Sociedade Amigos dos Jardins Petrópolis e dos Estados (SAJAPE) inaugurou, junto com outras entidades, sua sede própria.
Dezembro 10, 2002
por Cida Teixeira

A SAJAPE já tem um espaço adequado para trabalhar pelo bairro, onde vai centralizar todas suas atividades, potencializando a profícua relação estabelecida com entidades vizinhas, racionalizando o trabalho, reduzindo os custos e socializando as conquistas (clique a foto à direita para amplia-la).

Ao completar quatro anos de existência, a Sociedade Amigos dos Jardins Petrópolis e dos Estados cresceu e apareceu. Desde sua constituição, em dezembro de 1998, um grupo dedicado de moradores vinha realizando encontros diários, semanais e mensais, em endereços emprestados e improvisados.

Mas, nesta terça-feira, 10 de dezembro, teve início uma nova fase para a entidade, agora com endereço próprio: a partir de 6 de janeiro de 2003, a casa número 18 da Rua Deputado Martinho Rodrigues, Chácara Monte Alegre, abrigará sua sede.

A SAJAPE trabalhará em sinergia com outras três entidades representativas da sociedade civil da região: Associação dos Moradores da Granja Julieta e Imediações (AMOGRANJI), Sociedade Amigos do Bairro do Alto da Boa Vista (SABABV) e Sociedade Amigos do Brooklin Velho (SABROVE) –, além do Movimento Defenda São Paulo, que também irá compartilhar o espaço, em um exercício diário de cidadania, associando seu prestígio aos esforços dos moradores da região.

A entidade mostra que já não é mais apenas um grupo de idealistas com boa vontade e disposição para proteger o seu bairro. Com inúmeras ações em andamento em diversos setores da administração pública, seu trabalho extrapolou as fronteiras dos bairros Jardim Petrópolis e dos Estados, e hoje é reconhecida como uma entidade séria e competente, que contribui para a consolidação da participação da sociedade civil na estrutura administrativa da cidade.

A SAJAPE fiscaliza a fiscalização da Subprefeitura, vigia projetos de deputados e vereadores, acompanha as ações de Secretarias Municipais e Estaduais, recorre ao Ministério Público, apóia e interage com outras Sociedades Amigos de Bairro, acionando, sempre que necessário, os meios de comunicação no interesse dos moradores e produzindo também seus jornais e boletins.

Sua sede estará permanentemente aberta a todos os moradores interessados em preservar a qualidade ambiental e habitacional dos bairros. Mais do que maturidade, a decisão de instalar seu “quartel-general” reflete a convicção de que os caminhos para a consolidação da democracia passam necessariamente pela responsabilização e pela participação de toda a sociedade.

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo