Higienópolis celebrou os 94 anos da Parque Buenos Aires
Setembro 16, 2007

O parque Buenos Aires, instalado no coração do bairro de Higienópolis, celebrou hoje (16) seu 94º aniversário.

Eduardo Jorge, titular da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de São Paulo (foto a direita), ressaltou a importância da restauração do chafariz (foto), "um marco na abertura do parque", feito sob orientação da Secretaria da Cultura. "A manutenção de um espelho d'água é sempre caro e trabalhoso, mas esperamos que a comunidade nos ajude a mantê-lo tão lindo e tão limpo como está agora".

O secretário comentou as orientações que recebeu do prefeito Kassab: cuidar bem dos 32 parques que já existem na cidade, e também criar novos parques, já que o número de parques que há na cidade é muito pequeno para o tamanho do município de São Paulo.

Quanto à manutenção dos parques, Jorge comentou a recente contratação de segurança privada, que atuará sob orientações da CGM e da administração dos parques. "É caro, mas surtiu muito efeito", afirmou.

Sobre a segunda orientação, o secretário afirmou que sua pasta está atualmente trabalhando em quarenta áreas. "Isso não fica pronto da noite para o dia", explicou, "já que o parque exige um trabalho quase artesanal, mas o importante é que estamos atendendo a orientação do prefeito, que quer que em um curto prazo a cidade tenha aproximadamente 80 parques. É isso que São Paulo precisa e merece", disse.

Luis Gustavo Canesi FerreiraRestauração

Luis Gustavo Canesi Ferreira, o administrador do parque (foto à direita), disse que desde que assumiu a função, em Janeiro deste ano, está tentando fazer algumas mudanças que há muito tempo não eram feitas. "O que aparece muito, que é o que as pessoas vêem, é a restauração de todas as esculturas", disse. O administrador afirmou que a restauração continuará nos próximos dias, já que ainda faltam recuperar alguns canteiros. Explicou também que há um projeto de educação ambiental em estudo, assim como a realização de eventos no parque, para trazer a comunidade para participar mais ativamente do Conselho Gestor.

Conselho Gestor

O Sr. Sergio Pereira, falando em nome do Conselho Gestor, disse que a restauração do parque começou há três anos, e foi uma tarefa "difícil e árdua, mas graças ao empenho do Secretário foi possível recuperar o parque e deixa-lo bonito" para que a comunidade possa desfruta-lo. Pereira elogiou o trabalho do administrador do parque, Luis Gustavo Canesi Ferreira: "ele é maravilhoso; é aquele cara que veste a camisa", afirmou.
Pereira ressaltou a importância da participação da comunidade na preservação do parque: "o parque é de todos, e todos tem de colaborar", disse. Pereira convidou os moradores e usuários do parque a participar das reuniões do Conselho Gestor, que ocorrem mensalmente na última terça-feira do mês às 19h30 na Escola Monteiro Lobato.

Daisy Nasser e Eduardo JorgeEscultura

Além da restauração das esculturas já existentes no parque, uma nova obra foi incorporada ao acervo do local: a escultura Nascer, cedida pela artista Daisy Nasser (na foto a direita, junto ao secretário Eduardo Jorge), obra de cor branca, feita com alumínio laqueado, cujo formato abaulado lembra um ventre materno. Daisy explicou que ela sente "que todo estamos no ventre universal, e passando por fortes dores de parto, e essas dores estão levando a gente, logo, para o nascimento de uma consciência nova, para melhorar tudo com muita responsabilidade, respeito ao si, aos outros e ao meio ambiente, obtendo uma qualidade de vida cada vez melhor". Daisy, que mora em Higienópolis e freqüenta o parque, considera importante que os visitantes do parque desenvolvam a sensibilidade, principalmente observando com obras positivas, que mostram o lado belo da vida.

Homeagens

À tarde, com a presença de Orlando Silva de Jesus Júnior, titular do Ministério do Esporte, a Associação dos Moradores e Comerciantes do bairro de Higienópolis prestou homenagem -através do seu presidente, Fuad Salum- a personalidades de destaque do bairro: a historiadora Maria Cecília Naclélio Homem, autora do primeiro livro sobre Higienópolis, a soldado PM Márcia Cristina Docini, o cônsul da República Argentina, Roberto Raimondo, Pedro Palermo, Dr. Drauzio Varela, Aramis Patti, Ricardo Gabbel, Augusto Rua Pinto Guedes, Olavo Setúbal, Prof. Sebastião de Almeida Prado, Jô Soares, Prof. Enrique Lipszyc, Maria Lidia, prof. Antonio Carlos Abes de Carvalho, Salim Daher Daud e Laerte Sforcim.

Fotos

Tuna Dwek, Carol Chammah, Lana Kurschner

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o portal dos bairros da cidade de São Paulo