Ponto de ônibus na rua Urussuí incomoda moradores no Itaim Bibi
Andrezza Carvalho Arnone
Julho 05, 2002

O ponto final do ônibus que percorre o trajeto Embu – Santa Tereza, instalado há cerca de um ano na Rua Urussuí, esquina com Rua Leopoldo Couto Magalhães, no Itaim Bibi, zona sul, está tirando o sossego dos moradores. Segundo eles, depois que os veículos começaram a estacionar no local, o trânsito na região e a sujeira aumentaram e o barulho dura o dia inteiro incomodando a todos. 

Os mais prejudicados com a instalação foram os habitantes do edifício localizado no número 352 da Rua Urussuí, que fica exatamente em frente ao ponto. “Isto está um inferno. Já cheguei a ficar vinte e cinco minutos só para entrar com o carro na garagem”, reclama Márcia S.. 

A Urussuí é uma via de duas mãos estreita que abriga apartamentos residenciais e estabelecimentos comerciais. Com o congestionamento das ruas próximas, como a Joaquim Floriano e a Tabapuã, por exemplo, essa se transforma em alternativa para os veículos. De acordo com os moradores, por volta das 18h00, quando o trânsito é mais intenso, a situação se complica, pois além dos carros estacionados, o ponto aglomera grande quantidade de pessoas. “Com eles aí parados ficamos sem visão para entrar com o carro na rua. Além disso, muitas vezes é impossível atravessar na faixa de pedestres”, reclama Márcia. 

Cansados do barulho causado pelos motores desde 4h30, quando os veículos chegam, até 0h30, quando o último parte, e do lixo deixado pelos usuários na calçada, alguns moradores sugeriram a mudança do ponto para outra rua do bairro menos movimentada, como a Chafik Juvenal Chede. “Lá não há muitas residências, menos gente seria prejudicada”, diz o morador Lizardo Enéas Filho. “Não queremos tirar o transporte das demais pessoas, apenas melhorar a situação da Urussuí.” 

Marco Antonio Castello Branco, presidente da Sociedade Amigos do Itaim Bibi (Saib), diz que a SPTrans enviou em fevereiro deste ano um comunicado confirmando a transferência do ponto de ônibus. “A mudança deve ser feita, no entanto, ainda não fomos informados sobre o dia nem sobre o novo local da parada dos veículos.”

[ Envie uma mensagem ] à Sociedade Amigos do Itaim Bibi 

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem