Word Trade Center - SPWorld Trade Center de São Paulo celebrou o Dia Mundial WTC da Paz
Junho 12, 2002 

O World Trade Center de São Paulo uniu-se a mais de 300 centros WTCs espalhados por 91 diferentes países para celebrar o Dia Mundial WTC da Paz. 

Após a apresentação do grupo de cantores e dançarinos Meninos do Morumbi, Ozires Silva, ex-presidente da Embraer e da Petrobrás e atual Presidente do Conselho de Administração do  World Trade Center São Paulo leu um manifesto alusivo à data (leia o texto completo do manifesto)..

Posteriormente, os presentes abraçaram o complexo de prédios do conjunto, que abriga escritórios de diversas empresas nacionais e internacionais, D & D Shopping, Hotel Gran Meliá e o WTC Club.

Finalizando o evento, foram soltos cinco mil balões brancos.

Na ocasião foi também aberta, na  recepção principal do WTC São Paulo, a Feira WTC da Paz, que até o dia 15 de junho reunirá nove associações e instituições que mais têm contribuído na minimização de problemas da comunidade. Além de visitar a Feira, os interessados poderão doar sangue no dia 14/06, das 9 às 12h, à Fundação Pró-Sangue que terá um posto de coleta no 15º andar da Torre do WTC.   

Abraço Balões

As instituições que expõe seus trabalhos na Feira WTC da Paz são:

AMA - Associação Dos Amigos do Autista.  As escolas da AMA se propõem a receber o indivíduo autista, independentemente de seu grau de comprometimento e, a partir daí, a assistir a pessoa ilimitadamente, isto é, não importando em que grau a síndrome se manifeste. Para a AMA, é igualmente importante e desafiador o atendimento a um adulto altamente comprometido pelo autismo ou o atendimento de uma criança autista sem problemas de raciocínio ou de retardo mental. Todo o trabalho é desenvolvido com o foco em proporcionar ao indivíduo autista, autonomia em atividades e cuidados pessoais.

ADERE – Associação para o Desenvolvimento e Recuperação do Excepcional, tem o objetivo de atender pessoas portadoras de deficiência mental - jovens, adultas e idosas. Inicialmente formada por pais de portadores de deficiência mental, interessados em garantir um atendimento aos filhos, principalmente pensando no futuro dos mesmos. Atualmente atende 85 casos, de 16 a 64 anos, 70 % deles provenientes de famílias carentes, de baixa renda familiar, que participam da programação, passando diariamente entre as diferentes atividades de trabalho, terapêuticas, esportivas e sócio-culturais, respeitando-se sempre a necessidade de cada um, seu ritmo e sua capacidade.

APAE -  Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, filiada às Federações Nacional e Estadual das Apaes, que têm como objetivo garantir a eficácia dos direitos sociais assegurados pela Constituição, às pessoas portadoras de deficiência. Cerca de 1500 portadores de deficiência mental recebem atendimento global, do nascimento à idade adulta, por meio de programas de diagnóstico, estimulação precoce, educação infantil, ensino fundamental, preparação e encaminhamento ao mercado de trabalho.

Comitê para Democratização da Informática. Foi criado no Rio de Janeiro em 1995. Em São Paulo, ele chegou há pouco mais de um ano, tendo como parceiros-mantenedores a Câmara Americana de Comércio (Amcham), onde instalou sua sede, o Governo do Estado e a Fundação Telefônica, além de 20 parceiros fixos. Conta com 23 unidades comunitárias e quatro na Fundação do Bem-Estar do Menor (Febem), chamadas de Escolas de Informática e Cidadania (EIC), que mobilizam  equipe de profissionais e voluntários, ministrando cursos a pessoas carentes. Já formou 2.500 alunos, inclusive moradores de favelas.  

Fundação Dorina Nowill. Antiga Fundação para o Livro do Cego no Brasil, a entidade tem como missão favorecer a inclusão social de crianças, jovens e adultos cegos ou com baixa visão através do desenvolvimento de programas de avaliação e diagnóstico, educação especial, reabilitação e colocação profissional, propiciando ao deficiente visual condições essenciais para levar uma vida normal. 

Fundação Pró-Sangue. Instituição ligada à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, mantendo com a última estreito laço de cooperação acadêmica e técnico-científica. É o maior hemocentro da América Latina e um dos três do mundo em capacitação técnica e em quantidade de sangue coletado. Centro de referência do Ministério da Saúde, da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), a Fundação  responde pelo controle da qualidade do sangue de toda a América Latina e ainda é laboratório de referência da Sociedade Internacional de Hemofilia. 

GAPA - Grupo de Apoio à Prevenção à Aids. Surgiu como resposta à epidemia que se instalou sem  cerimônias, abusada e democrática e que só se encolheu frente aos trabalhos comunitários na multidisciplinariedade de profissionais. Ativa, tenta minimizar os danos causados pelo seu inesperado crescimento.

Instituto Pró-Queimados.  Organização não governamental sem fins lucrativos, que tem como missão contribuir para a melhoria, ampliação e fortalecimento da pesquisa, do ensino e da assistência a crianças, jovens e adultos, vítimas de queimaduras.

Lar Escola São Francisco.  Objetiva reabilitar física e psicologicamente  portadores de deficiência física, pertencentes a famílias que não dispõem de recursos financeiros para custear seus tratamentos,  reintegrando-os à sociedade. 

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem