Subprefeitura de Cidade Ademar apresenta projeto de reforma da Praça Lygia Salgado
por Flávia Machado
Novembro 13, 2007

A Subprefeitura de Cidade Ademar apresentou à comunidade o projeto de reforma da Praça Lygia Salgado. Localizada na altura do número 3.000 da Avenida Cupecê, a praça será transformada em um centro cultural. A região já foi um centro para eventos sociais, porém, de acordo com o Subprefeito Beto Mendes, a praça foi sendo tomada e utilizada de forma indevida. "Hoje ela virou um fumódromo.", disse. Com a liberação por parte do prefeito Gilberto Kassab de parte da verba de R$ 750 mil, pleiteada pelo Vereador Antônio Goulart dos Reis, as obras começam ainda este ano, e terminam no final de 2008, quando a segunda parcela da verba seja liberada.

O projeto consiste em construir um centro voltado para evento políticos, religiosos e culturais. Sua estrutura foi pensada de maneira que todos pudessem ter acesso ao local; banheiros internos e externos foram projetados para deficientes físicos, assim como toda a praça, que conta com piso de madeira de concreto e grama dentro dos vãos. "Isso facilita a caminhada e preserva o chão" explica Rafael Santana, arquiteto responsável pelo projeto. Além disso, o novo palco será posicionado estrategicamente, de maneira que todo o público consiga ter uma boa visão dele, e as pessoas não atrapalhem o trânsito da Avenida na celebração de grandes eventos. A antiga pista de skate foi retirada devido a sua péssima condição e ao seu uso impróprio; jovens utilizavam o local para consumir drogas.

A reforma beneficiará também as crianças, que contarão com um novo playground, instalado longe do trânsito e da fumaça dos carros que circulam pela avenida, para que possam brincar com maior segurança. Serão colocados bancos por todo o espaço, para que além de um centro para eventos, a praça se torne um ponto de encontro entre as pessoas da região. O Arq. Rafael explicou que foi evitado nesse projeto colocar objetos que atrapalhem a passagem ou qualquer tipo de estrutura que facilite a permanência de mendigos ou outros "elementos indesejáveis".

De acordo com o engenheiro responsável, Ermani Ferreira Alves Jr., haverá também a colocação de um espelho d'água para impedir o acesso à parte mais alta da praça, dificultando assim que o local continue sendo utilizado para o consumo de drogas. Um posto policial ficará na esquina, e funcionará todos os dias para melhorar a segurança e atrair novamente pessoas que sentem-se inseguras na região. "Os policiais farão rondas freqüentes, e vão gerenciar os eventos organizados pela própria comunidade," explica o Vereador Goulart, que acompanhou o projeto e acredita que, com a reforma, a região ficará muito mais valorizada e menos violenta. Ele adianta que a região contará ainda com novo teatro, cinema, e uma casa da mulher voltados para a população local.

O Subprefeito Beto Mendes afirmou que "a coisa mais importante é a iniciativa desse projeto", e que as pessoas consigam aproveitar: "A população deve utilizar a área na íntegra e com segurança."

A previsão da subprefeitura é que até Fevereiro a parte do Palco já estará concluída. Isso significa que os eventos poderão começar a ser realizados ainda nesse mês, porém não contarão com todo o espaço pois grande parte da praça ainda estará em obras. O Engenheiro Ernani fechou a apresentação dizendo que a comunidade precisa incentivar a conservação da nova Praça Lygia Salgado, e valorizar esse espaço que irá trazer muitos benefícios à Cidade Ademar.

Clique e assista

Beto Mendes fala das ações na Av. Cupecê

Depoimento do Vereador Goulart sobre a Praça Lygia Salgado na reunião realizada na subprefeitura de Cidade Ademar

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o portal dos bairros da cidade de São Paulo