Tatuapé recebe acervos temáticos em duas bibliotecas públicas
Novembro 12, 2007

Duas novas bibliotecas temáticas foram entregues neste sábado (10/11) pelo prefeito de São Paulo aos moradores da região da Tatuapé, na Zona Leste. O 'Espaço de Música Itamar Assumpção', instalado na Biblioteca Cassiano Ricardo, e a 'Área de Contos de Fadas', na Biblioteca Hans Christian Andersen. Implantado pela atual gestão, o projeto visa oferecer uma programação diferenciada com atividades interativas que despertem o interesse da população. Com as entregas deste sábado sobe para quatro o número de bibliotecas temáticas instaladas na cidade. Para 2008, está prevista a entrega de mais quatro.

Para instalar os novos espaços temáticos, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, está reformando as bibliotecas. A Biblioteca Cassiano Ricardo que já possui um acervo de 52 mil livros, agora contará com mais 425 títulos específicos em música; 10 títulos de DVDs; 10 títulos; 1.080 CDs digitalizados do acervo de Música Brasileira em 78 RPM (1902-1964). Entre as raridades do acervo estão composições de Pixinguinha e canções do início das carreiras de Elis Regina e Roberto Carlos. Dispõe ainda de área ambientada com instrumentos musicais e oferecerá curso introdutório à música.

Já a Biblioteca Hans Christian Andersen receberá narradores para contar histórias infantis para crianças e adultos. Ambientada com pinturas inspiradas em figuras da natureza, a nova área tem 801 títulos específicos e 78 DVDs que serão acrescidos ao acervo de 17 mil livros infantis. O espaço também abrigará o primeiro Centro de Formação para Contadores de Histórias da cidade, que terá caráter permanente e gratuito.

Para o prefeito, a Cultura é um dos processos mais importantes na formação das crianças e jovens. Ressaltou que a administração municipal está recuperando diversos equipamentos públicos como as escolas e unidades de saúde. Observou ainda que além das melhorias feitas nas bibliotecas, a ocupação temática é uma idéia que está se consolidando. "Esta gestão tem como um dos seus desafios recuperar todos os equipamentos culturais. Não é uma tarefa fácil mas, estamos fazendo um grande esforço. Esta biblioteca é maravilhosa. Foi inaugurada há mais de 50 anos e nunca passou por uma melhoria. Agora esta gestão está recuperando as estruturas destes equipamentos, oferecendo maior segurança aos usuários como também proporcionando maior motivação para os funcionários que nelas trabalham", falou.

O secretário municipal de Cultura destacou a importância de saber utilizar as potencialidades que os espaços públicos como as bibliotecas oferecem. "Queremos fazer deste local, que concentra as duas bibliotecas, um pólo de cultura intenso para o bairro e todo seu entorno. Este é um projeto que está dando certo, e com isto estamos conseguindo valorizar o trabalho dos funcionários das bibliotecas", analisou.

Sobre o novo conceito das bibliotecas temáticas, o secretário de Coordenação das Subprefeituras disse que as mesmas estão sendo vocacionadas, oferecendo uma de qualidade para a população.

Com as entregas deste sábado, a cidade de São Paulo passa a contar com quatro bibliotecas temáticas. São elas: Alceu Amoroso Lima, em Pinheiros, de poesia; Belmonte, em Santo Amaro, de cultura popular; Cassiano Ricardo, no Tatuapé, de música; Hans Christian Andersen, no Tatuapé, em contos de fada. Em 2008 serão entregues a Mário Schenberg, na Lapa, em ciências; Raul Bopp, na Aclimação, em meio ambiente; Roberto Santos, no Ipiranga, em cinema; e a Prefeito Prestes Maia, em arquitetura e urbanismo.

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Fonte: Secretaria Executiva de Comunicação da Prefeitura da Cidade de São Paulo

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o portal dos bairros da cidade de São Paulo