Fundação Procon-SP divulga balanço anual de tarifas bancárias em 2001
Dezembro 26, 2001
A Fundação
Procon-SP efetuou um balanço resumido da pesquisa de tarifas bancárias. Por
meio desse levantamento, feito semestralmente, detectaram-se grandes
diversidades na nomenclatura e na forma de cobrança. As maiores diferenças
entre a menor e maior tarifa praticadas pelos bancos, nas pesquisas de março
e setembro, foram de 940% e 504%, respectivamente.
Em março/2001 a contratação do cheque especial apresentou a maior diferença
do ano, 940%, uma vez que o Banco Itaú adotava a menor tarifa (R$ 1,50),
entre os bancos pesquisados, enquanto a maior foi a praticada pelo Banco Real
(R$ 15,60).
Já em setembro/2001, a maior diferença (504%) referiu-se à renovação do
cadastro da conta especial - PF (valor anual), item que teve a menor tarifa de
R$ 9,00 (Banco do Brasil) e a maior de R$ 54,40 (Banco Real).
Os técnicos de Estudos e Pesquisas da Fundação Procon-SP ressaltam que
algumas instituições isentaram seus clientes do pagamento dessas duas
tarifas.
Destaques na conta corrente comum
Dentre os itens comparados, a maior diferença entre a menor e a maior tarifa,
na coleta de março/2001, ficou por conta da manutenção do cartão magnético
(valor anual), com o percentual de 628%.
Em setembro/2001 o destaque quanto a esse tipo de conta foi de 289%, para o
item renovação do cadastro - PF (valor anual).
Neste caso também verificou-se que algumas instituições isentaram seus
clientes do pagamento dessas duas tarifas.
Destaques na conta corrente especial
Neste caso, maior diferença entre as tarifas comparadas em março/2001 foi de
628%: manutenção do cartão magnético (valor anual). No levantamento
efetuado em setembro/2001 a maior diferença foi de 504% na renovação de
cadastro - PF (valor anual).
Novamente observou-se que algumas instituições isentaram seus clientes do
pagamento dessas duas tarifas.
Comparação entre pesquisas de novembro de 2000 e setembro de 2001
Ao se comparar a última pesquisa feita em 2000 (6 a 9/11/2001) com a última
deste ano (11 a 13/9/2001), constatou-se que, dos 40 itens pesquisados, os
bancos que mais aumentaram suas tarifas foram:
- HSBC, com 18 aumentos. O primeiro e o segundo talão de cheques (20 folhas
no mês) foram os itens com as maiores elevações: 25% (em novembro/2000 a
tarifa era de R$ 4,00 e em setembro/2001, de R$ 5,00). Os técnicos ressaltam
que esse banco isenta o consumidor do pagamento do cartão, independentemente
se o cliente optou pela isenção de pagamento das 20 primeiras folhas de
cheque no mês;
- BBV, com 13 aumentos. O item que teve a maior elevação foi o saque no
banco 24 horas (28,57%), que, em novembro/2000, apresentava tarifa de R$ 1,40
e, em setembro/2001, de R$ 1,80;
- O Santander, com sete aumentos e duas novas cobranças. O cheque avulso foi
o item que mais subiu no período avaliado (33,33%), já que em novembro do
ano passado a tarifa era de R$ 2,25 e em setembro último, R$ 3,00. O
pagamento de cheques em espécie no caixa e a compensação de cheques não
eram cobrados em novembro/2000, sendo que em setembro/2001 era cobrada a
tarifa de R$ 0,50 em ambos serviços prestados, por cheque emitido com valor
inferior a R$ 20,00.
Os técnicos alertam os consumidores que, tendo em vista as disparidades
levantadas, o consumidor pesquise e busque esclarecimentos sobre produtos e
serviços, checando se os valores das tarifas estão em conformidade com o
estipulado nas tabelas, de afixação obrigatória em local visível e de fácil
acesso, com 30 dias de antecedência ao início de vigência das tarifas.
Os 14 bancos que fizeram parte da coleta foram: Banco Bilbao Vizcaya-BBV,
Banco do Brasil, Bandeirantes, Banespa, BCN, Bradesco, Caixa Econômica
Federal, HSBC, Itaú, Mercantil de São Paulo, Nossa Caixa Nosso Banco, Real,
Santander e Unibanco. Em novembro/2000 e em setembro/2001 respectivamente, os
bancos Banespa e Bandeirantes não fizeram parte da coleta, pois o primeiro
estava em greve e os segundo não foi incluído no levantamento, por ter sido
adquirido pelo Unibanco.
A Fundação Procon-SP coloca o resultado da pesquisa à disposição dos
interessados para consulta nos postos de atendimento pessoal (Poupatempo Sé,
Itaquera, Santo Amaro) ou pelo telefone 3824-0446. Pela Internet, a
coleta pode ser consultada no endereço: www.procon.sp.gov.br
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