Segunda Delegacia Seccional lança campanha para incentivar uso de serviços policiais na Internet
Maio 18, 2001

A Segunda Delegacia Seccional - SUL está lançando uma campanha para incentivar a utilização dos serviços policiais disponíveis no site da Polícia Civil.

Segundo o Dr. Olavo Reino Francisco, Delegado de Polícia Seccional, doze por cento da população brasileira tem acesso à Internet. Este número, na Zona Sul de São Paulo, sobe para vinte e cinco por cento.

Levantamentos efetuados pela Seccional demonstram que cinqüenta a sessenta por cento das pessoas que comparecem à Delegacia poderiam utilizar a Internet para efetuar o Boletim de Ocorrência. Incentivando-as a usar o Boletim Eletrônico, o plantão policial poderia dedicar-se ao atendimento dos casos mais complicados, cujo registro deve obrigatoriamente ser efetuado na Delegacia.  "Mesmo que se esforce, o policial acaba entrando em uma rotina de trabalho tão forte que não tem tempo para um atendimento de melhor qualidade", segundo o Dr. Olavo. " A população acaba entendendo, incorretamente, que o policial não gosta do serviço ou está mal-humorado".

A campanha foi elaborada, gratuitamente, pela Giovanni, FCB. O planejamento esteve a cargo de Eduardo Legname, que contou com o auxílio de uma equipe de produção composta por Gustavo e Queka, "dois jovens gaúchos que estão iniciando muito bem na profissão", segundo Eduardo.

A campanha tem muitas chances de sucesso. "Hoje o acesso à Internet está muito difundido", diz Eduardo: "se a pessoa não acessa na sua casa, acessa no escritório, ou tem um amigo ou uma pessoa do seu conhecimento que possui acesso à Internet. Até em farmácias estão instalando acesso gratuito hoje em dia. E cada vez vai ser mais fácil".

Além de incentivar o uso da internet, um folheto ("Tudo o que você precisa saber sobre a polícia de sua região") divulga telefones úteis da Seccional e fornece diversas explicações sobre o relacionamento entre a população e a polícia. 

Uma última peça, um cartaz a ser exibido dentro das Delegacias, incentiva àqueles que por qualquer motivo tem de ir à Delegacia a sugerir ou criticar, ajudando a Delegacia "a prestar o serviço policial com a qualidade que a comunidade merece".

Questionado quanto aos motivos que o levaram a investir seu tempo na elaboração da campanha, Eduardo disse que "não adianta ficar o tempo todo reclamando da polícia; é preciso ajudar um pouquinho, e esta foi nossa contribuição".

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo