Autoridades solicitam a colaboração da população para coibir furtos de fios nos túneis
por Bruno Meirelles
Agosto 28, 2007

Os furtos da fiação elétrica nos túneis da capital têm se tornado um crime recorrente, que acarreta transtornos ao trânsito de São Paulo, pois os túneis da cidade são interditados constantemente para manutenção. Além disso, a prática traz também prejuízos financeiros para a administração pública, porque os fios utilizados na iluminação dos túneis têm um custo alto. As dificuldades encontradas pelo policiamento para identificar os criminosos levam a prefeitura a pedir a colaboração da população através do 190.

O alto valor no mercado é o atrativo principal para os furtos. Segundo Reinaldo Castello, delegado titular do 15º distrito, que corresponde ao bairro de Itaim Bibi, as principais dificuldades para identificar os infratores estão na maneira como se dá a ação dos criminosos, pois, costumeiramente, eles atuam em conjunto. "Uma primeira pessoa percorre o túnel e corta os fios rapidamente. Em seguida, vem outro que os recolhe do chão e leva para revender. A polícia então não consegue vincular a segunda pessoa ao ato criminoso, pois ela pode alegar que simplesmente pegou os fios espalhados pelo chão, e o flagrante não fica caracterizado".

A identificação do receptador também é dificultada pela forma como os fios são revendidos. "Logo após recolhidos eles são derretidos, e o cobre, que é o material valioso, é vendido então para locais como ferros-velhos. O que a polícia encontra nos ferros-velhos, então, são rolos de fios de cobre, que podem ou não ter origem nos furtos das fiações dos túneis, ficando impossível determinar a origem", explica Castello.

O subprefeito de Pinheiros, Nilton Nachle, afirma que a subprefeitura está aumentando os efetivos da Guarda Civil Metropolitana nos túneis da avenida Juscelino Kubitschek, de modo a prender os infratores e coibir a prática. "Pedimos também a colaboração dos motoristas que trafegam pelos túneis para que, ao verem alguma pessoa caminhando por ele, avise a polícia pelo 190".

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o portal dos bairros da cidade de São Paulo