturgia e Produção no Teatro da Memória do Instituto Capobianco. Co-fundadora da Associação Zona Franca.
Com Bruno Menegatti, músico, compositor e diretor musical. Fez mestrado em musicologia pela ECA-USP. Atuou como convidado em projetos da Cia. do Latão (2012-13), Cia Mungunzá (2018) e da Velha Companhia (2016-2019). Integra a Associação Zona Franca.
Com Patrícia Gordo, atriz formada no Indac e no CPT com Antunes Filho. É co-fundadora da companhia "Círculo de Comediantes". Idealizou e coordenou os Núcleos de Dramaturgia e Produção no Teatro da Memória do Instituto Capobianco. Lecionou em Cursos de Teatro no Indac e na Oficina de Atores Nilton Travesso. Co-fundadora da Associação Zona Franca.

A obra dos Racionais MC's em 3 décadas
De 14 de julho a 20 de agosto de 2020. Terças e quintas, das 17h30 às 19h. 50 vagas. Grátis.
A produção artística do Racionais ajuda a compreender diferentes facetas da história e do cotidiano brasileiro. As letras, como narrativas do cotidiano, colocam em evidência a realidade enfrentada pela população e como os diferentes grupos sociais se relacionam e produzem as desigualdades e diferenças. Um olhar sobre a obra do grupo possibilita a construção de um amplo repertório não apenas sobre o Brasil contemporâneo mas, igualmente, sobre experiências das culturas afrodiaspóricas transnacionais.
1.Racionais MC's em 3 décadas: história, álbuns e transformações
Com Jaqueline Lima Santos, doutora em Antropologia Social e pesquisadora do CEMI-UNICAMP e Daniela Vieira dos Santos, pós-doutora em Sociologia e Profa de Sociologia da UEL.
2) A forma musical da obra dos Racionais MC's (Aula 1)
Com Jaqueline Lima Santos e Guilherme Botelho, DJ, mestre em filosofia pela USP.
3) A forma musical da obra dos Racionais MC's (Aula 2)
Com Daniela Vieira dos Santos e Guilherme Botelho
4) Crítica Estética dos Racionais MC's
Com Jaqueline Lima Santos e Walter Garcia, Professor do IEB/USP.
5) A construção das narrativas do cotidiano dos Racionais MC's como "Letramento de Reexistência"
Com Daniela Vieira dos Santos e Ana Lúcia Silva Souza, pós-doutora em Linguística e Professora da Universidade Federal da Bahia - UFBA.
6) As linguagens periféricas nas composições dos Racionais MC's
Com Jaqueline Lima Santos e Ana Lúcia Silva Souza
7) A obra dos Racionais MC's como crítica da violência racial
Com Daniela Vieira dos Santos e Paulo César Ramos, doutorando em Sociologia na USP.
8) Representação do homem negro periférico nas composições dos Racionais MC's
Com Jaqueline Lima Santos e Waldemir Rosa, doutor em Antropologia Social e Professor da UNILA.
9) Educação Financeira com Racionais MC's
Com Daniela Vieira dos Santos e Gabriela Mendes Chaves, mestra em Economia Política na UFABC. Fundadora do NoFront - Empoderamento Financeiro.
10) O Papel dos Racionais Mc's no processo de transformação do rap nacional em gênero musical no Brasil
Com Daniela Vieira e Marília Gessa, mestre em linguística pela UNICAMP.
11) As especificidades dos artistas para a música negra no Brasil
Com Jaqueline Lima Santos e Márcio Macedo, prof da FGV e doutorando em Sociologia na New School.
12) A nova condição do rap: do álbum ao livro Sobrevivendo no Inferno
Com Daniela Vieira dos Santos e Janaína Machado Mestranda de Estudos Étnicos e Africanos - UFBA.

Conservação preventiva de acervos fotográficos
De 16 de julho a 13 de agosto de 2020. Quintas, das 16h às 17h30. Grátis. 30 vagas.
Introdução aos conceitos de conservação fotográfica e procedimentos de conservação preventiva para acervos fotográficos físicos e digitais. O curso apresenta conceitos sobre agentes e processos de deterioração dos suportes fotográficos físicos; armazenamento e acondicionamento de acervos; montagem e exibição de fotografias; estrutura, características e conservação dos documentos de imagem digitais.
Com Giselle Rocha - graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela PUC-MG e mestre em Artes Visuais pela UFMG. Conservadora de fotografias, atua na organização e preservação de acervos analógicos e digitais. Elabora e supervisiona trabalhos de conservação e digitalização de acervos fotográficos na empresa L3.
Com Leandro Melo - artista, educador e conservador-restaurador de fotografias. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela FAUUSP, elabora e executa projetos de conservação-restauração de fotografias e atua como docente nas áreas de Conservação-restauração e de Processos Fotográficos pela empresa L3.

O devir negro em Mário de Andrade
De 21 a 30 de julho de 202. Terças, quartas e quintas, das 15h às 17h. Grátis. 15 vagas.
Curso em seis aulas aborda os estudos africanistas realizados por Mário de Andrade. O presente curso propõe o estudo de uma faceta ainda pouco (re)conhecida de Mário de Andrade: a presença e a contribuição do negro nos estudos culturais, na elaboração artística e na atuação política do modernista afro-brasileiro. Dividido em dois ciclos, sendo o primeiro dedicado os estudos teóricos/atuação política e, o segundo, à produção poética; revelando ambos a produção de um intérprete do Brasil que reconheceu o preconceito de cor em sua época e que atuou contra ele.
Com Angela Teodoro Grillo, mestre e doutora em Literatura Brasileira pela mesma USP, autora de Sambas insonhados: o negro na perspectiva de Mário de Andrade (Ciclo Continuo, 2016) e organizadora do inédito de Mário de Andrade, Aspectos do folclore brasileiro (Global, 2019). Atualmente leciona língua portuguesa, cultura e literatura brasileira na Zhejiang Yuexiu University of Foreign Languages - China. Desde de 2005 integra a Equipe Mário de Andrade do IEB-USP.
Com Lígia Ferreira, docente de graduação e pós-graduação em Letras da UNIFESP. Possui doutorado pela Universidade de Paris 3 - Sorbonne, sobre vida e obra de Luiz Gama, e pós-doutorado em epistolografia franco-brasileira pelo IEB-USP.

Introdução às humanidades digitais: o documento histórico no mundo contemporâneo
De 21 de julho a 11 de agosto de 2020. Terças, das 16h às 17h30. Grátis. 30 vagas.
Como serão contatas as histórias no futuro? Como selecionar e analisar documentos históricos num mundo acelerado e com uma grande produção de registros? Como saber separar as fake news da verdade histórica? A partir dessas questões, o curso trabalha com a emergência das mídias digitais, e mapeia as diversas formas de arquivamento, produção e processamento das informações no mundo contemporâneo.
Com Thiago Lima Nicodemo, professor de Teoria da História da UNICAMP. É mestre e doutor em História Social pela USP e duas vezes pós-doutor pelo Instituto de Estudos Brasileiros da USP.

Aprender a ouvir: nuances da experiência negra na música de concerto.
Dias 24 e 31 de julho de 2020. Sextas, das 15h às 17h. Grátis. 70 vagas.
Em dois encontros, "Aprender a ouvir: nuances da experiência negra na música de concerto" traz musicistas e músicos negros para compartilhar suas experiências e vivências em um dos setores mais elitistas da sociedade: a música de concerto.
Dia 24/7
Com Luiz Guilherme de Godoy - regente na Staatsoper de Hamburgo
Com Mere Oliveira - cantora e diretora artística das Meninas Cantoras de Campos do Jordão
Com Davi Ciriaco Moreira - contrabaixista da Camerata Ilumina
Com Fabio Miguel - cantor e professor da Unesp
Dia 31/7
Com Ísis Cunha - cantora do Coro Acadêmico da Osesp
Com Edna D'Oliveira - cantora e professora da Escola Municipal de Música - SP
Com Hudson Lima - violoncelista da Orquestra Sinfônica Nacional - UFF
Com Alexandre Barros - oboísta da Filarmônica de Minas Gerais

instagram.com/@cpfsesc
facebook.com/cpfsesc
twitter.com/@cpfsesc
youtube.com/@cpfsesc

Confira também os conteúdos exclusivos do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc em sescsp.org.br/aulascpf.

Centro de Pesquisa e Formação do Sesc
sescsp.org.br/cpf
Rua Dr.Plínio Barreto , 285 - 4º andar - Bela Vista - São Paulo
TEL.:+55 11 3254-5641
http://sescsp.org.br/cpf