Seu micro sob ataque
Outubro 13, 2000
por Jorge Marmion

Os vírus continuam espalhando-se na Internet. A cada semana surgem novas ameaças, ou variações de vírus já existentes. Sua propagação acontece rapidamente, porque: 1) muitos usuários não tem programa anti-vírus instalado; 2) os que tem há algum tempo não atualizam as definições, e alguns destes vírus são muito novos; 3) os usuários, que confiam que e-mail de amigo deve estar limpo, clicam em arquivos contaminados.

Como seu micro é contaminado
Há várias formas, mas em geral o vírus "pega carona" num arquivo qualquer. Uma vez que você clica nesse arquivo, o vírus "acorda", entra em ação, modifica o sistema e instala-se definitivamente. Um e-mail com vírus em geral: 1) vem de um amigo, ou de alguém a quem você enviou um e-mail; 2) não diz nada relevante no corpo da mensagem 3) invariavelmente tem um arquivo atachado (documento ou executável). Veja:

tela

Observe que o arquivo veio sem nenhuma referência que faça sentido (tipo "estou te mandando o arquivo com as últimas cotações ..."), não tem assunto (ou o assunto é muito genérico) e veio, de carona, um programa executável (.EXE). Este tipo de e-mail é ALTAMENTE SUSPEITO e você não deve clicar no arquivo atachado de jeito nenhum. Na dúvida escreva para que o enviou solicitando confirmação de envio.

Amigo da onça?
Não fique bravo(a) com quem enviou o e-mail, já que em geral não tem a menor idéia que enviou um vírus. Toda vez que essa pessoa envia um e-mail do seu micro (que está contaminado) sem que ela saiba o vírus envia um segundo e-mail contendo a infeção. Ou até o vírus pode percorrer sua agenda e enviar um e-mail a todos os endereços que encontre. De qualquer forma, jamais a propagação é intencional.

Na dúvida ...
Seu micro está contaminado com algum vírus que se propaga via e-mail? Envie um e-mail para você mesmo(a). Se enviar um só, e chegarem dois, um deles só com um arquivo atachado, a resposta á pergunta é afirmativa.

O que fazer?
A resposta é óbvia: instale um anti-vírus, e atualize-o regularmente.

Não compre o McAfee; o suporte nacional é péssimo, e a versão à venda no mercado nacional foi descontinuada no exterior, sendo substituída por um serviço on-line.
O Norton Anti-vírus funciona às mil maravilhas, e por R$ 50,00 (aproximadamente) você terá proteção total e confiável. As versões à venda não combatem a última leva de vírus, pelo que você terá de atualizar as definições assim que concluir a instalação.
Você pode, ainda, utilizar gratuitamente o serviço de anti-vírus da LGE (www.lge.com.br). É on-line (isto é, você tem de permanecer conectado(a) à Internet para varrer seu micro) e bastante rápido. Nos testes que efetuamos constatamos que não pegou um vírus escondido dentro de um e-mail (o Norton, entretando, o detectou) mas ao separar o arquivo contaminado o vírus foi detectado e removido facilmente.

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo