Zoológico de São Paulo inaugura sua mais nova atração: o berçário
Novo berçário do Zôo dá aos visitantes a chance de conhecer os filhotes de várias espécies
Fevereiro 01, 2005

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

O berçário do Zoológico de São Paulo, mais nova atração do parque, está aberto ao público a partir desta semana. Nele os visitantes terão acesso a filhotes de várias espécies por meio de um vidro, além de poderem acompanhar a incubação de ovos e, com um pouco de sorte, o nascimento de alguns dos bichanos. O projeto foi financiado pela Pet Center Marginal, maior loja de animais de estimação da América Latina, através de parceria com o Zôo.

Localizado onde antigamente ficava a enfermaria do parque, o berçário panorâmico tem 108 m² de área total. Luiz Antonio Bezerra, conhecido no Zôo como “Lula”, chefe da Divisão de Ciências Biológicas, explica que apenas espécies de pequeno e médio porte poderão ficar no local, expostas ao público. “Seria inviável trazer para cá um filhote de girafa, por exemplo”, diz o bem humorado funcionário do zoológico. Entre os bichos que já podem ser vistos estão um filhote de cobra do milho e dois simpáticos suricatas.

Além de oferecer aos visitantes uma visão diferente dos animais, o berçário também será boa fonte de conhecimento sobre os hábitos dos bichos. Placas explicativas com informações gerais sobre cada espécie e tempo de vida do filhote ajudarão a situar até o mais casual dos apreciadores. Além disso, apresentações didáticas feitas por funcionários do zoológico servirão para sanar todas as dúvidas.

Não é de agora que a criação do berçário está nos planos do Zôo de São Paulo. “Esse é um desejo antigo de todos os biólogos aqui do parque”, diz Lula. No entanto, a viabilização do projeto só ocorreu após a parceria com a Pet Center Marginal. Para Sérgio Zimerman, Coordenador Geral da loja, o berçário é importante porque se mostra um atrativo a mais para todos aqueles que visitam o parque. “O Zôo é uma referência na infância das pessoas de São Paulo. A idéia é atrair a visitação de ainda mais gente de todas as idades”, ele afirma.

O Zoológico de São Paulo conta com mais de 3 mil animais expostos, entre mamíferos, aves, répteis, anfíbios e invertebrados. A visitação pode ser feita de terça a sexta-feira, das 8:30h às 17h (a bilheteria funciona até as 15h). Os ingressos custam R$ 10,00 para adultos e crianças acima de doze anos e R$ 5,00 para estudantes, professores da rede estadual de ensino, idosos e crianças de quatro a doze anos. Portadores de necessidades especiais e crianças com até três anos de idade não pagam.

Endereço: Av. Miguel Stefano, 4241 – Água Funda – São Paulo, SP. Tel.: (11) 5073-0811.

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo