Reforma da Praça Haruo Uoya gera polêmica entre moradores e subprefeitura
por Bruno Meirelles
Agosto 31, 2007

A reforma da Praça da Haruo Uoya, que implicará na mudança de localidade da Feira Livre da região, está sendo motivo de polêmica entre a população e a subprefeitura de Santo Amaro. O local, também conhecido como Praça da Chácara, fica situado na esquina das ruas Capitão Otávio Machado e Vitoriano de Morais.

Durante a reunião mensal do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Santo Amaro, ocorrida no último dia 30 de agosto, a questão foi posta em discussão. Em uma carta aberta dirigida à população e assinada por mais de 900 pessoas, os moradores expõe que o principal ponto de discórdia está no modo como a reforma do local está sendo conduzida pela administração pública.

Segundo a carta, "não há qualquer sinalização ou informação indicativa da obra. Não sabemos quem é o seu responsável técnico, não existe um alvará de construção, não existe projeto visível no local e em visita realizada na Subprefeitura em 23 de agosto não fomos capazes de localizá-lo".

Os moradores afirmam ainda terem adotado a Praça da Chácara, e dizem mantê-la limpa e equipada com seus próprios recursos. Porém, entendem como necessário o aumento da segurança "através da ronda permanente de guardas municipais, coibindo o uso de drogas e bebidas na pracinha".  Além disso, alegam que "as análises dos impactos urbano, social e ambiental que este projeto pode trazer para a comunidade local foram negligenciados".

A assessor de imprensa da subprefeitura de Santo Amaro, Luiz Barreiro Fernandez, alega que "o projeto de reforma tem por objetivo a revitalização da Praça. Já a alteração de localidade da feira é parte de um projeto piloto elaborado pela Coordenação de Feiras. No entanto, a mudança de local não está prevista, e qualquer alteração só ocorrerá após consulta da população".

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o portal dos bairros da cidade de São Paulo