República de Vila Mariana celebrou o seu 5º aniversário
Dezembro 13, 2005

A República de Vila Mariana celebrou, no dia 12 de dezembro,  no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, seu quinto aniversário.

Luiz Sérgio Carraro, ministro da comunicação da República, que atuou como mestre da cerimônia, lembrou da fundação da República no dia 25 de Outubro de 2000, com uma festa no salão nobre do Instituto Biológico. Carraro lembrou também das festas que anualmente foram realizadas desde então e destacou os principais objetivos da República: resgatar a memória do bairro, inspirando o orgulho de sua comunidade, base da cidadania, respeito ao passado e atuar no sentido do desenvolvimento cultural e da qualidade de vida para o futuro.
Carraro também mencionou os símbolos da República: A caixa d'água, um reservatório de água que comparou a um útero materno; o Obelisco, onde os heróis são sepultados, que segundo Guilherme de Almeida é "uma espada que atinge o coração da mãe terra"; o Matadouro, hoje a cinemateca e o Instituto Biológico, onde se registraram importantes acontecimentos da história do bairro e do Brasil, como a ocupação pelos gaúchos na revolução de 1924, e o local onde se fez o primeiro filme colorido no Brasil, que foi Destino em Apuros, com Paulo Autran no elenco.

Personalidades

No evento foram homenageadas as personalidades do ano.  Antes das homenagens, Carraro expressou sua admiração pelo presidente e primeiro ministro da República de Vila Mariana, Walter Taverna, que superou um drama familiar "que poucas pessoas conseguiriam sobreviver" e passou a "projetar coisas maravilhosas, como os bolos do Bexiga para a comunidade, a reforma do Bexiga,  o resgate da casa de Iaiá, da Casa Modernista, a reforma do Biológico, com tenacidade e simpatia".

Claribell Dalla Torre Amatucci, segundo Carraro é detentora "do maior sorriso da Vila Mariana", é psicóloga formada pela UNIP, e além de atender pacientes na sua clínica, presta serviços na creche Tiãozinho na favela Heliópolis e participa da AMA da Vila Mariana
e do movimento Memória Viva, e também pertence ao fórum de Vila Mariana.

A continuação foi homenageada Gabriela Motta Pinto Alves, hoje com 17 anos, que aos 11 anos de idade ganhou o concurso que elegeu a bandeira da Vila Mariana, que posteriormente foi declara, por lei, a bandeira oficial do bairro.

Também foi homenageado o escritor Paulo Dantas, que se auto-denomina "um moleque comunicativo e falante". Dantas, que nasceu em Sergipe no ano da semana de 22, há quase 30 anos mora na Vila Mariana. Escritor premiado pela Academia Brasileira de Letras, segundo Carraro, trocou correspondência com Guimarães Rosa, teve contato direto com Jorge Amado e Monteiro Lobato, e foi incentivado como escritor por Manuel Bandeira, o mito da literatura brasileira. Também trabalhou sob a direção do presidente Juscelino Kubitschek.

A última personalidade homenageada foi o empresário Valentim Diniz, fundador do grupo Pão de Açúcar. Diniz, que chegou adolescente no Brasil, começou trabalhando como empregado num armazém na esquina da Brigadeiro Luis Antonio com a Rua Tutóia. Segundo Carraro, Diniz é um homem "muito generoso e corajoso", que sempre respeitou os funcionários.

Projeto Memória Oral da Vila Mariana

Sérgio Augusto Malacrida, pró-reitor da Faculdade Belas Artes, disse que apesar da República ser virtual, "ela existe e é concretizada pelas pessoas".  Malacrida comentou que em 2006 pretende lançar o Projeto Memória Oral da Vila Mariana, uma iniciativa do primeiro ministro da República, Walter Taverna. O projeto pretende colecionar depoimentos gravados dos moradores mais antigos do bairro, armazenar documentos, fotografias e tudo que tenha a ver com a história de Vila Mariana.

Essas memórias serão transformadas, pelo laboratório de imagem e som da Faculdade, em livro e DVD, perfazendo um retrato do bairro.

Walter Taverna e o escritor Paulo Dantas
Luiz Sérgio Carraro, Gabriela Motta Pinto Alves, Walter Taverna, Francisco Vilano Luiz Sérgio Carraro, Claribell Dalla Torre Amatucci, Walter Taverna

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo