Como Funciona o Sistema de Flotação e Remoção de Flutuantes para melhoria das águas do Rio Pinheiros
Fevereiro 01, 2001

O Sistema de Flotação pode ser definido como um conjunto de técnicas empregadas em estações de tratamento de água e de esgoto, para a separação físico-quimica de materiais, incluindo também a remoção e o tratamento adequado do lodo resultante do processo.

Seu desempenho envolve cinco etapas:

1ª etapa - retenção de resíduos sólidos, através de sistemas de grades basculantes e cercas flutuantes. Em regiões onde se verificam problemas de assoreamento dos cursos d'água são utilizadas também caixas de areia.

2ª etapa - aplicação de agentes químicos coagulantes, entre os quais o sulfato de alumínio e o cloreto férrico, que agregam a sujeira e também promovem uma filtração química da água em tratamento, em processo similar ao utilizado na limpeza de piscinas.

3ª etapa - microaeração, através da injeção de água e ar por equipamentos específicos, permitindo a flotação ou elevação dos flocos acima da superfície da água e facilitando sua remoção.

4ª etapa - remoção da sujeira através de um sistema rotativo, que viabiliza a coleta do material flotado. O lodo resultante do processo é destinado para as estações de tratamento de esgoto, incinerado ou aproveitado como adubo, quando a qualidade indicada pelas análises permitem.

5ª etapa - desinfecção do efluente, através da aplicação de produtos próprios, como o cloro. Este procedimento é eventual e depende do uso que será dado a água.

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo