Casa da Terceira Idade Sagrado Coração de Maria recebe ajuda do Projeto Escreve Cartas
Glaucia Noguera
Abril 19, 2002

Pense em uma entidade assistencial que não possui apoio governamental e imagine quais são suas maiores necessidades. Provavelmente o item "produtos de limpeza" ocuparia um lugar secundário. Mas esses foram justamente os materiais entregues pela equipe de voluntários do Projeto Escreve Cartas à Casa da Terceira Idade Sagrado Coração de Maria na última sexta-feira. "Muita gente se empenha em arrecadar alimentos e roupas, que são coisas muito importantes. Mas nós, por exemplo, temos muita dificuldade para conseguir materiais de limpeza. Ganhar tudo isso é maravilhoso", contou a diretora da casa, Eliane Laura Moreira, que se dedica em período integral no cuidado de 17 idosos.

No total, foram entregues 585 itens, entre sacos de lixo, desinfetantes, detergente e esponjas entre outros. O material foi arrecadado por funcionários e usuários do Poupatempo de Santo Amaro. "Por se tratar da nossa primeira campanha, foi um sucesso", disse coordenadora geral do Projeto Escreve Cartas, Angela Pinto Matheus.

Mas qual é a relação entre escrever cartas e entregar materiais de limpeza? Digamos que ela tenha ocorrido por acaso. O projeto Escreve Cartas nasceu de uma parceria entre o Poupatempo e os Correios e tinha como proposta inicial oferecer, àqueles que não sabem ou não podem escrever, a oportunidade de se corresponder com parentes e amigos. A idéia era boa, mas os primeiros meses de trabalho foram difíceis. "Nós ficávamos nos postos do Poupatempo e notamos que mesmo com toda a divulgação que estava sendo feita, poucas pessoas procuravam o serviço", lembrou Angela.

Se as pessoas não iam ao Escreve Cartas, o Escreve Cartas foi até elas e o projeto passou a visitar lugares que concentravam seu público alvo. O primeiro local visitado foi a favela Alba e a receptividade dos moradores surpreendeu os voluntários. Tanto que outros lugares foram procurados dar continuidade. "O segundo passo foi levar o projeto aos asilos. Nestes lugares, as pessoas são muito carentes e, para elas, poder se corresponder com alguém significa receber um pouco de atenção", disse Angela.

Foi assim que os voluntários conheceram a Casa da Terceira Idade Sagrado Coração de Maria e o envolvimento com as outras dificuldades pela qual a entidade passa ocorreu naturalmente. "Não há como você ficar somente restrita a escrever cartas. Quando se visita esses lugares, vai descobrindo uma série de coisas que a casa necessita e não podemos ficar indiferentes", completou. A proposta até o final do ano é realizar mais quatro campanhas desse tipo. A próxima, que deverá ocorrer em maio, será para a arrecadação de produtos de higiene pessoal e as seguintes terão como objetivo a obtenção de fraldas, leite e alimentos não perecíveis e brinquedos para o Natal.

Mas desde outubro do ano passado, o grupo de voluntários cresceu e possibilitou estender os trabalhos. Hoje, com 360 voluntários, alguns deles professores, a equipe acredita que tenha estrutura para montar uma oficina de alfabetização de adultos em Engenheiro Macilar, uma região da zona sul de São Paulo, que possui altos índices de analfabetismo. Os voluntários também pretendem criar nos postos do Poupatempo um espaço destinado a orientar os usuários nas questões judiciárias. "O objeto será fazer com que ele receba orientação a respeito dos documentos que deve levar para determinado lugar e sobre como deve proceder", contou Angela.

Casa da Terceira Idade Sagrado Coração de Maria – O local, que hoje conta com quatro funcionários, precisa de mais ajuda voluntária. No dia em que os produtos de limpeza foram entregues, Eliane contou que havia recebido, pela manhã, a visita de um funcionário da prefeitura. Concluída a vistoria, ele disse que a casa não tem estrutura física ideal para abrigar os 17 idosos que lá estão. "Além disso, ele disse que vamos ter de contratar enfermeiros padrão, mas não temos condições de pagar por tudo isso. Será que eles preferem que todos esses velhinhos fiquem na rua?", questionou a diretora da Casa.

Caso queira ajudar, a Casa da Terceira Idade Sagrado Coração de Maria fica na Rua Dona Aurora Alegretti, 76. O telefone de lá é 5642.2609.

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo