Sistema de Flotação e Remoção de Flutuantes para melhoria das águas do Rio Pinheiros
Justificativas para a Implantação do Sistema
Fevereiro 01, 2001

O Sistema de Flotação e Remoção de Flutuantes para a Melhoria das Águas do Rios Pinheiros na Região Metropolitana de São Paulo é uma solução complementar às ações de ampliação e implantação dos sistemas de coleta e tratamento de esgoto, que vêm sendo implementado pelo Governo do Estado na Região Metropolitana de São Paulo.
O projeto prevê a implantação do sistema em pontos estratégicos ao longo do Pinheiros, e nos trechos com pior qualidade da água entre a Estrutura do Retiro e a Elevatória de Pedreira. Serão 7 (sete) unidades de tratamento por flotação em fluxo:  3 no próprio rio Pinheiros e 4 nos seus principais afluentes.
A meta do sistema concebido é garantir que as águas do complexo atinjam o Reservatório Billings com padrões de qualidade compatíveis a Classe 2, definida conforme Resolução Conama 20/86, considerando a possibilidade de revisão das regras atuais para a reversão de fluxo do Pinheiros.  A melhoria das águas e sua classificação dentro dos padrões da Classe 2 (que permitem uso para o  abastecimento doméstico, após tratamento convencional; à recreação de contato primário, como natação, esqui aquático e mergulho; à irrigação de hortaliças e plantas frutíferas e à criação de espécies destinadas à alimentação humana), garantirá a retomada das operações de bombeamento na Usina Elevatória de Pedreira, para a compatibilização dos demais usos múltiplos da represa Billings, como o controle de cheias, a geração de energia, a preservação e o desenvolvimento de ecossistemas. Conforme determina a constituição estadual e as resoluções que a precederam, atualmente, só é permitida a operação de bombeamento do rio Pinheiros para a Billings em três situações emergenciais: controle de enchentes; eliminação de riscos de pane no suprimento de energia elétrica na RMSP; e   saneamento das águas do Médio Tietê. A implantação do Sistema de Flotação e Remoção de Flutuantes para melhoria
do Rio Pinheiros também antecipa e complementa os programas e planos previstos para melhoria da qualidade das águas da Bacia do Alto Tietê. E sua aplicação viabiliza a recuperação ambiental em prazos inferiores aos estimados para o Projeto Tietê.

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo