Governador e prefeito visitam obras do Projeto Tietê
Por Gislene Vieira Pereira
Agosto 14, 2007

O governador de São Paulo, José Serra, e o prefeito da cidade, Gilberto Kassab, fizeram hoje uma visita de inspeção técnica às obras da Estação Elevatória de Esgotos Pomar, localizada na zona Sul e com obras executadas pela Sabesp para beneficiar 1,2 milhão de pessoas e 15 bairros da região. As obras fazem parte do Projeto Tietê, que visa melhorar a qualidade da água por meio de coleta e tratamento efetivo do esgoto do rio Tietê e afluentes.

A Estação Elevatória de Esgotos Pomar vai impedir que o esgoto gerado nos bairros seja lançado nos córregos e rios que deságuam no Rio Pinheiros, afluente do Rio Tietê, e o término das obras está previsto para o final de agosto. Os bairros que participam dessa etapa são: Santo Amaro, Alto de Pinheiros, Pinheiros, Campo Belo, Itaim Bibi, Campo Grande, Pedreira, Morumbi, Butantã, Vila Sônia, Vila Andrade, Jardim São Luiz, Socorro, Cidade Dutra e Grajaú.

O esgoto desses locais deixará de ser lançado no rio Pinheiros e será encaminhado à ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) de Barueri. Após a 1ª e a 2ª etapa do Projeto Tietê, mais de 850 milhões de litros de esgoto não terão como destino o rio Pinheiros e afluentes por conta da construção de três novas estações de tratamento de esgoto, da ampliação da capacidade da ETE Barueri e da construção de redes coletoras e interceptores de esgoto.

Serra aprova o investimento nas obras, apesar de terem custado quase R$ 26 milhões: "elas vão permitir elevar de 63% para 70% o número do esgoto tratado na região Metropolitana de São Paulo e assim caminharemos para uma realidade de melhor saneamento, que significa mais saúde e melhores condições ambientais para a população de São Paulo. É um investimento de pouca visibilidade por estar por baixo da terra, mas de muita importância para o bem-estar dos moradores da cidade".

Segundo a secretária Estadual de Saneamento e Energia, Dilma Seli Pena, a Estação Elevatória de Esgotos Pomar deve operar a partir de 30 de setembro, quando começará o bombeamento do esgoto (em torno de 2,5 a 4 m³ no horário de pico) para a ETE Barueri. Contudo, a secretária salienta que somente essas obras do Projeto não são suficientes: "a despoluição do Tietê demanda a despoluição de toda a região Metropolitana. Temos que tratar o esgoto, recuperar os córregos e cuidar do lixo nas áreas de favela".

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o portal dos bairros da cidade de São Paulo