22° Batalhão de Polícia Militar forma cerca de 1.600 crianças no  Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência
Dezembro 04, 2002

Cerca de 1.600 crianças participaram hoje pela manhã da cerimônia de formatura do PROERD, Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, promovido pelo 22° Batalhão de Polícia Militar. 

O programa teve início no ano 1983, na cidade americana de Los Angeles, por iniciativa do distrito escolar local em parceria com o Departamento de Polícia. Hoje, são 44 países envolvidos com este projeto, incluindo, desde 1993, o Brasil. O programa é aplicado por um instrutor ( policial fardado ) para crianças de 9 a 12 anos (4ªsérie) acompanhados pelo( a) professor (a). O curso consiste em 80 horas/aulas de treinamento intensivo, no qual são abordados questões sobre cidadania, auto-estima, afeto, além de ensinamentos de como resistir às mensagens subliminares da mídia pró-drogas e à pressão dos companheiros. São 17 lições apoiadas por uma cartilha e o curso é ministrado com uma aula por semana durante um semestre letivo.Na cerimônia de conclusão, a criança recebe seu diploma e assume o compromisso de ficar longa das drogas.

A Mesa de Honra contou com a presença do Major PM Luiz Antônio de Lara, comandante interino do 22° BPM/M, e das diretoras das escolas Padre Pasquali Filipelli, Francisco Alves Mourão, Joaquim Candido de Azevedo Marques, Dulce Carneiro, Joana Abrahãao, Amelia Kamponi e Hermenegindo Leonidas.

A Equipe do PROERD, composta pelo 2° Sargento PM Antônio Milton do Nascimento, e pelos soldados PM Fábio Gomes, Marcelo Ferreira e Sheila Maria Ramos Tadeu, foi aclamada pelas crianças.

Clique em qualquer uma das fotos abaixo para ampliá-la.

  Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem