Luiz Antonio da Silva AraújoPartiu rumo a Bom Jesus de Pirapora a 87a. edição da Romaria dos Cavaleiros do Bom Jesus
Maio 26, 2007

Partiu, hoje de manhã, do Largo Bonneville (antigo Largo São Sebastião, no bairro de Santo Amaro, zona sul) rumo à cidade de Bom Jesus de Pirapora mais uma Romaria de Cavaleiros, que este ano celebra sua 87ª edição.

Segundo Luiz Antonio da Silva Araújo (Luizão, foto a direita), que liderou os romeiros, cerca de 1000 pessoas, entre cavalheiros e charreteiros, participaram do evento.

A origem da romaria

Segundo Luizão, por volta de 1920 a gripe espanhola, que se alastrava pelo mundo, chegou a São Paulo. Os santoamarenses (então, município independente) prometeram que se a gripe não chegasse a Santo Amaro iriam em peregrinação a Pirapora: "A gripe rodeou Santo Amaro e nós, aqui, não tivemos problemas". Cumprindo a promessa, Cenerino Branco de Araújo e mais onze cavaleiros realizaram a primeira peregrinação. 

Por que Bom Jesus de Pirapora?

No fim do século XVII a igreja de Nossa Senhora das Dores, em Bariri (interior do Estado de São Paulo) foi saqueada. Parte do saque da igreja, onde ficavam armazenadas as imagens que serviriam para futuros aldeamentos, foi jogada pelos assaltantes no rio Tietê. Um dos objetos jogados no rio, uma imagem de 1,70 metros de altura, apareceu no começo do século XVIII nos saltos de Pirapora, cujo nível tinha descido abruptamente devido à estiagem.

Após retirada do rio, a imagem foi guardada em um paiol de milho, que pegou fogo. A imagem, entretanto, nada sofreu. Resolveram, então, levá-la para Santana de Parnaíba, onde ficava a cúria da região. Mas ao chegar ao Descanso, o carro de bois que levava a imagem atolou, e todos os esforços para desatolá-lo foram inúteis. Nesse momento, um mudo que passava no lugar falou: "Não adianta levar a imagem pra frente que ela quer ficar aqui". Surgiu aí a fama de milagreiro do santo. A imagem retornou, então, a Pirapora, e está guardada até hoje no museu da cidade.

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o portal dos bairros da cidade de São Paulo