Conheça o Projeto Acolher
Março 01, 2000

A sociedade percebe, em alguns momentos, que não pode mais ficar "sem fazer nada" em relação a alguns assuntos, e foi assim que em outubro de 1999, um grupo de pessoas, começou a se reunir para formar um grupo onde pudessem ser discutidas as questões relacionadas a adoção.

O PROJETO ACOLHER é uma organização não governamental formada totalmente por voluntários. Alguns são profissionais ligados ao assunto, outros são pais e filhos, adotivos ou não, e outras pessoas sensibilizadas com a questão.

Com o objetivo de desmistificar essa forma de filiação, tão legítima quanto a biológica, foram criados nos últimos anos, vários grupos de estudos e apoio a adoção no Brasil, procurando desenvolver uma cultura da adoção mais adequada a realidade de nossas crianças, com vistas a que todas, independente da idade, etnia e saúde venham a ter uma família.

A principal palavra que poderia definir o trabalho do PROJETO ACOLHER é COMPARTILHAR.

Compartilhar as incontáveis experiências bens sucedidas de adoção, através dos depoimentos de pais e filhos adotivos, mostrando, para os que pensam em adoção, que os medos e dúvidas que sentem, são normais, e que muitas outras pessoas também os sentem.

COM estas pessoas poder PARTILHAR os sentimentos envolvidos e ver que não estamos sozinhos mas sim abraçados e amortecidos pelo sentimento de amor deste grupo! Compartilhar os medos que nos afligem nestes momentos.

Compartilhar o conhecimento e experiências de psicólogos, educadores, psicanalistas, assistentes sociais e pessoas ligadas ao judiciário e as entidades que abrigam as crianças em vias de serem adotadas.

Compartilhar a nossa certeza de que toda criança deve crescer em um ambiente familiar, e o nosso desejo de que possam crescer em sua família de origem, discutindo as questões porque isto nem sempre acontece.

Compartilhar os preconceitos enfrentados, compartilhar os mitos criados, compartilhar a importância da verdade nos relacionamentos, compartilhar os fantasmas das histórias de vida que as crianças adotivas trazem.

Compartilhar o momento de contar para seu filho que ele é adotivo. O momento da revelação

COMPARTILHAR

Tudo isto é feito através de reuniões e palestras, atuando primeiramente como um GRUPO DE APOIO. Mas muitas outras coisas também precisam ser, e são, discutidas pelo grupo:

MAS NÃO VAMOS NOS ENGANAR! Encarar a adoção como a panacéia para os problemas do abandono de nossas crianças é uma visão muito simplista sobre o assunto. E o grupo sabe disto! Encarar a adoção como a panacéia para os problemas do abandono de nossas crianças é uma visão muito simplista sobre o assunto. E o grupo sabe disto!

Também não podemos passar a idéia de que as pessoas que adotam são anjos de bondade, e que devem ser admirados por estas atitudes e que não tomaram esta decisão porque seria bom para elas, mesmo que isto, indiretamente, também seja bom para as crianças adotadas.

O PROJETO ACOLHER também pretende atuar em outras frentes de trabalho, quer seja na prevenção do abandono, criando condições materiais e sociais de que as famílias biológicas tenham condições de permanecerem unidas, quer na divulgação e redução dos preconceitos da idéia da adoção, através dos contatos com veículos de comunicação, palestras e atuação permanente em diversos grupos de discussão

Nossas atividades são realizadas aos sábados, alternando palestras temáticas e grupos de reunião. Para maiores informações entrar em contato pelo (11) 9766-3091 ou pelo (11) 5103-2841.

E quando você acordar, no meio da noite, só para ver se "alguém" está dormindo direitinho, você vai entender do que estamos falando...

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo