Prefeitura cede área para campus da Unifesp em Santo Amaro
Outubro 01, 2005

O prefeito de São Paulo José Serra assinou, neste sábado (01/10), um decreto que outorga à Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) a Permissão de Uso de um terreno da Prefeitura localizado nos domínios da Subprefeitura de Santo Amaro (avenida Padre José Maria, s/n, à altura do nº 550). É o primeiro passo concreto para a instalação da inédita Faculdade Pública na Zona Sul, numa região com 3 milhões de habitantes.

“Hoje estamos dando o impulso inicial para termos em Santo Amaro e em toda a zona sul de São Paulo uma faculdade pública governamental, com 5 cursos relacionados com a área médica e da saúde, com o padrão de qualidade da Escola Paulista de Medicina”, disse o prefeito durante a solenidade de assinatura do decreto, realizada no teatro municipal de Santo Amaro, o Paulo Eiró.

Ao lado do prefeito, do reitor da Unifesp, Ulisses Fagundes, e de secretários municipais e subprefeitos, participaram da solenidade diversos deputados federais e vereadores municipais. Ele aproveitou a oportunidade para pedir a colaboração da bancada paulista na Câmara dos Deputados para a obtenção dos recursos necessários à construção do campus Santo Amaro, ou por meio de emendas ao orçamento federal 2006 ou de sensibilização junto ao Ministério da Educação (MEC). “A Unifesp, que tem a Escola Paulista de Medicina, significa qualidade e é a universidade que mais tem vocação social no nosso país. Assim, acredito que esta faculdade pública na zona sul marcará o ensino superior no Brasil”, avaliou o prefeito.

Antiga reivindicação dos moradores, a instalação de curso superior gratuito segue a tendência de revitalizar aquela região da cidade, atraindo novos investimentos, a exemplo do que está acontecendo na Zona Leste, com a construção do novo Campus da USP.

Os próximos passos, de responsabilidade da Unifesp, para concretizar o projeto são o detalhamento do projeto pedagógico e a análise de viabilidade econômica, com conseqüente encaminhamento ao MEC.

Após a conclusão do prédio da UNIFESP no terreno cedido pela Prefeitura, deverá ser instalado um campus com cinco cursos iniciais: Ciências Sociais Aplicadas à Saúde, Administração em Saúde, Humanidades, Educação em Saúde e Comunicação em Saúde. Ainda não há estimativa do número de vagas que serão oferecidas e o prazo para o início das aulas, mas a Universidade trabalha com a expectativa de abrir os primeiros cursos em 2007.

Unifesp

A Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) é resultado da transformação da Escola Paulista de Medicina. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, com ênfase no campo das Ciências da Saúde. Oferece atualmente cinco cursos de graduação (Medicina, Enfermagem, Ciências Biológicas, Fonoaudiologia, e Tecnologia Oftalmológica), totalizando 1.320 alunos. Possui também 37 cursos de doutorado, 39 de mestrado e 10 de mestrado profissionalizante, com 2.755 alunos. Oferece ainda 190 cursos de especialização para 7.000 alunos.

Além do campus da Vila Clementino onde está situado o Hospital São Paulo, o complexo universitário abrange ainda mais cinco hospitais (Hospital Vila Maria, Hospital Estadual de Diadema, Hospital Geral de Pirajussara, Hospital de Mogi das Cruzes e Maternidade do Embu). A UNIFESP também coordena o Programa de Saúde da Família na zona sul de São Paulo, que envolve 11 subprefeituras, além dos municípios de Diadema, Mauá e Barueri.

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo