Rua Japão: O Jornal da Tarde faltou à verdade
Setembro 10, 2001

"O Jornal da Tarde faltou à verdade", afirmou o Dr. Alexandre Sayão, Delegado Titular do 15º DP - Itaim Bibi na última reunião do Conselho Comunitário de Segurança do bairro, comentando a reportagem publicada pelo jornal no dia 10 de setembro na qual se afirma que  a Rua Japão "se tornou um dos pontos mais cobiçados pelos ladrões de carro na cidade". Ainda segundo o Dr. Sayão, o jornalista não publicou nem a metade de suas declarações, visando manter o tom sensacionalista da reportagem.

Segundo o Capitão Sergio Aparecido Pincelli, Comandante da 3ª Cia do 23º BPM, também presente à reunião, a Rua Japão já foi a campeã de roubos, mas não é mais: "Dos cinqüenta e três furtos registrados na região do Itaim nos últimos trinta dias, nenhum foi registrado na Rua Japão". Mesmo assim, seus efetivos realizam bloqueios na interseção da Rua Japão com a Av. Nove de Julho "pelo menos uma ou duas vezes por semana".

Segundo o Dr. Sayão, se não há Boletim de Ocorrência, para a Polícia o problema não existe. O Capitão Pincelli explicou que não pode justificar perante seus superiores um aumento da vigilância ostensiva em um local onde não há ocorrências. O Sr. Luis Maurício Souza Santos, síndico de um prédio da rua, e outros vizinhos, afirmaram que "ninguém mais faz Boletim de Ocorrência já que não dá em nada", e que como as seguradoras não mais incluem opcionais no seguro, não há motivo para "ficar sentado três horas na Delegacia para fazer o B.O.". As autoridades policiais explicaram aos presentes que a demora no atendimento é variável, mas o Boletim de Ocorrência pode ser feito em qualquer delegacia e até pela Internet. "Se o pessoal não está se preocupando em registrar ocorrências, é outra questão", afirmou o Cap. Pincelli.

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo