Casa Natura Musical completa três anos em maio

Maio 21, 2020

A Casa Natura Musical completa três anos de atividade em maio de 2020, com mais de 400 eventos realizados de 200 artistas diferentes até março, entre shows adultos e infantis, festivais, balls, projetos especiais, festas e blocos de carnaval. Neste momento em que é impossível se reunir fisicamente, a Casa está comemorando seu aniversário à distância, com uma retrospectiva dos seus melhores momentos e uma campanha de agradecimento nos seus canais de comunicação, destinada a todas as pessoas que fizeram parte desta trajetória: desde artistas até colaboradores, patrocinadores, parceiros e frequentadores.

Desde quando adiou temporariamente sua programação física, em 13 de março, respeitando as medidas de isolamentos sociais recomendadas pela OMS a fim de evitar a propagação do Covid-19, a Casa Natura Musical reforçou sua atuação e conexão virtual com o público através de lives, playlists temáticas, conteúdos sobre música e cultura nas redes sociais e entrevistas com artistas nas newsletters. “Assim como o restante do mundo, estamos passando por um turbilhão de transformações”, diz Suyanne Keidel, diretora executiva da Casa.

“O futuro é incerto, ainda não sabemos quanto tempo essa crise vai durar e nem suas reais consequências. Mas, observando a explosão do número de lives nas redes sociais nesses dias de isolamento, percebemos como é impossível viver sem música ao vivo. Agora é entender o que podemos fazer e como vamos continuar cada vez mais perto da nossa comunidade. Mesmo que distantes fisicamente.”

Programação online

Durante o isolamento social, os canais de conteúdo da Casa amplificaram debates e aproximaram artistas do público por meio de séries semanais e edições especiais de lives transmitidas pelo Instagram (@casanaturamusical). No mês do aniversário, um dos destaques é o lançamento do disco Te Adorando Pelo Avesso, de Illy – a live será realizada em uma parceria inédita com a Rádio CBN e será transmitida simultaneamente pelo Instagram da Casa, que estará sendo usado pela cantora, e pelo perfil da Rádio CBN, que será ocupado pela repórter Tatiana Vasconcellos. Marcado para dia 27/5, quarta-feira, 19h, a ação tem como objetivo potencializar o alcance do lançamento, já que juntos, os dois perfis somam mais de 444 mil seguidores.

Já a partir do dia 25/5, segunda-feira, a Casa Natura Musical organizou uma programação para toda a semana em homenagem ao Dia da África, instituído em 1963 devido à criação da Organização da Unidade Africana (OUA), atual União Africana. A programação será composta por artistas, historiadores e curadores que irão conversar por meio de lives sobre a diáspora africana no Brasil e suas influências ancestrais e modernas na nossa identidade até hoje.

As programações irão acontecer entre segunda e sexta, às 17h – os convidados são Mariene de Castro com Resenha da Maricota – especial África (25/5, segunda-feira), Lenna Bahule e Rafael Galante em Influência da música moçambicana na música brasileira (26/5, terça-feira), Paula Abreu e Mayra Andrade em Música da África e de Cabo Verde – agora e além (27/5, quarta-feira), Heavy Baile e Ademafia em Um papo sobre cultura, pista e favela (28/5, quinta-feira), e Alessandra Leão com Lia de Itamaracá em Africanidades e o elemento sagrado do culto na nossa música (29/5, sexta-feira).

A Casa também está preparando uma programação majoritariamente LGBTI+ para as apresentações e debates de junho, mês que comemora o Dia do Orgulho LGBTI+ (28/6). Também prosseguem as séries semanais de lives já consolidadas, como o Sala da Casa, que desde o dia 27/3 recebe pocket shows de aproximadamente trinta minutos três vezes por semana e que ajudam a manter pulsante a programação do espaço; e o Afetos, que desde o dia 16/4 traz debates semanais entre dois artistas a partir de um tema pré-definido, como maternidade, inspiração, ações culturais na periferia e relacionamentos no contexto de isolamento social.

Datas especiais também foram lembradas por meio de lives, como na homenagem à Dona Ivone Lara (13/4), ao Dia do Choro (23/4) à Semana da Língua Portuguesa (5 a 8/5) e ao Dia das Mães (10/5). A Casa se empenha desde sua criação a ser um lugar onde a música brasileira seja celebrada na sua pluralidade, nos seus diferentes tons e ritmos, conectando-se com sua gente e sua história. Além das ações ao vivo, o espaço também oferece conteúdo sobre música e cultura geral, divulgação de iniciativas de artistas e outros locais, lançamentos de discos/singles, playlists dos mais variados gêneros, dicas de cultura oferecidas por colaboradores e uma newsletter quinzenal.

Trajetória

Desde maio de 2017, a Casa vem trabalhando cada vez mais para que o seu palco, físico ou virtual, seja um espaço pulsante, diverso e inclusivo, abrigando artistas de diferentes tamanhos, públicos, ritmos, estilos, movimentos e regiões do país. “Queremos ser mais do que uma casa de show”, diz Suyanne Keidel. “Queremos ser um lugar onde a música brasileira seja celebrada na sua pluralidade, nos seus diferentes tons, nos seus diferentes ritmos. Onde a ela se conecte com a sua gente e com a sua história. Um lugar que se preocupa com renovação de música brasileira e a preservação de sua memória.”

Empenhada em se tornar um equipamento cultural completo, a Casa fez da sua área externa um espaço de maior integração com a cidade através da música e da arte. A missão foi sendo cumprida ao longo dos anos, começando com uma unidade da cafeteria Pato Rei num espaço voltado para a rua que foi batizado como Janela do Pato, inaugurado em maio de 2018. Em seguida, a Casa lançou em agosto de 2019 o NA FAIXA, plataforma de arte digital a céu aberto no painel de LED que fica na fachada da Casa e que recebeu a mostra Mídias Afetivas, composta por obras de quatro artistas que abordam questões relacionadas à diversidade de gêneros, sexual, de raça e de corpos.

Em dezembro de 2019, o espaço promoveu seu primeiro show na rua com o lançamento da plataforma FILHXS&NETXS, que contou com participações de Mahal Pita, Rico Dalasam e outros artistas negros com conexões ancestrais e artísticas com a Bahia e o Brasil afrodiaspórico.

Sobre as ações online iniciadas em março de 2020, o Sala da Casa já recebeu Josyara, Tuyo, The Baggios, China, Aíla, Gustavo Bertoni (banda Scalene), Marina Sena (Rosa Neon), Davi Sabbag, Edgar, Attooxxa, Urias, Mariana Aydar, Marcia Castro, Ana Gabriela, Larissa Conforto, Romero Ferro, Maria Beraldo, Rafa Castro, Luiza Brina, Felipe Cordeiro, Mulamba, Yma e Ekena, Mariana Nolasco, Lamparina e A Primavera e Amen Jr. Ainda se apresentam neste mês Bernardo Bauer (22/5), Julio Secchin (23/5), Nathalia Bellar (24/5), Teago Oliveira (29/5), Papisa (30/5) e Ale Sater, do Terno Rei (31/5) –as lives acontecem de sexta a domingo, 19h.

O projeto Afetos recebeu Fioti, Drik Barbosa, Castello Branco, Bemti, Roberta Sá, João Cavalcanti, Izenzêe, Duda Beat, Dani Black e Chico César. Ainda estão agendados neste mês os debates “de que forma a música une mãe e filho?”, com Elba Ramalho e seu filho, Luã Yvis no dia 21/5; e “um papo sobre cultura, pista e favela”, com Heavy Baile e Ademafia dia 28/5 – ambos acontecem às quintas-feiras, 19h.

Sobre Natura Musical

Natura Musical é a principal plataforma de patrocínio da marca Natura. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu cerca de R$ 143 milhões no patrocínio de 460 projetos - entre CDs, DVDs, shows, livros, acervos digitais, documentários e projetos de fomento à cena. Os trabalhos artísticos renovam o repertório musical do País e são reconhecidos em listas e premiações nacionais e internacionais. Em 2020, o edital do programa selecionou 41 projetos em todo o Brasil. A plataforma digital do programa leva conteúdo inédito sobre música e comportamento para mais de meio milhão de seguidores nas redes sociais. Em São Paulo, a Casa Natura Musical se tornou uma vitrine permanente da música brasileira, com cerca de 120 shows ao longo de 2019.

Casa Natura Musical
Rua Artur de Azevedo, 2134, Pinheiros, São Paulo
https://casanaturamusical.com.br/