Anna Maria Maiolino participa de evento ao vivo do MASP e trabalho da artista está no desafio de desenhos

Julho 01, 2020

O herói é a obra da semana no desafio MASP [desenhos] em casa. Tanto adultos quanto crianças podem participar: basta fazer sua versão do trabalho e publicar no Instagram marcando o @masp e utilizando a #maspdesenhosemcasa até as 23h59 de domingo, 5 de Julho


Acervo MASP. Doação da artista, 2015

Na segunda, dia 6, o museu selecionará alguns desenhos na mesma rede social. Os autores receberão um Amigo MASP, que dá direito a frequentar o museu gratuitamente por um ano.

A obra de Anna Maria Maiolino (Scalea, Calábria, Itália, 1942) é informada por tensões frente a diferentes realidades sociais, culturais e políticas. Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), Maiolino migrou com sua família da Itália para Venezuela; em 1960, mudou-se para o Rio de Janeiro. A artista vivenciou tanto os efeitos da guerra na Europa quanto da ditadura militar no Brasil (1964-1985).

O trabalho em questão antecipa a crítica às graves violações dos direitos humanos da ditadura militar. O termo "herói" é uma ironia; coloca em dúvida o caráter dessa figura, que se orgulha de suas medalhas e está a serviço do poder, ao mesmo tempo que disfarça o caráter crítico da obra, burlando a censura dos órgãos de repressão da ditadura militar. No aplicativo MASP Áudios, é possível ouvir a própria artista comentando a obra (disponível gratuitamente para download na App Store e no Google Play).

O herói também será tema do Diálogos no acervo na quarta, quarta-feira, dia 7, às 16h. O projeto semanal apresenta, por meio de encontros virtuais no Instagram, obras do acervo do museu abordando elementos como biografia do artista, contexto histórico e técnica.

Na quinta, dia 2, o MASP promoverá um encontro ao vivo com Anna Maria Maiolino e Lilia Schwarcz, curadora adjunta de histórias no MASP. Às 18h, elas conversarão sobre a trajetória e a produção da artista.

Em diálogo com o eixo curatorial do MASP em 2019, em torno das Histórias das mulheres, histórias feministas, foi apresentada na Sala de Vídeo uma retrospectiva de filmes e vídeos produzidos por Maiolino entre as décadas de 1970 e os anos 2000.

Todas os encontros ao vivoa serão disponibilizados no IGTV e no canal do museu no YouTube posteriormente.