por Rogerio
Maio, 2002
Fale com Rogerio

Os Premiados
Denzel Washington e Halle BerryMelhor ator: Denzel Washington (foto cedida pelo site e-pipoca, o único site credenciado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood).
Melhor ator coadjuvante: Jim Broadbent
Melhor atriz: Halle Berry
Melhor atriz coadjuvante: Jennifer Connelly
Melhor filme de animação: Shrek
Melhor direção de arte: Moulin Rouge
Melhor fotografia: O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel
Melhor figurino: Moulin Rouge
Melhor diretor: Ron Howard de Uma Mente Brilhante
Melhor documentário: Murder on a Sunday Morning
Melhor documentário em curta metragem: Thoth
Melhor montagem: Falcão Negro em Perigo
Melhor Filme Estrangeiro: Terra de Ninguém da Bósnia
Melhor maquiagem: O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel
Melhor trilha sonora: O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel
Melhor canção: If I Didn’t Have You de Monstros S.A.
Melhor filme: Uma Mente Brilhante
Melhor curta de animação: For the Birds
Melhor curta de ficção: The Accountant
Melhor efeitos sonoros: Falcão Negro em Perigo
Melhor som: Pearl Harbor
Melhor efeito visual: O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel
Melhor roteiro adaptado: Uma Mente Brilhante
Melhor roteiro original: Assassinato em Gosford Park
Curiosidades
  • A estatueta do Oscar tem apenas 34 centímetros de altura e pesa 3,850 gramas

  • O nome Oscar teve origem quando a bibliotecária Margaret Herrick em seu primeiro dia de trabalho olhou para a estatueta e disse: “Ele se parece com meu tio Oscar...”.

  • A estrutura da estatueta é confeccionada a partir de uma composição de 92,5% de estanho e 7,5% de cobre, e é banhada em uma platina e ouro de 14 quilates.

  • A imagem do Oscar mostra um homen forte, uma espécie de guerreiro, segurando uma longa espada sobre um rolo de filme.

  • O ator Vicent D’Onofrio teve que engordar 31,7 quilos para fazer o filme “Nascido para matar” de 1987. Já o ator Tom Hanks teve que emagrecer 10 quilos para fazer o filme Filadélfia de 1993.

  • O único filme com cheiro produzido na história do cinema foi “Perfume de mistério” de 1959, estrelado por Peter Lorre e Denholm Elliot. Nos cinemas onde era exibido, um mecanismo controlado pelo projecionista exalava odores correspondentes às cenas mostradas na tela.

Os mistérios e as curiosidades do cinema

Por vários séculos as civilizações buscaram um meio de reproduzir a realidade. A primeira projeção de um filme aconteceu em 22 de março de 1895, quando os irmãos Auguste e Lumière apresentaram “A saída dos operários da fábrica Lumière” a um público convidado ao evento, em Paris. A primeira exibição comercial de filmes, porém, foi feita por eles em 28 de dezembro do mesmo ano, no Grand Café do Boulevard des Capucines, também em Paris. O preço da entrada foi um franco por pessoa. 

Criou-se uma festa para a consagração dos grandes filmes e astros conhecida como Oscar® em 1927, essa festa é realizada em Hollywood. 

Os filmes concorrem hoje a 24 prêmios, além dos especiais: Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Filme de Animação, Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Diretor, Melhor Documentário, Melhor Documentário em Curta Metragem, Melhor Montagem, Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Maquiagem, Melhor Trilha Sonora, Melhor Canção, Melhor Filme, Melhor Curta de Animação, Melhor Curta de Ficção, Melhor Efeitos Sonoros, Melhor Som, Melhor Efeito Visual, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Roteiro Original. 

Nesse ano de 2002, tivemos a primeira premiação a uma atriz negra, Halle Berry, com o filme “A última ceia”. O filme “Titanic”, de 1997, ganhou o maior número de estatuetas da história do cinema, 11, nas categorias: Direção de Arte, Diretor, Edição de Som, Efeitos Especiais, Figurino, Filme, Montagem, Roteiro Original, Som e Trilha Sonora Original. O filme também foi campeão de bilheteria, rendendo 1,8 bilhão de dólares. Já o menos lucrativo foi o filme “Heanen’s Gate” de 1980, que custou 40 milhões de dólares e faturou apenas 39 mil dólares. 

Brasil

O cinema no Brasil surgiu em 8 de julho de 1896, com a inauguração de um omniographo (aparelho que reproduz numa tela o movimento de uma seqüência de fotografias) na Rua do Ouvidor, no Rio de Janeiro. “Os estranguladores” (1908), reconstituição de um crime famoso, foi o primeiro grande sucesso de ficção, produzido pela profícua sociedade do cinegrafista português Antônio Leal. O Brasil levou para concorrer ao Oscar e o Globo de OuroÒ o filme “Abril despedaçado”, de Walter Salles. O diretor brasileiro já foi premiado em 1999 com “Central do Brasil”. Mas, este ano, Salles não chegou a levar nenhum dos prêmios considerados os maiores do cinema norte-americano. O filme estrelado por Rodrigo Santoro ainda é inédito no Brasil.