Para José Serra, o barulho (poluição sonora) não deve ser resolvido com truculência.
Novembro 12, 2004

Mesmo que implementadas com sucesso, as propostas para as áreas de saúde e educação de José Serra, eleito para o cargo de Prefeito da cidade de São Paulo, não vão mudar a vida da maioria dos moradores dos bairros da Vila Olímpia, Itaim Bibi, Jardins e outros bairros onde há uma elevada concentração de classes média e alta. Poucos dos moradores desses bairros usam serviços públicos.

Entretanto, muitos munícipes desses bairros sofrem com um grave problema: a poluição sonora. Barzinhos e danceterias abertos muitas vezes irregularmente infernizam a vida dos vizinhos, impedindo o merecido descanso daqueles que após um dia de trabalho desejam desfrutar da paz do seu lar.

Após quatro anos de governo Marta Suplicy, a estrutura municipal, agora descentralizada, é inadequada para atender a demanda dos munícipes. O que o paulistano pode esperar do futuro governo municipal?

Para José Serra, "nós temos que enfrentar esse problema de modo não truculento". A adoção de medidas drásticas, previstas na Lei, contra quem não respeita o sossego dos moradores levaria ao fechamento de bares e restaurantes, medida descartada por Serra porque há previsões que uma ação nesse sentido "criaria um desemprego de 30 a 40 mil pessoas da noite para o dia".

Serra exemplificou seu pensamento falando dos motoboys: "Precisa desse setor organizado? Precisa. Agora se você começa a organizar e carrega taxas acima disso, cobrando, você só faz uma coisa: estimular a informalidade. Me parece trivial que se você tem de formalizar o setor dos motoqueiros você tem que dar incentivos e não cobrar nada. Se é para começar você começa fazendo uma política de transportes racional através de um Projeto de Lei trabalhado racionalmente. A mesma coisa em relação à questão sonora".

Para Serra, o exemplo está nos países desenvolvidos, onde "você pode morar em uma avenida que não é tão barulhento, já que há uma preocupação quanto aos equipamentos". Mas o Brasil, segundo Serra,  está "para atrás nessa matéria". Só não explicou como pretende recuperar o terreno perdido.

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo