Projeto visa transformar a Estação de Tratamento de Água Theodoro Ramos em Espaço Cultural
Setembro 03, 2002

Com objetivo de promover e estimular as expressões culturais voltadas para o desenvolvimento sustentável e para a conscientização ambiental, o Departamento de Produção Sul da Sabesp lançou o projeto Espaço Cultural Theodoro Augusto Ramos

O espaço será implementado na Estação de Tratamento de Água Theodoro Ramos, uma edificação de caráter histórico e referência visual na região de Santo Amaro, na esquina da Av. Santo Amaro com a Rua Américo Brasiliense.

A primeira etapa do projeto consistiu na reprodução de obras dos artistas da AASA (Associação dos Artistas Plásticos de Santo Amaro, foto à direita) nos muros que circundam a Estação. 

O Departamento de Produção Sul está a procura de parcerias para implementar o projeto, cujos objetivos são:

O espaço 

A Estação do Tratamento de Água Theodoro Augusto Ramos, foi concebida, planejada e no curto prazo de onze meses, executada, em 1929, simultânea à 1a etapa  do Sistema Adutor do Guarapiranga. As obras executadas no período de março de 1928 a fevereiro de 1929 foram realizadas no Governo do Dr. Júlio Prestes de Albuquerque, sendo Secretário da Viação e Obras Públicas o Dr. José Oliveira de Barros. A inauguração foi registrada em 14 de maio de 1929.

O projeto e direção técnica das obras estavam a cargo da Comissão de Saneamento da Capital, tendo como chefe o Dr. Theodoro Augusto Ramos. O chefe da Seção Técnica foi o Eng. João Ferraz e o Chefe da Seção de Construção o Eng. Rodolpho Valladão.

No dia 03 de julho de 1957, o Dr. Theodoro Augusto Ramos, foi homenageado pelo Governo do Estado através do decreto no. 28.885, emprestando seu nome à ETA.

A Repartição de Água e Esgoto ( ERA) elaborou o plano geral de Abastecimento de Água da Capital para 4 milhões de habitantes, considerando a construção de cinco adutoras de Santo Amaro e a Estação de Tratamento de Água do Alto da Boa Vista.

A ETA Theodoro Ramos, que abastecia à época de sua inauguração uma população de aproximadamente 400.000 habitantes, foi desativada em 1998 em razão da ampliação da ETA ABV.

O Espaço Cultural idealizado está sendo projetado na antiga casa de química e de armazenamento de cal utilizada na época. A Edificação foi construída numa concepção neoclássica e possui uma área de aproximadamente 400 m2. e pé direito em torno de 12m, ainda restando 03 ( três) silos de cal antigos, e a sua distribuição espacial interna possui características peculiares que despertam a atenção dos apreciadores de arte.

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem