Quadrilha extremamente violenta pratica seqüestros relâmpagos na Zona Sul.
Junho 16, 2004

Capitão PM Salvador Modesto Madia O Cap. PM Salvador Modesto Madia (foto à direita), comandante da 4a. Cia. do 12° Batalhão da Polícia Militar, alertou à população, na reunião do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) do Brooklin realizada ontem, que uma quadrilha extremamente violenta está praticando seqüestros relâmpagos em residências da na Zona Sul.

A quadrilha, "que tem de seis a dez integrantes e é muito bem articulada" segundo o Cap. Madia, opera geralmente de manhã, entre às 06h e 08. Seus membros -fortemente armados com pistolas, fuzis e metralhadoras- chegam de carro, um deles desce e começa a caminhar pelo bairro procurando vítimas. O carro é utilizado para cobertura, transporte dos objetos roubados e fuga do grupo. As vítimas são levadas para dentro de suas residências, e "senhores, senhoras, crianças e jovens são violentamente agredidos".

Parte da quadrilha, em um trabalho realizado conjuntamente com o 27° DP (Campo Belo) e a 1a. Cia do 12° Batalhão da PM foi apreendida, mas restam ainda vários elementos que continuam operando. Devido à ação da polícia, a quadrilha, que começou atuando no Brooklin Velho, deslocou suas atividades para o Brooklin Novo, posteriormente para o Planalto Paulista e agora está atuando no bairro do Campo Belo.

Segundo o Cap. Madia, os próprios vizinhos facilitam a ação dos meliantes. "Tem gente que gosta ligar o carro de manhã, aquecer, abrir o portão, despreguiçar", disse, e questionou: "estava vindo agora para a reunião e na Av. Santo Amaro vi uma pessoa em um carro blindado com um Rolex para fora, fumando. Adianta tem carro blindado?".

O Cap. Madia solicitou o auxílio da população para prender o resto da quadrilha: "O espírito comunitário é fundamental. Precisamos dos olhos de todo mundo para ajudar. Preste atenção ao vizinho quando está saindo, e ante qualquer suspeita ligue para a polícia", aconselhou.

Onde denunciar

Ao constatar qualquer irregularidade ligue para o 190 (COPOM), para a 4a. Cia. do 12 Batalhão da Polícia Militar (3845-7663 e 3845-5956) ou para a 1a Companhia do 12° Batalhão da Polícia Militar (5041-3907)

Leia também: Polícia Militar oferece a vizinhos do Brooklin, Vila Olímpia e Moema 'Pássaros' palestra gratuita sobre segurança.

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da Zona Sul de São Paulo