Centro Cultural Fiesp exibe na íntegra o espetáculo português Sopro

Maio 31, 2020

Os amantes do teatro poderão assistir, gratuitamente, o espetáculo Sopro, de Tiago Rodrigues, no canal do YouTube do Centro Cultural Fiesp (CCF), no período de 1 a 7 de junho. A peça fazia parte da programação da 7a edição da MITsp - Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, mas teve sua apresentação cancelada em decorrência da pandemia da Covid-19.

Como opção em tempos de Coronavírus, o SESI-SP disponibilizou o espetáculo na íntegra e convidou o diretor Tiago Rodrigues para um bate-papo ao vivo com os espectadores, com mediação do crítico teatral Daniel Toledo, no dia 6 de junho, às 17h, no Youtube e Facebook do Centro Cultural Fiesp.

Um dos espetáculos mais aguardados deste ano na mostra, Sopro teve sua primeira apresentação em 2017 – e com grande sucesso - no Festival d'Avignon, na França. A peça trata da trajetória de Cristina Vidal, que há quase 30 anos trabalha como "ponto" (a pessoa que sopra as falas para atores que se esquecem do texto) no Teatro Nacional D. Maria II. Na trama, clássicos da dramaturgia, de Tchékhov, Racine ou Molière, se misturam a memórias e histórias de Cristina. Uma homenagem ao teatro e seus bastidores.

"Com uma ideia original muito bem concretizada, a caminhar, como o ponto, entre a sombra e a luz, e um elenco escolhido a dedo, esta proposta, de grande equilíbrio entre drama e humor, atinge momentos quase poéticos, irretocáveis e raros", escreveu Gisela Pissarra para a revista semanal Sábado, de Portugal.

Tiago Rodrigues | Artista em foco da 7ª edição da MITsp

Na edição de 2020, entre os artistas internacionais, o diretor e dramaturgo português Tiago Rodrigues foi o Artista em Foco. Um dos nomes em crescente ascensão da cena cultural europeia e vencedor do XV Prêmio Europa Realidades Teatrais em 2018, Rodrigues apresentou By Heart no Teatro FAAP, mas Sopro, programado para os dias finais da mostra, não conseguiu se apresentar porque o Teatro Sesi SP fechou suas dependências em decorrência da pandemia do COVID-19.

Ator, diretor e dramaturgo, Tiago Rodrigues é o diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, desde 2015. Rodrigues coloca o teatro como um local de encontro e partilha de ideias, e ganhou destaque por colocar em cena espetáculos que transitam entre a realidade e a fantasia, com grande sofisticação poética e de pensamento.

Críticas

Com Sopro, Tiago Rodrigues assina um espetáculo conceitual e ao mesmo tempo profundamente emocionante. Uma homenagem vibrante ao teatro e àqueles que o fazem.
Etienne Sorin, Le Figaro

Esse vaivém por vezes bastante cômico entre a criatura dos bastidores e seu dramaturgo tagarela (de quem ela zomba com frequência), além dessa virtuosidade que se mistura às anedotas de sua carreira, é o que dá uma leveza infinita a Sopro e nos dá a impressão de participar da situação, de nunca estar de fora dessa evidente cumplicidade que une personagens e atores: enfim, de respirar o mesmo ar que eles. No centro desse discurso, surgem trechos de peças nas quais Vidal precisou intervir. São clássicos do repertório, As Três Irmãs, O Avarento ou Bérénice, e nossa lembrança faz aumentar a emoção da experiência. Tiago Rodrigues reaviva essas "criaturas do vento", centenárias, por meio de nós e conosco, com uma graça e uma inteligência que fazem de Sopro uma obra inesquecível.
Elisabeth Franck-Dumas, Libération

Ficha Técnica

TEXTO E ENCENAÇÃO Tiago Rodrigues
Elenco do vídeo na íntegra: Beatriz Brás, Cristina Vidal, Isabel Abreu, João Pedro Vaz, Sofia Dias e Vítor Roriz
CENOGRAFIA E DESENHO DE LUZ Thomas Walgrave
FIGURINOS Aldina Jesus
SONOPLASTIA Pedro Costa
ASSISTENTE DE ENCENAÇÃO Catarina Rôlo Salgueiro
OPERAÇÃO DE LUZ Daniel Varela
PRODUÇÃO EXECUTIVA Rita Forjaz
ASSISTÊNCIA DE PRODUÇÃO Joana Costa Santos
PRODUÇÃO Teatro Nacional D. Maria II
COPRODUÇÃO ExtraPôle Provence-Alpes-Côte d'Azur, Festival d'Avignon, Théâtre de la Bastille, La Criée Théâtre National de Marseille, Le Parvis Scène Nationale Tarbes Pyrénées, Festival Terres de Paroles Seine-Maritime – Normandie, Théâtre Garonne Scène Européenne e Teatro Viriato
APOIO Onda AGRADECIMENTOS Agnès Troly, Beatriz Maia, Carla Bolito, Carla Galvão, David Pinto, Filipa Matta, João Coelho, Julie Bordez, Magda Bizarro, Marco Mendonça, Mariana Magalhães, Paul Rondin, Romeu Costa, Sara Barros Leitão, Teresa Coutinho, equipe do Festival d'Avignon, equipe técnica do Cloître des Carmes e ICA – Instituto do Cinema e Audiovisual
Este espetáculo é apoiado pelo Instituto Camões

Serviço

Sopro (2017)
Duração: 1h45. Recomendação: 12 anos


De 1 a 7 de junho - Na íntegra, no
Facebook do CCF.

Dia 6 de junho, às 17h - Bate-papo ao vivo com Tiago Rodrigues no Facebook do CCF.