Varais do Bixiga embelezam a rua Rui Barbosa, na Bela Vista.
Dezembro 13, 2005

Serginho MalucoO Bixiga, como é denominada a região do bairro da Bela Vista em torno da Rua Treze de Maio, enfeitou-se novamente para o Natal com elementos que evocam a tradição italiana do bairro: os Varais.

A decoração, idealizada por Walter Taverna -que é neto de imigrantes italianos- e executada desde 1983 com apoio da SODEPRO (Sociedade de Defesa das Tradições e Progresso da Bela Vista), remete a uma tradição milenar da cidade de Nápoles. "Lá as casas são muito próximas, e para compensar a falta de quintal eles colocam um varal de uma casa à outra e penduram roupas para secar nesses varais", explica Taverna. "Serginho Maluco", da Cantina da Conchetta e membro da SODEPRO, que na foto a direita mostra os varais a um vizinho do bairro, complementa que os varais servem também para preservar uma antiga tradição daquela cidade: "as donzelas napolitanas", relata, "após a noite da lua de mel tinham de pendurar nos varais o lençol manchado de sangue para provar que tinham perdido a virgindade".

Taverna enfatizou o significado comunitário da decoração: "antigamente, as lavadeiras recolhiam as roupas do pessoal mais abastado e levavam para lavar nas suas casas. Após lavadas, as roupas eram penduradas para secar nos varais, junto com as roupas da própria família. Era o único lugar onde o pobre e o rico se encontravam, sem querer", diz.

Os Varais permanecem expostos na Rua Rui Barbosa, desde a rua Manoel Dutra até a Praça Dom Orione, até o Dia de Reis (6 de Janeiro), quando é desmontada a decoração natalina e, como manda a tradição, é feito um pedido para que tudo corra bem no ano que inicia.

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo