Luiz Alberto Pereira, diretor do filme Hans Staden, recebeu o Prêmio Martius-Staden 2000
Junho 28, 2000

Prêmio Martius-Staden 2000Neste 27 de junho foi entregue pela segunda vez o Prêmio Martius-Staden. Uma realização conjunta entre o Instituto Martius-Staden e a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, com o apoio da Fundação Visconde de Porto Seguro, este prêmio valoriza aqueles que realizam projetos em prol da manutenção, valorização e crescimento do relacionamento cultural entre os dois países. Para a efetivação deste evento foi de fundamental importância o patrocínio do Banco BBA e da Dye-Star, além da colaboração pessoal de diversas pessoas.

O agraciado deste ano foi, e não poderia ser outro que, o diretor do filme Hans Staden, Luiz Alberto Pereira. A realização deste filme marca de maneira definitiva a participação dos povos de origem germânica na história brasileira. Este personagem real que, contratado pelos portugueses defendia o forte de Bertioga, foi capturado pela tribo dos antropófagos Tupinambás e a eles sobreviveu por 8 longos meses invocando a força de seu Deus, até ser finalmente resgatado. A película realizada com cuidados científicos, desde a linguagem original, pesquisada e acompanhada pelo Prof. Navarro da USP, até os estudos de figurinos, é um marco em seu contexto.

O evento teve lugar no auditório do Colégio Visconde de Porto Seguro, Unidade III, com a presença de diversas personalidades, entre eles a representante regional do Ministério da Cultura, Sra. Valéria Z. Vorländer, o Cônsul da Cultura de São Paulo, Sr. Hans-Ulrich von Schroeter, além dos presidentes da Fundação Visconde de Porto Seguro, Sr. Alfried Plöger, e da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, Sr. Ingo Plöger. Também compareceram diversos ilustres representantes de entidades brasileiras e alemãs. Entre os presentes encontravam-se personalidades da cidade de São Paulo, Campinas, Blumenau e até de Porto Alegre, e grande parte do elenco e técnicos do filme.

A cerimônia iniciou-se com a apresentação da Orquestra de Câmara do Colégio Visconde Porto Seguro sob regência e participação de Gerhard Seidl. Após o agradecimento do diretor geral do Instituto, Sr. Manfred Baschny, a platéia emocionou-se com as palavras do Sr. Ingo Plöger e do Sr. Alfried Plöger, que realizaram a entrega do prêmio ao Sr. Luiz Alberto Pereira. Os participantes do filme, presentes ao evento, chamados ao palco, foram aplaudidos com entusiasmo. Em seguida à mostra do trailer de "Hans Staden", todos os presentes foram convidados ao coquetel que demonstrou como esta integração bi-cultural torna-se a cada dia mais importante no país que acolhe a maior cidade industrial alemã do planeta: São Paulo.

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo