Rappel Urbano agita os fins de semana no Viaduto Sumaré.
Novembro 12, 2003

Aos sábados e domingos, geralmente após às 14h, uma turma de paulistanos que curte muita adrenalina reúne-se no Viaduto Sumaré para praticar seu esporte preferido: o rappel.

O que é o rappel ?
O Rappel é uma das técnicas de descida das chamadas técnicas verticais, utilizada em espeleologia (exploração de cavernas e grutas), escalada, montanhismo, resgates e operações militares. O " rapeleiro" desce utilizando uma "cadeirinha", uma espécie de cinto de segurança, com o auxílio de diversos acessórios (mosquetões, freio, etc).

Quem pratica rappel ?
No Viaduto Sumaré, até crianças a partir de seis anos descem os trinta metros que separam o viaduto da Avenida, lá embaixo. Ao vê-las descer, você pensa: "Se uma criança de seis anos faz, eu também vou fazer". Aí você olha para baixo, sente aquele friozinho na barriga, e fica frente a frente com sua própria dose de coragem (ou maluquice). 

Quer tentar ?
Há várias equipes uniformizadas no local, assim como grupos independentes, que cedem equipamentos e oferecem noções essenciais da técnica aos novatos.  Segundo Hidé (terceiro em pé, sentido horário, na foto à esquerda, abaixo), integrantes de um dos grupos independentes, "fazemos o treinamento direitinho, simulado, na parte de cima do viaduto, no parapeito". Após aprender as noções básicas, se o candidato " estiver confiante, desce". O custo é bem razoável: R$ 5,00 (cinco reais) por duas descidas.

É seguro ?
O rappel é considerado um esporte radical, ou seja, há riscos. Mas Hidé garante que nunca presenciou um acidente no Viaduto. "Nós utilizamos equipamento de alta segurança; a corda é a mesma que os bombeiros utilizam", afirma. "Tudo é conferido antes da descida: corda, cadeirinha, mosquete e freio".

Se quiser mais
Pode também praticar a Tirolesa, e atravessar a Avenida Sumaré, a uma altura que varia de vinte a trinta metros, pendurado em uma rodinha que desliza por duas cordas.

Como chegar
De Metrô, é só descer na estação Sumaré e subir até o viaduto. De carro, pegue a Avenida Sumaré, no final da Paulista; e o viaduto fica logo no começo.

Extras
Se na hora "H" você desiste, ainda pode aproveitar a viagem e aprender noções básicas de nós, ancoragem (como amarrar a corda) e manuseio dos equipamentos.

Praticantes de Rappel Praticante de Rappel Praticante de Rappel

Clique na foto acima para amplia-la

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da Zona Sul de São Paulo