Criminalidade se mantém estável na região do Itaim Bibi
por Bruno Meirelles
Setembro 17, 2007

O Capitão Eduardo da Silva Almeida, Comandante da 3ª Cia do 23º BPM, apresentou à comunidade, na reunião de setembro do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) Itaim Bibi, dados estatísticos sobre a evolução da criminalidade no bairro.

Segundo os números, os índices de criminalidade se mantêm praticamente estáveis na região desde 2004. Os roubos à pessoas e residências apresentam queda em relação a esse período. Furtos de veículos e seqüestros também caíram em relação ao ano passado, após aumento nos anos anteriores.

O número médio de furtos em geral teve um pequeno aumento em relação ao ano passado, após sucessivas quedas desde 2004. Os roubos de veículos também tiveram um pequeno aumento com relação a 2005, mas se mantêm estáveis desde 2004. Os números são extraídos do Sistema Infocrim, que mapeia digitalmente os dados estatísticos da criminalidade e possibilitam um planejamento estratégico de ações de policiamento preventivas.

Segundo o capitão, os "roubos em geral apresentam tendências de queda. No caso do roubo de veículos eles vêm se mantendo. No mês passado, por exemplo, tivemos um surto. Nós identificamos o horário que isso acontecia, alertamos os policiais e mudamos algumas rotinas, e dessa forma voltou à normalidade. Os números de homicídios são constantes, e mostram que somos uma das regiões mais seguras. No caso dos seqüestros, em sua maioria relâmpagos, conseguimos reduzir mais de 50% com relação ao ano passado".

O capitão explica que a ação dos bandidos se baseia na rotina de população, e por isso a polícia necessita da colaboração da população para conseguir maiores reduções da criminalidade. "Antigamente o bandido batia sua carteira sem saber se tinha dinheiro. Hoje tudo que ele faz é planejado em cima da rotina de todos nós, que dá a oportunidade do bandido fazer a sua ação. Por isso a população precisa se precaver, evitando, por exemplo, se distrair com o celular, ou avisar a alguém de casa que está chegando, para que o esperem no portão".

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o portal dos bairros da cidade de São Paulo