São Roque: uma alternativa de lazer para a família paulistana.
Setembro 01, 2005

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

São Roque A Estância Turística de São Roque oferece, a apenas 60 quilômetros de São Paulo, opções de lazer familiar altamente recomendáveis.

Como chegar

O acesso ao município de São Roque pode ser feito tanto pela Rod. Raposo Tavares quanto pela Rod. Castelo Branco. Quem for pela Raposo Tavares encontrará certa dificuldade na altura do Km. 30, onde há um trecho em obras. O restante do trajeto é tranqüilo e em excelentes condições. No site www.viaoeste.com.br é possível verificar as condições da trânsito.

Atrações

A principal atração do município é o parque temático Ski Moutain Park (Estrada da Serrinha s/n, tel 4712-3299) onde é possível praticar esqui e snowboard em uma pista artificial que atende tanto principiantes quanto a praticantes desses esportes. O custo (R$ 30,00 a hora, fracionado em segundos, já que só o tempo utilizado é computado) inclui o aluguel dos equipamentos, instrutores e, eventualmente, a utilização do teleférico por aqueles que se aventuram pela pista principal.

O parque oferece também prática de arvorismo, passeio a cavalo, prática de arco e flecha, paintball, três tobogãs de 400m (com e sem lombadas), pistas para mountain bike e motocross, assim como um curso básico de  orientação por bússola e sobrevivência na selva (que, por sinal, é muito interessante). Algumas dessas atividades são reservadas a crianças com pelo menos 12 anos.

Outra das atrações do município é a Mata da Câmara, uma reserva ecológica reconhecida pela UNESCO que abriga 54 alqueires de Mata Atlântica, repleta de mananciais e habitada por esquilos, lontras, veados e outros animais e aves.

Na Estrada do Vinho é possível visitar várias vinícolas, que surgiram com a chegada de imigrantes italianos e portugueses à região e fizeram com que o  município ficasse conhecido como a "Terra do Vinho". No Km. 9 da Estrada a Vinícola Goes, cujos vinhos podem ser encontrados em alguns supermercados de São Paulo, oferece degustação orientada. No local funciona também o restaurante Vale do Vinho, onde é possível almoçar grelhados, massas e peixes acompanhados de vinhos da casa.  Na Vinícola Real D'Ouro (Tel: 4712-9542) além de poder adquirir sucos, licores, queijos e salames é possível conhecer um pouco da história do desenvolvimento da região no Museu do Vinho, o único da região.

Doces e conservas caseiras também são especialidades da região. Na Nonna Nunziata (4784-5336) você encontra tomate seco, alcachofras, sardella, berinjela, geléias, biscoitos e compotas preparados sem conservantes. Na Fazendinha Santa Adélia (4711-1556), além das crianças poderem desfrutas de passeio de poney e contato com outros animais, é possível adquirir geléias, queijos, doces e mel. O apiário Nelson (4714-0559) também oferece mel (floradas de eucalipto, laranjeira e silvestre) e derivados: geléia real e mel com própolis e guaco.

Quem gosta de cachaça encontra também vários locais com uma grande variedade de marcas. Além das produzidas na região, a Casa D'Irene (4784-9542) oferece cachaças de Minas (Salinas e Januária), Bahia, Rio Grande do Sul, Goiás, Paraíba, Pernambuco e Santa Catarina.

As alcachofras da região (conhecidas como "roxas de São Roque") também são motivo de orgulho para os munícipes. Segundo os produtores locais, o clima da região propicia o cultivo sem a utilização de hormônios, resultando em botões maiores e mais saudáveis.

Festa

O município mostra todo seu potencial no mês de outubro, quando se celebra a tradicional Expo São Roque. A edição 2005 será realizada no Recanto da Cascata (Tel: 11 4712-3231), de 7 a 9, 12 a 16 e 21 a 23 de outubro, da 10h às 22h.

Hospedagem

É perfeitamente viável, saindo da cidade de São Paulo, ir e retornar no mesmo dia, mas os que querem esticar a estadia encontram diversas opções entre hotéis e pousadas. Nós arriscamos a Pousada Green Valley, na estrada do Radar da Aeronáutica (tel: 4714-0477 e 4714-2480), e encontramos um local simples mas muito agradável, atendimento atencioso, uma vista espetacular dos chalés e preço muito razoável. Outras opções são o Hotel Alpino São Roque (4784-8411), Pousada Ecológica Juriti (4714-1520), Pousada do Lago (4716-1733), São Roque Park Hotel (4712-3121), Hotel Villa Rosa (4713-5500). O Centro de Lazer Xiko Karpa oferece, além de lagos com uma grande variedade de peixes, hospedagem em barracas de alto padrão com colchão inflável e serviço de quarto.

E fique tranqüilo(a): em caso de desespero, no centro da cidade há um shopping center.

Dicas

Se for praticar snowboard, leve seus piores tênis. A pista é molhada freqüentemente, para facilitar o deslizamento das pranchas, e o calçado acaba encharcado. É aconselhável, também, usar roupas compridas tanto para a prática de esqui quanto de snowboard. Leve uma muda seca de roupa. A pista é dura; muito dura. Quedas em velocidades mais elevadas podem provocar hematomas consideráveis.

É aconselhável chegar às 10 horas, horário de abertura do parque. Provavelmente a pista estará vazia e você poderá praticar o esporte com mais tranqüilidade. Mais tarde costuma lotar, e chega a ficar bem difícil de descer devido à quantidade de principiantes que ficam na pista aguardando um instrutor para ajudá-los a continuar a descida.

Muitas das atividades no município são ao ar livre. Não esqueça, portanto, do protetor ou bloqueador solar. Em algumas atividades (passeio a cavalo) é também conveniente levar uma pequena reserva d'água potável.

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo