Zoológico de São Paulo afirma que mortes recentes não foram causadas por envenenamento
Fevereiro 21, 2005

No início do ano passado, o Zoológico de São Paulo passou por uma exposição muito negativa na grande mídia devido à morte de dezenas de animais por envenenamento. As circunstâncias dos crimes ainda não foram esclarecidas satisfatoriamente pela polícia, fato que gera desconfiança por parte da população e dos veículos de comunicação. 

Recentemente, novas notícias sobre mortes de animais estiveram presentes em jornais de considerável circulação na cidade de São Paulo. Tais notícias insinuam que a onda de envenenamentos continua, apesar de os exames necroscópicos feitos negarem isso. Em nota enviada ao Portal SampaOnline, Fátima Valente Roberti, Coordenadora de Atividades Especiais e Ouvidora do Zôo de São Paulo, esclarece as circunstâncias dos óbitos e afirma não haver qualquer relação entre eles e os envenenamentos do ano passado. Veja abaixo o texto na íntegra: 

“O Zoológico de São Paulo mantém uma população de mais de 3500 animais. Nascimentos e mortes de animais fazem parte da rotina de todos os zoológicos. Infelizmente, de dezembro a janeiro últimos, morreram alguns animais muito representativos, como o gorila "VIRGULINO", a girafa "CLOTILDE" e o urso pardo "SORAIA", todos em circunstâncias naturais, como caracterizado nos exames necroscópicos, feitos sistematicamente nesses casos. O gorila tinha lesões de ateroesclerose grave e cardiopatia hipertrófica concêntrica, e morreu de ataque cardíaco; o urso pardo teve quadro de torção gástrica; a onça parda apresentou hérnia diafragmática e neoplasia; o guepardo morreu após insuficiência renal crônica; uma girafa fêmea idosa sofreu queda e trauma, não se levantando mais; e uma girafa fêmea jovem teve infecção intestinal grave. 

O Zoológico de São Paulo enfatiza que desde de março de 2004 não registrou mortes por envenenamento, sendo os óbitos aqui mencionados, decorrentes de causas naturais comprovados pelos exames efetuados. O Zôo de São Paulo tem um manejo considerado modelo entre os zoológicos , por isso, há muitos animais idosos que a qualquer momento poderão morrer, e é importante que as pessoas tenham esta consciência, para que futuramente não voltem a dizer que os animais do Zôo continuam sendo envenenados. 

Há quase 47 anos, a Fundação Parque Zoológico de São Paulo realiza um trabalho sério e de responsabilidade, e tem adotado a política de transparência, informando a população os resultados de suas atividades”.

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo