PSIU registra aumento de produtividade
Maio 18, 2001

"O PSIU não funciona". A afirmação, ouvida freqüentemente em reuniões comunitárias no Governo anterior, não pode ser aplicada à nova Administração, segundo a Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Abastecimento. 

"A média mensal de fiscalizações e autuações cresceu de 30 a 40 por cento com relação ao governo passado", afirmou o Sr. Dernal, Assessor de Imprensa da SEMAB. As seis equipes foram redimensionadas e reorganizadas, "de tal forma a priorizar a equipe na rua, na fiscalização, na autuação". O entrosamento conseguido com a Guarda Municipal ajudou a elevar a produtividade. "Na gestão anterior, segundo o pessoal mais antigo, essa relação era difícil", disse o Sr. Dernal.

Uma vez registrada, a reclamação do munícipe é encaminhada ao coordenador, que a encaixa na programação. O estabelecimento denunciado é visitado, e confirmada a reclamação o proprietário é orientado quanto às mudanças necessárias para corrigir o problema. "Uma determinação do atual secretário, Jilmar Augustinho Tatto, é não priorizar a indústria da multa, a penalização pura e simples", afirmou o Sr. Dernal. Transcorrido o prazo concedido para executar as reformas, que depende da complexidade das mesmas, a equipe retorna para verificar se as exigências foram atendidas. Se o problema persiste, o estabelecimento é multado.

O PSIU atende, atualmente, cerca de 1.800 reclamações mensais, "mas boa parte são pessoas que reclamam duas, três, quatro ou mais vezes pelo mesmo problema", segundo o Sr. Dernal.

Diversos munícipes entrevistados pela redação do Sampa Online mostraram-se satisfeitos com o PSIU. Bernardo K. Wallis, presidente do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) do Itaim Bibi, afirmou ter sido bem atendido pelo órgão. Uma vizinha, que organizou um abaixo-assinado contra o barulho de um boteco, disse que a equipe autuo o estabelecimento em duas semanas. E comentou ainda que uma amiga, que mora no Jardim Paulista, teve sua queixa contra uma serralharia prontamente atendida. Dona Miriam, vizinha do Brooklin, só tem elogios ao órgão e, particularmente, ao Dr. Glauco José Pereira Aires, o coordenador geral. Numa recente visita, um grupo de vizinhos do qual fazia parte "foi muito bem recebido, o atendimento foi primoroso, de altíssimo nível, parecia que estávamos na Europa, as soluções apresentadas foram ótimas e sentimos que o PSIU está disposto a ajudar. Todos nós saímos muito satisfeitos". 

Como reclamar

Reclamações sobre perturbação de sossego podem ser efetuadas através dos telefones 3326-3489 e 3315-8095 ou, pela Internet, no Sistema de Atendimento ao Cidadão ( selecione, como assunto, "Poluição", e posteriormente "Poluição sonora" ).

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