Prefeitura inicia obras de duplicação na Av. Vereador José Diniz
Março 21, 2006

A Secretaria Municipal de Transportes (SMT), por meio da São Paulo Transporte (SPTrans), iniciou ontem (20) as obras para ampliar a capacidade do tráfego e do transporte público da avenida Vereador José Diniz, entre a avenida Vicente Rao e a avenida Adolfo Pinheiro. Findas as obras, o trecho passará a compor os 17 quilômetros do Corredor Ibirapuera. O término das obras está previsto para dezembro de 2007.

O início das obras foi celebrado com um evento, no local, que contou com a participação de autoridades municipais.

O Secretário Municipal de Transportes, Frederico Victor Moreira Bussinger, destacou a interação com a comunidade local na elaboração do projeto, e disse que a Prefeitura fará o possível para "reduzir ao mínimo possível o incômodo da população", e previu que "uma vez ampliada essa capacidade viária a população da vizinhança vai ter um benefício imenso (clique e ouça), e também, é bom que se diga, é uma obra não só beneficia a população local mas toda a população da região sul que se utiliza do Corredor (clique e ouça)". Bussinger prometeu que após a obra estar pronta "vai ter um desafogo bastante grande" no trânsito da região, "que muitas vezes na hora de pico tem congestionamento".

Quanto às desapropriações, "um tema tão delicado que muitas vezes emperra obras durante meses e anos a fio", Bussinger disse que o assunto está sendo tratado de forma "inovadora" pelo governo José Serra, privilegiando "o contato direto com o proprietário, ofertando um valor de mercado". A Prefeitura espera assim "solucionar, se não todas, a maior parte das apropriações amigavelmente".

José Antônio Barros Munhoz, subprefeito de Santo Amaro, também destacou o diálogo da Prefeitura com a comunidade, e afirmou que o projeto do governo José Serra "é muito melhor que o original", elaborado pelo governo Marta Suplicy, "com muito menos danos ao meio ambiente e com maiores benefícios", e disse que "quando há honestidade de propósito as coisas acontecem para melhor".

José Serra, prefeito da cidade de São Paulo, disse que apesar de não morar na região "este projeto sempre foi para mim exasperante, um nó, uma coisa mal feita na origem e que nunca pode ser desatado, e estar presente aqui, no dia que este nó começa a ser desatado, é uma alegria muito grande". Serra disse que os governos Maluf e Marta Suplicy tentaram solucionar o problema "do jeito da cavalaria antiga: rápido e mal-feito". Para Serra, seu governo é diferente: "Nós fazemos rápido e bem-feito".

A aprovação do projeto por representantes da comunidade, um dos pontos destacados pela Prefeitura, foi contestada por Marcos, proprietário há 7 anos de uma oficina de funilaria e pintura no número 508 da Avenida, "nunca soube do projeto; estou sabendo agora que estão derrubando tudo.  Eu dou emprego para sete pessoas e presto serviço para várias empresas; como vai ficar minha situação?".

Maria José, que mora em frente à obra, também afirmou desconhecer o plano, e afirmou que somente "na semana passada passaram para avisar que ia começar a obra". Antes disso, nunca soube de qualquer reunião para discutir o projeto. "Uma vez eles começaram fazer, e pararam. Eles deveriam ter avisado [das reuniões] quem mora aqui". Quanto à afirmação da Prefeitura que o projeto foi discutido com a comunidade, disse: "Comunidade não sei de onde, porque aqui não vi ninguém [NR: referindo-se aos seus vizinhos] falar que foi a qualquer reunião". D. Maria José afirmou ser duplamente prejudica pelo projeto, já que também possui um escritório no trecho afetado: "Hoje os clientes param no recuo do meu escritório; onde vão estacionar daqui em diante? Nas ruas não há lugar porque o Fórum ocupa tudo. Meu escritório, que já não está bom, vai para o brejo", disse.

O projeto

O novo planejamento prevê a preservação de 88% da vegetação existente, a construção de uma alça de acesso sob o viaduto da avenida Vicente Rao (viaduto Vereador José Diniz), e uma ciclovia. No lugar das pistas simples, com as atuais larguras variáveis entre 9 metros e 12 metros, esse trecho da avenida passará a ter canteiro central, com três faixas de rolamento no sentido centro-bairro e duas faixas de rolamento no sentido bairro-centro.

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O projeto de ampliação da avenida Vereador José Diniz terá, no trecho compreendido entre a avenida Vicente Rao e Marechal Deodoro no sentido centro-bairro, três faixas de tráfego, sendo a faixa da esquerda, junto ao canteiro central, exclusiva para ônibus. Neste sentido haverá quatro paradas de coletivos, todas no canteiro central, sendo que a primeira servirá também ao sentido oposto. As demais serão unidirecionais.

No sentido bairro-centro haverá duas faixas de tráfego contínuas, em toda a extensão do trecho, e os ônibus trafegarão na faixa da esquerda, junto ao canteiro central, compartilhando-a com o tráfego geral. Também serão quatro paradas de ônibus, três unidirecionais e uma bidirecional. Na altura de cada uma das paradas, nesse sentido, a pista se alargará para três faixas de tráfego, de modo a permitir o embarque e desembarque de passageiros sem estrangulamento da via e sem prejuízo para o tráfego. Essa organização evitará conflitos do transporte coletivo com o tráfego geral que necessita de conversões à direita, manobras para acesso a garagens.

Atualmente, 35 linhas municipais -- 205 veículos/hora -- utilizam estes 1.780 metros. Com a implantação do corredor e a reorganização do sistema de transporte coletivo, prevê-se a utilização desse trecho por oito linhas do sistema integrado, que somarão freqüência aproximada de 150 ônibus/hora. A redução do volume de ônibus será resultado de racionalização do sistema e eliminação da concorrência entre linhas, propiciando melhor aproveitamento de capacidade dos veículos sem reduzir a oferta de lugares.

No canteiro central haverá plataformas baixas, a 28 cm do solo, e quatro pontos de parada, com abrigos, lixeiras, sistema de informação ao usuário e equipamentos para a acessibilidade -- como ladrilhos hidráulicos podotáteis.

A ampliação da avenida Vereador José Diniz atenderá não só a população local do subcentro de Santo Amaro, mas também os passageiros do transporte público de regiões do extremo Sul da cidade, como Parelheiros, Interlagos, Cidade Dutra, Jardim Ângela. Facilitará o acesso a pólos especiais de interesse como Aeroporto de Congonhas, Lar Escola São Francisco, Hospital Darcy Vargas e outros subcentros comerciais como Socorro, Ibirapuera, Moema, Vila Clementino, e ainda permitirá a integração com o Metrô na Estação Santa Cruz. Sendo parte integrante do Corredor Ibirapuera, será utilizado por uma demanda aproximada de 250 mil passageiros/dia.

Alça de acesso

As obras de ampliação da Vereador José Diniz começam por uma antiga reivindicação dos moradores do bairro: a construção de uma alça de acesso desta avenida para a avenida Professor Vicente Rao, em direção a Diadema, sob o viaduto Vereador José Diniz. Com sete metros de largura, duas faixas de rolamento e cerca de 150 metros de extensão, a previsão é que a alça fique pronta em 90 dias. Por hora, nos horários de pico, ela vai receber os cerca de 600 veículos que hoje alcançam a Vicente Rao pela rua Ana Catarina Randi, após conversão à esquerda na vereador José Diniz.

Além de desafogar o trânsito no corredor, a construção da alça de acesso vai refletir diretamente na qualidade de vida dos moradores e comerciantes locais: o projeto prevê a reurbanização e paisagismo de toda a área sob e ao redor do viaduto, no percurso da alça de acesso.

Faz parte desta primeira etapa das obras, também, a correção do desnível (de até 1,60 metro) entre pistas ao longo de aproximadamente 250 metros da avenida Vicente Rao. Por isso a CET já interditou, desde as 21 horas da quinta-feira, dia 16, a pista expressa da Vicente Rao no sentido Diadema-Marginal Pinheiros, sob o viaduto Vereador José Diniz. Os veículos estão sendo desviados para as duas faixas da pista lateral da avenida, no mesmo sentido, e para uma faixa da pista contrária (sentido Marginal Pinheiros/Diadema), no contra-fluxo. Equipes da CET estão no local para orientar o trânsito, com o reforço de 14 placas de sinalização de obra, seis faixas de vinil, 10 placas de regulamentação e advertência e 49 módulos de barreiras.

Futuras intervenções

Inicialmente não será realizado bloqueio de pista no trecho entre a rua Adolfo Pinheiro e a rua Américo Brasiliense, mas será necessário o estreitamento em trechos progressivos, para recuperação e restauração de guias e sarjetas da pista existente, implantação do pavimento novo e realocação do canteiro central, em trecho de aproximadamente 100 metros nas proximidades da Rua Marechal Deodoro. A construção do pavimento será por faixa, mantendo a outra faixa em operação e garantindo o acesso aos moradores e comerciantes da região.

As obras serão feitas em fases alternadas por pistas, mantendo-se sempre uma das pistas para circulação. No trecho entre a rua Adolfo Pinheiro e a rua Américo Brasiliense, o desvio de tráfego terá o apoio da rua São Benedito para acessibilidade local. Para o trecho entre a av. Américo Brasiliense e Vicente Rao, a construção das pistas será também se dará por fases, garantindo a acessibilidade a todas propriedades. O tráfego geral da região será orientado para vias alternativas de forma a evitar a utilização do eixo em obras e fuga de veículos para o interior de bairros. Os ônibus que utilizam esse trecho serão desviados para a avenida Adolfo Pinheiro.

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Nota: parte desta reportagem foi baseada em "release" da Coordenadoria de Comunicação da SPTrans.

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